domingo, 2 de outubro de 2011

ALCANCE AS ESTRELAS


Sempre tem havido homens que andam em um nível além das limitações da sua época e da sua geração. Enquanto a maioria dos homens acha que devem acomodar-se ao “status-quo”, e parece satisfeito com aquilo que está à disposição da sua geração, há alguns que são pioneiros espirituais, que “procuram alcançar as estrelas”.
Enoque era um homem assim. A bíblia diz: “Andou Enoque com Deus, e já não era porque Deus o tomou para si”(Gen.5:24). Ora, isto pode não parecer uma grande cousa para alguns de vocês, mas deixe-me lembrar uma cousa: - Enoque não viveu um uma época em que os homens buscavam a Deus. Já se havia passado quase mil anos desde que Adão andara com Deus no jardim.
Depois da queda, os homens tinham somente a promessa da morte. A terra estava cheia de violência, e a impiedade do homem era um mau-cheiro que chegava aos céus. Não havia igrejas em cada aldeia, em cada vila.
Ainda não havia um salvador que tivesse morrido pelos pecados dos homens. Quase não se ouvia falar dos santos de Deus.
Contudo, no meio de tudo isso, Enoque cria que podia chegar além das limitações da sua geração, e andou com Deus. Hebreus 11:5 diz que Enoque agradou a Deus. Diz também que ele era um homem de fé, e que pela fé ele foi transladado para que não experimentasse a morte. Isto era algo jamais ouvido.
Adão já morrera havia mais de cinqüenta anos. Embora os homens vivessem muitos anos, não havia esperança de nenhum escapar à morte. Mas pela fé creu que ele podia escapar. E escapou.

O PRIMEIRO PROFETA

Enoque foi o primeiro a respeito de quem lemos que proclamou as palavras “Assim diz o Senhor”. Lemos em Judas 14 que “profetizou Enoque dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos”. Enoque era apenas o sétimo depois de Adão, e viveu em uma época em que com dificuldade podemos encontrar uma meia dúzia de santos, quanto menos “milhares e milhares”. Não obstante ele olhou muito além da sua época, e viu o grande Dia do Senhor, quando os santos de Deus executariam uma grande vitória sobre o mal na face da terra.
Compreendo que hoje em dia estamos vivendo em uma época de malignidade, uma época de morte.
Guerra, fome, e pestilências arrebatarão a vida de milhões. A perspectiva é muito escura. Porém, não me segure nestes domínios da morte, pois como Enoque, eu creio que há uma posição melhor em Deus do que os homens estão vislumbrando, nesta geração.
Como Enoque, eu estou tomando posse da Vida de Deus, e “alcançando as estrelas”. Glória a Deus!

NOÉ ENCONTROU GRAÇA

Noé jamais ouvira alguém profetizar. Nunca ouvira Adão falar das maravilhas do jardim do Éden.
Ele nascera em uma época em que a impiedade dos homens era tão grande, que estava levando Deus a se arrepender por ter feito o homem. Parecia que não havia esperança para a humanidade. A sentença de Deus já fora pronunciada: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei”. O juízo parecia inevitável. Noé não tinha ninguém para encorajá-lo nos caminhos da justiça nem o ministério quíntuplo para ajudá-lo a aperfeiçoar-se. Vivia em um tempo de impiedade e julgamento.
Noé, porém não se acomodou ao destino dos outros homens. Gênesis 6:8 diz: “Porém Noé achou graça diante do Senhor”.
Sempre tem havido os que se sobressaem dos outros devido à sua recusa em conformar-se com o modo de vida do mundo. E este homem foi um exemplo notável. Ezequiel 14:14 menciona-o como um dentre três que podiam livrar as suas almas por sua justiça. Hebreus 11:7 fala que Noé era um homem de fé, e que creu no aviso de Deus concernente a cousas ainda não vistas, e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé. Noé não queria salvar-se a si mesmo, mas a bíblia diz que ele preparou uma arca “para a salvação de sua casa”, bem como dos habitantes do reino animal.

DEIXE-ME PROSSEGUIR EM DEUS

Sei que estamos vivendo em uma época de iniqüidade e de juízo. Reconheço que a palavra do Senhor tem sido pronunciada contra esta geração de declínio religioso e moral. Mas eu tenho recebido um aviso de Deus: “Construa uma Arca”. A libertação do juízo. Não apenas para mim mesmo, mas também para outras pessoas que jamais ouviram falar de Deus.
Sim, pois quando a arca estiver pronta, eles entrarão. Reconheço que mesmo os pregadores estão pregando que a justiça e a perfeição não podem ser atingidas nesta vida. Mas eu tenho ouvido de Deus que posso achar graça aos olhos do Senhor. Deixe-me sozinho. Deixe-me alcançar as estrelas. Recuso-me a ser preso a este mundo de pecado e de juízo. Estou avançando para o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Se você não pode receber esta palavra continue andando como pode. Mas deixe os pioneiros da fé avançarem em Deus. Eles não podem parar até que, como Noé, pisem em uma nova terra, cheia da justiça de Deus.

DÁ-ME PORÇÃO DOBRADA

Eliseu era um moço, filho de um juiz. Era um jovem forte, robusto, e trabalhador. Tinha um futuro promissor, e sem dúvida terlhe-ia sido possível ter uma bela fazenda e uma bonita família. Mas um dia, enquanto ele estava arando com doze juntas de bois, estando ele com a duodécima, o profeta de Deus passou por onde ele estava trabalhando, e lançou a sua capa sobre o rapaz. A sua vida foi mudada imediatamente. Ele ouvira o chamado de Deus para uma vocação mais elevada. Deixou os seus bois e começou a procurar alcançar as estrelas.
Elias era o maior profeta daquele tempo mas não tinha boas relações com o governo. Encarando de maneira natural a escolha de Eliseu não era fácil de ser feita. Mas Deus havia escolhido de maneira sábia, escolhera um homem para suceder Elias. Era uma vocação gigantesca, que exigia um homem de fé extraordinária. Eliseu era esse homem.
O seu ministério não começou num fulgor de glória. Ele começou sendo servo do homem de Deus. Lavava os pratos, as roupas, e os pés do profeta. Carregava a lenha, acendia o fogo e fazia todas as outras cousas necessárias mais humildes enquanto Elias passava o tempo buscando a face de Deus. É neste ponto que muitos homens falham, na sua vocação. Quando o ministério vem a ser menos do que espetacular, resolvem voltar para os seus “bois”. Mas Eliseu continuou mourejando, avançando no seu caminho para as estrelas.
Se humilde era requerida ele ocupava a posição mais baixa. Se o requisito era fidelidade, ele pagava o preço. Fosse o que fosse a exigência, ele tinha uma persistência que tornava-o resolvido a ir até o fim. Ele ouvira a voz de Deus. Nada mais importava.

PEÇA UMA COUSA DIFÍCIL

Eliseu não foi encorajado a seguir Elias. Por onde quer que ele fosse, os discípulos dos profetas procuravam desanimá-lo, A sua resposta era: “Calai-vos”. O próprio Elias pô-lo a prova três vezes, mas a sua resposta foi:”Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei”. Ele não tinha presbítero na sua igreja que lhe dessem uma palavra de encorajamento ou que orassem por ele para que vencesse os obstáculos. Ele não podia correr para casa, junto a seu pai e sua mãe, para descansar alguns dias e minorar a tensão. Tudo o que ele tinha era a decisão de ver da carreira, e de receber o que ele cria pertencia-lhe, em virtude da  sua vocação em Deus.
Finalmente, ei-los atravessando o Jordão. Ele acaba de ver um milagre extraordinário, pelas mãos do profeta. Está na hora de receber a sua herança.
Surge a questão: “Pede-me o que queres que eu te faça”. Você pode imaginar a resposta desse humilde jovem, ao grande homem de Deus? Ali estava Elias, que enfrentara o rei Acabe e julgara a nação de Israel pelo seu pecado. Ali estava o homem que falara a palavra que segurara a chuva durante três anos e meio, e depois enfrentara sozinho os 400 profetas de Baal, e os derrotara com uma poderosa manifestação do poder de Deus. Pede, dizia-lhe o profeta. O jovem Eliseu olha para ele. O que é que você pensa que ele pediu?
“Permite que eu seja apenas um meio profeta, em relação ao que o senhor tem sido, e estarei satisfeito?” Não, não. A sua fé alcançava as estrelas, e ele exclamou: “Que eu tenha PORÇÃO DOBRADA do que o senhor tem!” Glória a Deus, que pedido! Você conhece a história. Ele recebeu tanto da vida de Deus, que o ferro flutuar, comida venenosa tornar-se nutritiva, mortos serem ressuscitados, e poços serem cheios de água. Ele curou leprosos, alimentou uma multidão com alguns pães e um pouco de cereal, e fez com que a botija de óleo da viúva fluísse até que todas as suas dívidas fossem pagas. Mediante a sua palavra mulheres estéreis geraram filhos, e ele capturou todo um exército sozinho. E quando finalmente ele foi estar com o Senhor, o seu corpo ainda tinha tanto da vida de Deus nele, que um cadáver jogado acidentalmente no sepulcro, sobre os seus ossos, ressuscitou e saiu correndo.

NÃO ME CERQUE !

Glória a Deus, com exemplos assim na palavra, eu sou encorajado a pedir muito ao Senhor. Estamos tratando com alguém que é capaz de fazer para nós muito mais do que podemos pedir ou pensar! Você pensa que pode levar o céu à falência? Mude a maneira de pensar. Pense com a mente do Espírito, e aproxime-se com um coração cheio de fé viva. Levante-se acima das circunstâncias que o rodeiam. Não se deixe amarrar pelas limitações da sua geração. Você não precisa estacionar e estagnar-se, “conformando-se com este século”. Você pode alcançar aquilo que Deus preparou para os que o amam.
Deus tem homens que apagaram a violência do fogo, fecharam a boca de leões, puseram em fuga exércitos inimigos. E sub-julgaram reinos. Ele não vai limitar-se a isto. Ele está procurando pioneiros da fé que tenham a ousadia de alcançar as estrelas. Ele quer um povo que irrompa sobre este mundo com tamanha manifestação de Sua glória, que toda a criação seja libertada da maldição da morte que está sobre ela. Seja esse homem! Seja essa mulher! Deixe que sua fé e coragem inundem a sua alma! Olhe além das limitações terrenas. Alcance as estrelas!

  BILL BRITTON

Nenhum comentário:

Postar um comentário