domingo, 2 de outubro de 2011

O Medo Congela, a Fé Liberta


O Medo Congela, a Fé Liberta

Há uma passagem no livro de Hebreus que abre o nosso entendimento para um nível de vida abundante, quando nos livramos do medo.Hebreus 2:14 e 15 fala que Cristo, em Sua morte “destruiu aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo; e livrasse todos os que ao longo de toda a vida estivessem escravizados pelo medo da morte.” (versão de King James). Hebreus é um livro que traça o paralelo entre o medo e a fé. E desvenda que o medo nos escraviza, congela nossa iniciativa de fé para avançarmos nas promessas divina. O medo imobiliza você. O medo do homem, do futuro, da morte e a falsa culpa. Você percebe?

Por isso Precisamos resistir à negatividade em nossos espíritos e mente. Pois, o medo drena, escraviza e imobiliza você. A falsa culpa também faz-nos mover negativamente. Importa é que nos movamos positivamente, em fé.

Não alimente o medo, adube a fé.

 “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais. Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come”. 1 Reis 19:3-5.

Às vezes pensamos: “Bem, eu deveria ter feito melhor isso e aquilo”. Na verdade, nós nos sentamos e ficamos lamentando. Isso acontece porque não vemos os fatos como eles verdadeiramente são. Por isso surge a negatividade em nossos espíritos e pensamentos.

Não devemos nutrir estes pensamentos negativos provenientes do medo. Devemos, sim, adubar a nossa fé. Não vamos nos lamentar, vamos agir por fé no tempo presente. Este é o dia que o Senhor criou. Temos que apropriar de um “condicionamento de fé”, de forma que sempre venhamos a reagir com fé, agressivos e positivos com relação a todas as coisas. Deveríamos dizer: “Bem, que importa. Eu posso fazer a coisa em apenas cinco minutos, pois Deus pode operar um milagre”.

A razão desta negatividade é que nós ainda estamos avaliando todas as coisas de acordo com os nossos próprios juízos, segundo nossos próprios pensamentos e no quanto nós podemos realizar para Deus. Daí surge um senso negativo de responsabilidade, de que não estamos sendo agradáveis ao Senhor. Pelo senso negativo de responsabilidade e culpa que podemos ter, pensamos que devemos dar algo mais ao Senhor. Precisamos entender que não é a quantidade que Deus quer de nós. Ele quer a qualidade do nosso serviço. O “Cântico de Ana” fala que “o Senhor é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança; 1 Samuel 2:3b. Deus não irá nos medir pela quantidade de trabalho ou obras que podemos fazer em um dia. Ele irá nos medir pela qualidade do que fazemos. O Senhor pesa todos os feitos na balança, para saber se há o ouro naquilo. Deus não se importa no quanto somos inteligentes ou não. Aqueles que pensam que têm todas as respostas e são auto-suficientes, trarão algo inferior ao Senhor, algo menor do que o Senhor tem buscado.

É por isso que precisamos de revelação. Não devemos criar um plano mental do que devemos fazer. Não adianta fazer um quadro, um planejamento exato. Faça apenas uma lista de prioridades do que o Senhor quer de nós, do que vamos fazer nos cultos e como um Corpo. Precisamos dar a Deus o que Ele quer realmente, segundo Sua perfeita vontade. Podemos dar os nossos corpos a Deus, mas isso não é o suficiente, lembra disso? (1 Coríntios 13:3). Você precisa dar ao Senhor o que Ele quer, não o que você pensa que Ele quer e que é bom - por causa do senso de responsabilidade e culpa.

A questão é que não estamos nos relacionando no nível de unidade suficiente com o Senhor. Frequentemente temos o sentimento de que não estamos fazendo tudo o que devíamos. Então, pensamos que não estamos fazendo nada. Disso surge a falsa culpa e negatividade –a negatividade da responsabilidade. Isso acontece porque temos uma abordagem negativa das coisas. Daí a necessidade de desenvolvermos uma abordagem positiva dos fatos.

Este é o dia que o Senhor criou. Vamos nos reunir, nos cultos, com alegria e gozo, tendo uma abordagem positiva em tudo o que fazemos para o Senhor e uns com os outros. Não importa o que você tenha que fazer - faça com gratidão. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31). Vamos fazer tudo com alegria, e mais alegria: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos”. (Filipenses 4:4). “Regozijai-vos sempre... Em tudo, daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:16, 18).

Observamos, na epístola aos Filipenses, como Paulo, mesmo na prisão e sob perseguição, tinha uma abordagem positiva de todos os fatos que ocorriam, com alegria, regozijo, gozo e amor. Veja as seguintes passagens: Filipenses 1:18, 21; 2:14; 3:1a.

Na verdade, estamos perdendo algo muito importante no nosso caminhar com Deus, por não sermos positivos na abordagem do nosso viver com Ele. Quanto à abordagem de nosso caminhar com Deus, vamos ser positivos. Vamos ser dirigidos pelo Senhor em nosso dia-a-dia. Nada nos drenará. Será que vamos gerar o nosso dia, ou vamos ser vítimas das circunstâncias? Vamos acabar com o medo! O medo congela e drena a energia que temos recebido do Senhor. O medo incapacita você. Você não consegue fazer nada por causa do medo. Mas a fé abre o canal para a plenitude de Deus.

O marido olha para a esposa e pensa: “Ah, minha esposa... não sei, não!” Esta abordagem é uma atitude negativa. A fé não nasce neste tipo de clima. Adube a fé e ela crescerá. Destrua o foco negativo das coisas.

O que é o medo?

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem... Pela fé Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei... Pela fé Moisés abandonou o Egito e nem ficou amedrontado pela cólera do rei; antes permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível”. (Hebreus 11:1, 23, 27). 

O medo tem mil formas: Insuficiência, falsa culpa e sentimento de incapacidade. Isso é o medo. Na verdade, o medo é o oposto da fé. A fé confia em Deus, o medo não confia em Deus, certo? O medo é uma fé negativa, é incredulidade. O medo também faz com que você não creia em si mesmo, naquilo que você já é em Deus. Você não pode confiar em si mesmo, se está com medo. Você fica congelado. A fé confia em Deus para se tornar um canal. Você acorda cansado, pela manhã, caso não tenha fé. O medo congela você, poda sua iniciativa. Não tenha medo de enfermidades, aflições ou coisas deste tipo. Rejeite o desânimo e pensamentos negativos de que não fez nada útil. Diga: “Eu estou aqui por um propósito. Estou aqui para a vida”. Levante-se, enfrente as diversidades no nome do Senhor.

Não se trata apenas de se livrar de aflições. Nós vamos lidar com o medo. Estamos nos apropriando de cura para servirmos a Deus. Vamos dar a Deus o que Ele deseja. Vamos estabelecer uma nova forma de vida. Uma vida dinâmica, vida de fé. Não vamos deixar de fazer as coisas por causa do medo. Grite! Mova-se em fé! Você pode errar, mas isso não irá fazer a coisa se perder. Pois, por uma profecia, tudo voltará a seu curso correto.

Nós nos submetemos a muitas coisas por causa do medo. 

“Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo medo da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”. (Hebreus 2:14, 15).

Vamos nos livrar do medo, em todas as suas formas. O inimigo usa o medo para nos condicionar, fazendo com que não nos movamos e confiemos naquilo que o Senhor está fazendo. Precisamos ter fé e confiança na Palavra do Senhor. Vamos agir na Palavra que o Senhor deu. “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate...”. (1 Timóteo 1:18).

Existe aquela velha forma de pensar: “Recebemos do Senhor o que realmente merecemos”. Vamos destruir este pensamento negativo. Libere sua fé positiva nas promessas do Senhor. Vamos ser filhos dirigidos por Deus, totalmente guiados pelo Espírito. Confie no que o Senhor já lhe deu.

Onde há amor, não há medo nos relacionamentos.

O amor lança fora todo o medo; 1 João 4:18. O medo toma conta de nossos relacionamentos quando não temos amor. O amor traz abertura e confiança, o que dissipa o medo nos relacionamentos.

Não confronte uma pessoa por causa de seus problemas.

Confronte uma pessoa por causa de seu amor e dedicação ao Senhor. “Pedro, tu me amas?”; esta foi a pergunta que o Senhor fez a Pedro; João 21:6. O Senhor não confrontou os problemas e falhas de Pedro. Confrontou o seu amor e dedicação. Esta é uma chave que fará as pessoas se moverem. É o princípio de que “a fé opera pelo amor”Gálatas 5:6. O amor ativa a fé e as ações das pessoas. O quanto você ama ao Senhor? O quanto você deseja caminhar com o Senhor e fazer a Sua vontade? Esta é a questão; João 4:34 e 7:17.

Foi a negatividade e o medo que fizeram Pedro seguir ao Senhor de longe; Lucas 22:54. O medo sempre nos distancia de Deus; Gênesis 3:10. Vamos seguir ao Senhor por amor, muito de perto, reclinado sobre o seu peito; João 13:25.

Não busque confirmação por causa do medo, mas para agir em fé.

A busca de confirmação da vontade do Senhor para nossas vidas não deve ocorrer porque temos medo. A busca da confirmação pode ser uma desculpa para a incredulidade, para não tomarmos uma ação positiva. Percebe a sutileza? As pessoas precisam ter uma confirmação do que Deus lhes falou, para fortalecer a sua certeza de fé. A confirmação será uma segurança para as pessoas, despertará a fé, pois esta vem “pelo ouvir e ouvir novamente a palavra do Senhor”; Romanos 10:17. Busque a confirmação para se entregar, determinado a se mover na Palavra. Mova-se na Palavra, e Deus trará a unção. Marche, e o Senhor abrirá o mar. Lance a rede, segundo a Palavra do Senhor, e a rede se encherá de peixe.

O princípio verdadeiro da confirmação não é um homem sentir que tem uma palavra do Senhor e submeter esta palavra a outro homem, buscando se ele tem uma confirmação dela. O que você deve buscar, na confirmação, é que dois homens tenham uma palavra de Deus e que se determinem juntos para se dedicar e batalhar, contra Satanás, para ver aquela palavra ou revelação se cumprir. A confirmação é um ministério mútuo. A Palavra fala de duas ou três testemunhas, para a palavra do Senhor ser confirmada ou estabelecida (Deuteronômio 19:15; Mateus 18:16). Isso não significa que havia empatia ou facilidade de convivência entre os ministérios, como por exemplo, entre Paulo e Pedro, Paulo e Barnabé ou Tiago e João. Não! Significa que eles saíam de dois em dois, lado a lado, fazendo todas as coisas, segundo a ordem do Senhor. Eles apoiavam um ao outro. Portanto, a fé pode ser apoiada ou sustentada pela confirmação.

Mas o medo pode ser alimentado por um laço que busca a confirmação. Uma confirmação que, na verdade, se torna uma desculpa negativa para nossa incredulidade. Esta incredulidade nos congela. Precisamos chegar no ponto em que temos uma palavra viva ou revelação do Senhor. A confirmação deve levar a uma ação positiva que corresponde à sua fé. A confirmação não é apenas uma concordância de pensamentos, a mesma opinião ou sentimento a respeito de qualquer coisa. A confirmação é uma unidade de fé, com relação a uma revelação. Deve haver revelação, confirmação e fé, para sustentar aquela revelação.

Mova-se primeiro, e o Senhor liberará a Sua unção. Vamos avançar com fé e revelação. Você precisa de sabedoria para se mover? Então peça-a a Deus. Mas não deixe o medo congelar sua ação. Avance confiadamente no Senhor, Ele lhe dará a Sabedoria. Salomão não recuou diante da responsabilidade de reinar e administrar sobre aquele numeroso povo. Ele não teve medo, mas estendeu-se em fé, e pediu sabedoria ao Senhor; 1 Reis 3:3-12 (cf. Tiago 1:5). Estenda-se, por fé, e aproprie da provisão divina. Tenha uma abordagem positiva - cheia de alegria e gozo - em seu caminhar com Deus.

A negatividade de nossos pensamentos faz-nos aceitar ou nos conformar com muitas coisas. Não avalie os fatos negativamente. Avalie os fatos do ponto de vista da revelação e da fé. Ponha fertilizante em sua fé, ela se tornará robusta. Vamos destruir os focos e pensamentos negativos de uma vez por todas. Queremos a vitória. Queremos ser felizes em nosso caminhar com Deus, sem falsa culpa, sem medo.

A negatividade e o medo sufocam a criatividade e a iniciativa da fé.

O medo tem sufocado a criatividade. Deus não se agrada disso. O Evangelho do Reino já foi escrito. Não vamos nos lamentar, achando que deveríamos ter feito isso ou aquilo. Nós fizemos o que tinha de ser feito. O medo drena a fé. Note que Pedro, pela fé na Palavra doSenhor, andou sobre as águas. Quando o medo entrou no seu coração, sua fé foi drenada; Mateus 14:30. O medo também é a causa dodreno sobre a nossa iniciativa; Lucas 19:21.

Libere a iniciativa da fé e tome posse da vitória.

Tudo, daqui para sempre, será um combate. Cada reunião (culto) será um combate. Esta é a razão de temos os “Comunicados de Combate”, que são provérbios do Reino, resumos de palavras que vêem. Por isso eu digo: permaneçam na linha de frente. Perseguiremos o inimigo desta forma.

Nós recebemos a Palavra, por isso devemos permanecer agressivos e confiantes. A nossa confiança será o sinal, a evidência, da derrota de nossos inimigos. Que não haja mais em nós nenhuma negatividade. Toda palavra terá uma fé positiva. Entre na batalha com fé! Os cristãos enfrentaram isso, na Igreja primitiva. Eles tiveram fé para se tornar mártir. “E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões,  extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra”. (Hebreus 11:32-38).

“... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” 1 João 5:4, 5.

Esta é a única batalha que precisamos travar: a batalha da fé. Seremos medrosos? Teremos medo, ou teremos fé? A vitória que vence o mundo é a nossa fé. Vamos decidir ter fé. Então será apenas uma questão de aplicarmos a vitória de Cristo. Porque Cristo já venceu por nós esta batalha! Só precisamos permanecer nela.

Sem fé é impossível agradar a Deus. Vamos ter a coragem da fé. Nossa fé deve ser sem medo. Nós não violaremos nossa dedicação à fé. Não violaremos nossa dedicação por causa do sentimento de medo. Não pecaremos contra o Senhor por causa do medo. Vamos andar em tudo o que o Senhor tem nos falado.

Amém!













Nenhum comentário:

Postar um comentário