domingo, 2 de outubro de 2011

ASSOMBROSO DOM DA PROFECIA

ASSOMBROSO DOM DA PROFECIA


Profecia é um dos dons do Espírito Santo. Devemos nos aproximar dele como Moisés se aproximou da sarça ardente - sem sapatos, pois o lugar é santo. Como ocorre com todos os dons que Deus concede ao homem, é Deus quem escolhe tanto o dom como o homem. Há, evidentemente, algumas pessoas que têm mais de um dom, mas estas são muito raras. Os dons de Deus, os dons do Espírito, são pesados, carregados de profundas responsabilidades. Isso é porque nunca foram designados meramente para si mesmo, mas devem sempre ser usados em favor dos outros.
Qualquer pessoa pode receber o dom da profecia, se Deus assim quiser, mas devemos lembrar que é um dom que vem Dele; que nós mesmos nunca o podemos produzir. De todos os dons do Espírito, a profecia é o mais sério. O profeta é como um pedaço de barro nas mãos de Deus. Ele recebeu a Palavra de Deus para transmitir aos homens! Aqueles que já receberam esse dom devem orar sem cessar, de outra forma não serão capazes de guardar as palavras que Deus lhes dá. A pressão do Senhor será insuportável sem oração. O profeta é como uma árvore encurvada pelo vento, talvez quase ao ponto de ruptura - uma boca tocada por fogo.
Aqueles que recebem tal dom devem ser preparados para serem reduzidos à escória do mundo. A verdadeira profecia não é facilmente aceita pelos homens dos nossos tempos . O homem moderno faz o que quer, quando quer, como quer. Quando encontra uma verdade que não deseja aceitar, ele pode reagir com violência. Sua primeira reação é "bater" na pessoa que está anunciando a verdade. Ninguém deve considerar o dom de profecia como algo leviano. Devido às milhares de contradições em que os cristãos de hoje são obrigados a viver, é bom que aquele que tem ou pensa ter o dom de profecia ore para que encontre um orientador para que o cubra espiritualmente. Não há caminho mais ilusório do que atribuir a si mesmo o dom de profecia. A pessoa pode ser tentada a atribuir a Deus tudo que pronuncia. Nesse caso, evidentemente, ela não será um profeta de Deus, mas um profeta das forças das trevas. O dom de profecia é um dom perigoso.
Considere um ser humano que tem a Palavra de Deus para passar adiante aos seus semelhantes. Sua língua torna-se uma ponte entre Deus e os homens. Ele mesmo se torna quase inexistente por estar tão impregnado de Deus. Considere os profetas antigos: todos eles tinham medo, e até clamavam: “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar, pois sou apenas uma criança. Só sei falar: “Ah, ah, ah”.
Não temos penetrado nas imensas profundidades da seriedade desse dom nem compreendido plenamente que, na realidade, é Deus nos compelindo a falar as suas verdades nas nossas línguas modernas. Às vezes, tratamos a profecia de maneira muito leviana, não reconhecendo a agonia de um profeta. Na verdade, não há profeta que não tenha experimentado agonia. Profecia é a Palavra de Deus dada ao homem a fim de ser comunicada aos outros homens. Mas o que e quem é a Palavra de Deus? A Palavra de Deus é Jesus Cristo e o profeta, num modo de falar, torna-se a Palavra de Deus. Que peso, que implicações e responsabilidades trazem a Palavra de Deus? Somente os que foram chamados para o verdadeiro dom da profecia podem responder. Mas a sarça ardente ainda está em nosso meio e sempre estará. A voz de Deus há de ecoar nos ouvidos daqueles que Ele escolheu e quando ouvirmos tal Palavra interiormente tiremos os nossos sapatos porque o lugar e o momento são sagrados.
Catherine de Hueck Doherty

Nenhum comentário:

Postar um comentário