domingo, 2 de outubro de 2011

DAVI E GOLIAS

Davi e Golias
Os homens ficaram boquiabertos e assombrados ao verem aqueles procedimentos estranhos. Alguns protestaram contra a desigualdade. Porque, correndo pelo lodo da montanha, cabelo voando ao vento e cantando um salmo jovial de vitória, ia um Jovem Israelita. Esperando por ele no vale estava um gigante Filisteu com seis côvados e um palmo de altura, armado com uma armadura flexível e um capacete de metal, e ardendo em ódio pelos Israelitas que estavam em grande inferioridade. Ele tinha amaldiçoado e desafiado os exércitos de Israel, e ninguém ousara opor--se a ele. Pelo menos até Davi aparecer. Ele soltou um grito de ira quando viu o rapaz se aproximando, armado apenas com um cajado de pastor e uma funda. A batalha tinha começado!

 

A Vergonha de Israel
Para se ter uma idéia de como Israel chegou a tão baixo estado, a ponto de permitir que um jovem pastor tomasse sobre si a responsabilidade de batalhar por eles contra os Filisteus, você deve voltar e ler todo o primeiro livro de Samuel. Você verá como que, num tempo em que o ministério do sacerdócio da velha ordem ficou cego e pesado por causa da carne, Deus entrou em cena e levantou um rapaz chamado Samuel. Embora ele fosse jovem e imaturo, Deus o ungiu com um ministério profético, e assim conduziu e julgou seu povo pelo Seu Espírito. Era ordem de Deus, não do homem. Era uma ordem divina, não uma organização ou sistemas humanos.
   Este foi um caso típico e maravilhoso de condução do Espírito, o movimento Pentecostal Cheio do Espírito que Deus levantou no começo do século XX. A velha ordem, os sistemas eclesiásticos dos homens, tinha se tornado tão carnal e tão cego, que eles não podiam guiar o Povo de Deus adiante no Espírito. Por isso Deus os pôs de lado, da mesma forma que ele fez com Eli. Oh, grande verdade, o neto de Eli ainda vivia e tentou continuar a religião tradicional do avô, mas teve que ser chamado “ICABODE”, porque a glória do Senhor tinha se apartado dele. A Arca de Deus tinha ido.
Dê-nos um Rei
   Mas quando Samuel já estava velho e seus filhos não trilharam os caminhos dele, nós vemos que Israel não podia confiar em Deus o bastante para provocar outro mover do Espírito e levantar outro ministério verdadeiro para conduzi-lo. Eles não eram opositores de Samuel. Eles ainda adoravam falar sobre “velhos e bons tempos”, quando o Espírito se movia de modo maravilhoso em seu ministério profético. Mas aqueles dias tinham ido, e era chegado o tempo de organizar as coisas.
   Parecia uma idéia boa realmente. Protejamo-nos de nossos inimigos. Façamo-nos algumas leis para manter as coisas em ordem, de forma que continuemos falando e fazendo as mesmas coisas; porque, considerando que quase todos os homens mais espirituais em Israel estão a favor do que aí está, então esta deve ser à vontade de Deus.

Eles me Rejeitaram
   Mas havia alguns, como Samuel, que lamentavam a idéia de se organizar o mover de Deus na terra. E Samuel se opôs e orou contra isto. Porém, Deus viu que as pessoas estavam determinadas, e disse: “Ouve a voz do povo em tudo  quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu  não reine sobre eles”. Esta era a palavra de Deus relativa a toda aquela idéia de organizar seu povo. As pessoas não teriam concordado com uma linguagem tão forte. Mas foi Deus quem disse isto e não eu. Ele disse ao seu ministério profético para “protestar solenemente” junto ao povo; e é exatamente isto que eu estou fazendo hoje, e que venho fazendo há anos. (1 Samuel 8:9)




O Jeito do Rei
   Deus, através de Samuel, mostrou ao povo de que maneira o rei deveria reinar sobre eles. No princípio, ele seria muito agradável, teria a Unção de Deus, e faria grandes coisas. Ele perseguiria os Filisteus e os inimigos seriam expulsos. Seriam realizadas grandes façanhas, e as pessoas se agradariam muito dele. Ele seria um homem de grande estatura. Ele cuidaria dos negócios deles. A responsabilidade da Igreja local poderia ser deixada a cargo da organização e dos seus líderes eclesiásticos. Mas Deus via algo mais.
   Não tardaria para que Saul subjugasse o povo sob forte escravidão. Ele levaria para si as colheitas deles, e seus esforços seriam apenas para o bem-estar de Saul. Ele usaria seus filhos e filhas para satisfazer os seus propósitos. Já não haveriam mais homens chamados por Deus, nem Ungidos com o Espírito, nem portadores de boas novas operando na sua área escolhida de trabalho. Mas a organização escolheria e treinaria homens de acordo com seus próprios planos e suas próprias necessidades. E eles seriam gerados pela organização dos homens, não gerados de Deus. Mas as pessoas não prestariam muita atenção a isto.
   Com efeito, Deus estava dizendo às pessoas: “Vão em frente e organizem o movimento do Espírito se estiverem determinados a isto. Editem regras sobre os Dons do Espírito e, se vocês acham que podem, tentem dominar o poder de Deus restringindo-o a um grande sistema eclesiástico. Mas antes que terminem, vocês ficarão tão doentes em conseqüência da sua própria criação, que desejarão nunca ter ouvido falar de Saul. Mas eles disseram: “Nós queremos ser como todas as nações: e que nosso rei possa nos julgar, e caminhar a nossa frente, e lutar por nós nas batalhas”. Assim Deus lhes deu o rei desejado, e na Sua Graça, Deus até abençoou Saul e lhe deu vitória sobre os Filisteus, os quais representam o Inimigo e sua horda de demônios. Mas quando Deus enviou Saul contra os Amalequitas, que representam a carne, nós vemos que Saul retém a parte que ele gostou. E Deus rejeitou Saul como rei. E, além disso, Saul não estava mais em contato com o ministério profético de Deus. Porque está escrito (15:35) que Samuel nunca mais viu Saul até o dia da sua morte.
   Que belo quadro do movimento Pentecostal! Durante um certo tempo, mesmo depois que eles se organizaram, Deus os abençoou e lhes deu vitória sobre demônios e inimigos. Mas eles tinham seus “Agagues” que eles quiseram preservar. Eles avançariam bastante, mas num determinado ponto estagnariam.
“Mas assim diz o Senhor teu redentor, o poderoso de Israel, mesmo no meio de toda sua organização e no meio de toda a confusão da ordem de Saul, eu ainda tenho meu ministério profético. Porque meus profetas não foram escravizados por vós, e eles ainda falarão minha Palavra, diz o Senhor. Porque eu lhes ordenei que não lamentem mais pela velha ordem, nem pelos velhos sistemas do passado aos quais rejeitei. Mas há um jovem na terra que cuida das ovelhas, protegendo-as do leão e do urso pelo poder de meu Espírito. E meu ministério profético lhe dará uma palavra relativa ao trono, e ele será Ungido por meu Espírito, inclusive com a Unção real, dando-lhe poder e autoridade para governar meu povo. Embora ele seja pequeno, não o menospreze, porque ele subirá a grandes alturas, porque eu prescrutei o seu íntimo e o purifiquei, e ele é meu, diz o Senhor”.Glória a Deus!

Um Rapazinho Ungido
   Samuel é instruído pelo Senhor (capítulo 16) para ir à casa de Jessé e ungir um dos filhos dele como novo rei de Israel. Jessé tinha oito filhos. Todos eles pertenciam à família indicada, nascidos do pai indicado. Mas Deus fará uma escolha. Portanto, eles reúnem os rapazes. Exceto um. Um rapaz tão pequeno, tão insignificante, tão fraco segundo sua aparência exterior que eles não se dão ao trabalho de chamá-lo no deserto. Ademais ele não é muito popular, pois tudo que ele parece saber fazer é cantar salmos e adorar a Deus no Espírito. Ao contrário dos irmãos maiores que perseguem os Filisteus lutando na batalha de Saul, batem às portas e constroem Escolas Dominicais, Davi apenas descansa em Deus. O que ele faz, ele o faz pelo poder do Espírito, mas seus irmãos o menosprezam porque não conseguem ver além da aparência exterior.

   Então Samuel olha para o primogênito e gosta do que vê, mas Deus está olhando o coração, e a cena não é assim tão bonita. Não pense que você  vai enganar a Deus escondendo impurezas no lado de dentro, ou simplesmente se esquecer de caminhar com Deus. As leis antigas: “não toque”, “não prove” e “não olhe” não valem mais. Deus está prescrutando as partes interiores. Deve haver pureza de coração para receber esta Unção.
   Finalmente, os sete filhos são examinados e rejeitados. Não há outro? Jessé já é agora um homem velho, sem forças para produzir novamente. Se o prometido não está aqui, não há mais esperança. Sim, há um oitavo filho, mas ele é tão pequeno. Não importa, chame-o depressa! Oito é um número peculiar. É o número da ressurreição, vida surgindo da dimensão de morte, um novo começo. Mesmo tão pequeno, Davi é chamado e Ungido como rei.

De Volta ao Deserto
   Agora,  Davi, que você foi Ungido, que recebeu a palavra relativa ao trono, QUANDO você vestirá seu manto real e começará a reinar? Cabia a ele tomar a decisão, mas Davi preferiria voltar ao deserto para cantar salmos e adorar a Deus no Espírito. Na hora certa Ele seria chamado.
   Porém,  o sistema organizado de Saul é perturbado por um espírito vindo do Senhor, e ele precisa de alguém ao redor com a verdadeira unção (16:14). Assim, Davi é chamado e habita a casa de Saul por um tempo. Mas este não é o plano de Deus ou destino de Davi e, finalmente, Davi tem que fugir para tocar sua vida longe da presença de Saul, para que Saul não o matasse. Algumas pessoas podem levá-lo a acreditar que você pode voltar à velha ordem da religião com esta Nova Unção e este Novo Chamado para assumir o trono. Porém, tome cuidado para que Saul não o traspasse com a lança dele. A Unção em você pode acalmar o espírito perturbado de Saul durante algum tempo, e você pode até mesmo experimentar um reavivamento. Mas se você ficar na casa de Saul, você perderá tudo aquilo que Deus lhe deu ou  lhe chamou para herdar.
   Mas alguém protesta, dizendo: “você não acha que Deus incluirá todos aqueles preciosos Pentecostais e Fundamentalistas famintos neste movimento dos últimos dias? Não, absolutamente não! Não como organizações, não como os atuais sistemas eclesiásticos. O último grande reavivamento despedaçará todos os reinos do homem e suas regras artificiais matariam o reavivamento se eles pudessem. Oh sim, eu vejo milhões e milhões que, eventualmente, saem do velho sistema da prostituta e das suas filhas, e Deus certamente os abençoará e os incluirá no que Ele está fazendo, tanto pregadores quanto leigos e também Igrejas locais. Porque Deus ama seu povo, não apenas os Pentecostais, mas todos os outros, e tudo lhes será dado segundo sua capacidade de receber.

Ao Campo de Batalha
   Voltando agora ao capítulo 17 de I Samuel, nós vemos um quadro da condição presente do Povo de Deus. Nós ouvimos o desafio ousado do inimigo, e então vem a resposta de Deus.
   A batalha é lançada. Note no verso 1 que os Filisteus se reuniram em Socó que pertencia a Judá. Eles estavam acampados na propriedade de Deus. Ora, os Filisteus simbolizam o Inimigo e seu exército, e Paulo escreveu para a Igreja dos Efésios que nós lutamos contra principados e potestades e espíritos maus nos lugares celestiais. Hoje uma guerra está acontecendo, e o exército do Inimigo está acampado no território de Deus. Toda vez que eu vejo alguns dos Filhos de Deus atormentados por doenças, pecados, aflições e sofrimentos de todo tipo, eu tenho vontade de clamar: “Oh Deus, quando tu te manifestarás para aniquilar teus inimigos”? Toda vez que eu passo pela estrada e vejo uma preciosa criança atormentada por algum tipo horrível de aflição ou coxeando pelo caminho por causa de alguma deficiência física, eu tenho o desejo de ter o poder da libertação, para parar um pouco e libertá-la de todos os seus tormentos. Porque não é propósito de Deus que o homem seja escravizado.


A Fronteira de Sangue
   Entretanto, seria muito pior não fosse a proteção Divina. Porque a palavra “Shochoh”=Socó significa “uma cerca”, e é exatamente por isso que o inimigo ainda não destruiu a raça humana, Deus tem uma cerca construída ao redor deles. O inimigo pode avançar até um certo ponto, não mais. A palavra “Ephesdammim” quer dizer “fronteira de sangue”. E isso é o que protegia os exércitos de Israel, porque eles estavam impossibilitados de enfrentar o poder de Golias. Muitas vezes o inimigo gostaria de me ter destruído, mas chamando pelo sangue de Jesus e confiando no seu poder, eu pude derrotar os artifícios do Inimigo. Louvem a Deus por esta proteção, e pela fronteira de sangue que retém o inimigo até que ele seja derrotado.
   Esta terra pertencia a Judá, e Judá significa “louvor”. Esta terra pertence ao nosso louvor e é para a glória dEle. O Inimigo deve ser lançado fora e posto debaixo do pé. Que louvor deverá subir de toda a criação quando o inimigo da raça humana for amarrado e lançado de volta à cova de onde veio. Glória a Deus, aleluia!

As Duas Montanhas
   Na Bíblia, montanhas representam reinos. E no verso 3, nós vemos Israel em uma montanha e os Filisteus em outra. Não há paz entre eles, não pode haver nenhum tipo de paz entre estas forças adversárias. Porque o Inimigo está determinado a destruir o gênero humano, e a Igreja está também determinada a destruir totalmente os poderes do inimigo. De fato, Hebreus 2:14 diz que Jesus participou da carne e do sangue para que, através da morte, Ele pudesse destruir o inimigo.

O Campeão dos Filisteus
   Os próximos quatro versos são para descrever o poder e a força de Golias, e se nos deixássemos impressionar pelo poder dele, seguramente acabaríamos cheios de medo, como o povo de Israel. Por causa disto, eles estavam “desalentados e muito amedrontados” (1 Samuel 17:4-11).
   Onde estava Saul, o comandante supremo de todos os outros? Oh, amado, ele não podia lutar contra este Golias, porque ele não tem a Unção. Com certeza, ele se reuniu com seus capitães e discutiu os modos e os meios mais eficazes de funcionamento dos instrumentos de guerra. Talvez ele tenha tido discussões à noite quando reunido com todo seu exército ao redor da fogueira do acampamento. Mas era tudo hipotético. Porque a armadura de Saul continuava pendurada na barraca. De nada valia. Ele não tinha a Unção. Dessa forma, ele prometeu grandes recompensas àquele que derrotasse Golias, mas ele não esperava que alguém viesse a conseguir.

Conquistadores ou Escravos
   Golias disse uma coisa estranha no verso 8. Ele reconheceu sua própria identidade, e chamou os Israelitas de “servos de Saul”. Isso era o cumprimento da profecia de Samuel! Fossem eles verdadeiramente servos do Deus Altíssimo e Golias teria tido medo deles. Porém, o inimigo não tem medo dos instrumentos do homem. Ajunte todas as Escolas Dominicais, Hospitais, grupos de senhoras, grupos de homens, grupos de mocidade, e outros grupos que você quiser. Você pode selar o cavalo e usar todos os tipos de adereços, mas por causa de tanto arreio, pode ficar impossibilitado de ver o cavalo. Nada disso adianta, se aquela Unção  do Espírito Santo para a verdadeira libertação não estiver presente, você não assustará o inimigo nem um pouquinho. Leia os versos de 4 a 7 e você verá que Golias costumava usar um punhado de acessórios e instrumentos, de fato ele tinha mais que todos eles. Aquele que derruba Golias não usa muitos instrumentos, mas ele tem a liderança do Espírito, a fé de Deus e a simplicidade que está no Cristo Jesus. “Servos de Saul”. Que acusação esta que cai sobre as Igrejas do mundo de hoje! Elas vendem o seu direito espiritual inato em troca de uma porção de alimento tirado desse sopão eclesiástico cozido nas panelas carnais das denominações sectárias.
   “Escolha um homem”. Mas o mundo dividido dos cristãos não consegue formar aquele Corpo do Cristo, cuja unidade é imprescindível para a libertação do homem. Os seus esforços carnais para unir as pessoas debaixo da liderança de “Saul” é pura loucura. Não funcionará.
   Sim, Deus está reunindo seu Corpo. Sob a liderança de Jesus, o qual é verdadeiramente a única Cabeça da Igreja. Deus tem um homem para responder ao desafio do inimigo. E quando eu falo de “o Homem Perfeito de Deus”, ou “o Homem de Deus, de Fé e Poder”, eu não estou falando de algum evangelista fabricado em seminário ou algum indivíduo famoso. Eu estou falando daquele Corpo glorioso do Cristo, composto de muitos membros humildes, com o Cristo Jesus como Cabeça e Capitão. Isaías os viu e disse: “UM forte e poderoso”;  Joel disse: “UM povo grande e forte”; Daniel disse: “será forte e fará grandes coisas”. Paulo falou dele como quando todos nós chegarmos a estatura de “Homem Perfeito”.
   “Se ele me matar, nós seremos seus escravos”. Sim, se você se rende ao Inimigo e ele o domina, então você é seu criado e fará a vontade dele. Mas se você o supera, como Jesus o fez no deserto, então ele tem que obedecer todo comando seu. É ansiando por isto que o mundo inteiro está gemendo. Para que a Companhia de Davis de Deus marche adiante e ponha o inimigo Golias debaixo dos seus pés. Louvado seja Deus! Não pode haver nenhum acordo nesta guerra. É a vitória ou a escravidão.

Agora Davi…
   No verso 12, Davi é mencionado pela primeira vez neste capítulo. Ele tinha acabado de tocar a harpa para Saul, e estava alimentando as ovelhas do seu pai. Louvado seja Deus, esta Companhia de Davis, embora ainda seja minoria, tem algo com que alimentar as ovelhas do Pai.
   Golias se aproximou e desafiou Israel durante quarenta dias. Ora, quarenta é o número que denota um tempo de provação e testes. Deus tinha posto Israel à prova e viu que lhes faltava habilidade para responder ao desafio.
   Então o pai, na plenitude do tempo, disse a Davi para levar um pouco de pão, milho e queijo e “correr” para o acampamento. Eu gostaria de saber por que Jessé esperou até o último minuto para ordenar a Davi que corresse. Por que não o mandou uns dois dias antes, nem deixou que ele decidisse por si? Amado, há um trabalho rápido a ser feito nestes últimos dias. Parece-nos que não está havendo nenhum progresso, nós gostaríamos de saber por que está demorando tanto. E então, de repente, nós ouviremos a voz do Pai a nos dizer para “corrermos”.
   “Note que ele partiu cedo, de manhã”. Era o amanhecer de um novo dia, um dia muito significante na vida de Davi. As ovelhas ficaram para trás. Nem todos os “desviados” estarão prontos para avançar juntamente com aquela gloriosa Companhia Davi nesta hora, alguns terão que ficar. Alguns desfrutam as bênçãos desta liberdade, mas eles não chegarão à maturidade. Assim, na hora em que o Vencedor se levantar e partir, eles permanecerão no deserto.

Quem é este Filisteu?
   Davi tinha recebido a Unção real, e não reconhecia nenhum outro poder, nenhuma outra autoridade além de Deus. Quando ouviu o gigante desafiando o seu Deus, e viu Israel correndo de medo, ele se revoltou contra tudo aquilo. Ele se recusou a aceitar esta situação de submissão como inevitável. Ele se recusou a viver debaixo do salto do sapato de Golias; e exigiu liberdade ou morte.

   Deixe que outros aceitem um compromisso de medo, esperando se manter um pouco mais nesta pequena montanha protegidos pela cerca, até que Jesus venha e os arrebate para além do céu azul. Deixe que outros sonhem com uma “mansão no céu” enquanto fecham os ouvidos para o clamor tormentoso dos milhões de atormentados na terra. Há aqueles que receberam uma Unção real, e não se conformarão com nada menos que a vitória total. Eles não descansarão até que o último inimigo seja posto debaixo de seus pés, e o Inimigo esteja amarrado e enterrado. Estes são os que vencerão e se assentarão finalmente no trono de Davi.
   Quando os exércitos de Israel parecem estar se dando bem no campo de batalha, eis que vem Golias. Com que freqüência isto tem acontecido! Justamente quando pensávamos que um reavivamento estava começando a acontecer na Igreja, e Deus estava operando de modo glorioso, eis que o Inimigo mostra sua cabeça horrível, e invalida todo avanço que se tinha conseguido. Às vezes pode vir através de uma irmã, um pregador ou de um diácono. Mas o inimigo normalmente aparece antes que o avivamento se desenvolva muito.
   Quantas vezes tenho compartilhado de encontros maravilhosos, pessoas sendo salvas, corpos doentes sendo curados, e bem ali na reunião (normalmente à direita na primeira fila) se senta alguém com uma aflição terrível que por algum motivo não pude detectar. Poderia ser uma menina cega, uma criança aleijada, ou um homem possesso. De alguma maneira sempre havia um Golias para me recordar que nós ainda não alcançamos a medida plena da estatura do Cristo. Oh Deus, levante os seus “Davis”! Eu não posso me conformar com uma vitória parcial. A vitória deve ser completa, indiscutivelmente plena!

A Oposição dos Irmãos
   Você provavelmente acha que todo Cristão, todo pregador, se alegraria em ver alguém procurando ficar e lutar por uma vitória completa. Não, não é assim. Você não viu o comportamento de Eliabe, irmão de Davi? Por acaso, no verso 28, ele diz: “Pois não, Davi, meu irmãozinho, eu estou muito feliz que você tenha vindo tomar parte na batalha. Se sua fé fraquejar, ou se precisar de encorajamento, pode contar comigo”. E isto me lembra de guerras anteriores quando fui acusado de ser um inimigo, um “língua-de-trapo” e coisas piores. Portanto, à medida que você recebe novas revelações e passa adiante alcançando novas dimensões no Espírito, você pode contar comigo para conforto e apoio. Oh não! Não foi assim.  Não aconteceu dessa forma! Quão agradável seria se nossos irmãos tivessem este espírito. Mas lamento dizer, agora nós começamos a ver o que Deus tinha visto no coração de Eliabe que o manteve distante da unção real. A raiva e o ciúme dele se manifestou.
   Eliabe reprovou Davi tão abertamente e tentou tão enfaticamente desencorajá-lo que, finalmente, Davi se afastou do seu irmão. Eu sei que isso o entristeceu, porque certa vez eu tive que fazer a mesma coisa. Lembre-se, o pai o enviou em primeiro lugar aos seus próprios irmãos. Mas como eles não o receberam, ele teve que se afastar deles ou perderia a glória daquela hora.
   Quando raiou em mim a glória do que Deus faria nestes últimos dias na sua Igreja, só me ocorria que eu podia mostrar tudo aos meus irmãos e que eles se alegrariam e regozijariam, aceitando a boa-nova de coração aberto. Que tolo eu fui! Quanto eu ainda tinha que aprender sobre os métodos da religião organizada! Eles não só se recusaram escutar a Palavra de Deus, mas se prontificaram a me expulsar sem nenhuma razão. Eu tive que chorar como Davi chorou (verso 29): “Não há uma razão?”

 

A Armadura de Saul
   Finalmente as palavras de Davi chegaram a Saul que estava desesperado. Algo tinha que ser feito. Então ele falou a Davi, começou contando todas as razões pelas quais falhara e só olhara o lado natural. Davi era tão imaturo; e o gigante era muito mais guerreiro. Saul não disse uma só palavra sobre fé em Deus, o poder da unção. Saul já não estava mais dependendo do sobrenatural para obter resultados. Oh, quanta semelhança com o movimento Pentecostal de hoje.
   Há vários anos, eu tive um bom emprego numa cidade agradável na costa ocidental da Flórida. Eu estava ganhando um bom dinheiro, estava comprando uma casa maravilhosa, e tinha uma posição de prestígio e autoridade na vida da comunidade da cidade. Mas o chamado de Deus estava em minha vida, e o Espírito disse que eu devia largar meu emprego e sair da Flórida. Assim fiz, mas eu achava isto duro de suportar. Um dia eu parei em Chicago para ver o pastor de uma grande Igreja, um homem de quem eu ouvira falar muito. Eu estava um tanto quanto desencorajado e não encontrava muitas portas abertas onde eu pudesse orar, e não sabia exatamente o que fazer. Quando eu falei àquele irmão sobre a minha situação, ele praticamente me repreendeu por eu ter tomado aquela decisão, e disse que eu deveria ter ficado quieto no meu emprego na Flórida e usado meu dinheiro e influência para a divulgação do evangelho. Minha insistência em afirmar que eu ouvira a voz de Deus para partir não parecia influenciá-lo. Do ponto de vista dele, eu cometera um engano e nunca devia ter empreendido tal ministério. Graças a Deus, eu fui capaz de me afastar dele e ficar sozinho com Deus onde eu pudesse ser conduzido pelo Espírito. A sabedoria carnal daquele homem não supriu minha necessidade.
   Tudo o que Davi podia dizer a Saul era seu testemunho sobre as vezes em que Deus viera em seu socorro no deserto protegendo-o do leão e do urso. Tudo isso deve ter soado bastante infantil para Saul, o qual tinha lutado em muitas batalhas. Mas tudo bem Davi! Se você insiste, vá em frente, mas use a minha armadura. Deixe-me mostrar-lhe como se faz, uma vez que você, obviamente, não sabe como dirigir uma Igreja ou ter reavivamentos. Veja, nos versos 38 e 39, que Saul pôs a armadura em Davi, e que Davi a lançou fora. Louvado seja Deus!
   Desista da armadura de Saul, ela não funciona. Não funcionou para ele e não funcionará para mim. Se organização pudesse levar a Igreja à perfeição, ela já seria perfeita há muito tempo. Se Igrejas denominacionais pudessem cortar a cabeça de Golias, então já teríamos subjugado o poder do inimigo sob nossos pés, e olha que nós tivemos muitas centenas de chances para isto. Foi a Unção em Saul que, em princípio, permitiu-lhe derrotar os Filisteus, mas agora que a unção se foi, nenhuma armadura, por mais aparelhada que seja, compensará tal perda. Foi a Unção que, no princípio, tornou grande o movimento de Pentecostal, mas agora eles estão tentando compensar a falta da unção com a organização de comitês, departamentos, atividades diversas, etc. Mas nada disso funcionará agora,  da mesma forma que não funcionou para Saul. Largue mão da sua armadura e clame a Deus para restaurar-lhe a Unção do Espírito. Um escudo invisível, mas poderoso!

Os Cinco Seixos
   Quando Davi deixou Saul para ir ao encontro de Golias, ele não tinha sequer uma pedra para sua funda. Ele levava um cajado na mão como marca do seu chamado de pastor, mas sua bolsa de pastor estava vazia. Aparentemente, ele estava totalmente desprevenido para a guerra. Mas ele correu ao encontro do inimigo. Parecia ser suicídio na certa, mas a confiança de Davi estava em Deus.
   Quando passou por um riacho que, normalmente, corre ao pé das montanhas, parou para apanhar munição para sua funda. Pedras. Pedras lisas. Cinco seixos arredondados. Isto, claro que fala dos cinco dons do ministério: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores, e Mestres. Nem todas as pedras serviriam. Elas tinham que ser lisas, de forma que a sua trajetória não pudesse ser desviada por qualquer ventinho (de doutrina) que soprasse, evitando assim que elas alcançassem seu objetivo. Por um longo tempo, a água corrente do riacho tinha batido estas pedras umas contra as outras até que suas extremidades ásperas foram sendo lapidadas. Elas estiveram por muito tempo no processo de Conscientização Espiritual antes de subirem para a mão de Davi. Processadas, polidas e lavadas na água da Palavra. Oh! quão necessário é para esses que vão ser usados por Deus, se submeterem aos procedimentos de Deus através do irmão. Eu posso não gostar da cacetada recebida do meu irmão, mas é melhor saber que se eu quiser ser usado neste último dia de reavivamento, eu tenho que me submeter ao processo de aparação de arestas que opera no vale, no leito do riacho. Isaías 57:6 diz: “Entre as pedras lisas da correnteza, está a tua porção”.
   Não importa qual das cinco pedras Davi usou. As extremidades ásperas do ciúme e da inveja já tinham sido aparadas, assim elas não se importavam com isso. Os dons do ministério têm que começar a aprender a trabalhar em conjunto, e não um tentar levar vantagem sobre o outro.
   Aprenda a lição das pedras do riacho, querido irmão. Muitas são as pedras alojadas nos lados da montanha, sozinhas, com as extremidades afiadas da individualidade proeminentemente aparecendo. Mas elas não puderam ser usadas naquela hora. Algumas pedras, ou ministros, têm extremidades afiadas e cortantes. Eles parecem se deliciar cortando um outro ministro da sua categoria quando acham oportunidade. Mas eles não foram usados para os altos propósitos de Deus. Eram pedras lisas que Deus buscava, pedras que não cortassem umas as outras.

 

A Simplicidade do Cristo
   Oh, quão simples foi o procedimento de Deus em relação a Golias. Nenhum grande guerreiro que tivesse passado por batalhas, se formado em Seminários, avançado para o grau de presbítero, saberia melhor como atacar tal inimigo com apenas cinco pedrinhas. Ele aprendeu que você deve ter muitos equipamentos: espadas, escudos, lanças, capacetes, armaduras, etc. Atualmente, você não pode nem mesmo começar uma Igreja sem uma publicidade formal, sem finanças, sem comitês, sem um pastor assistente, sem o ministério da música, sem um ministério de educação, sem diretor da mocidade, e muitos outros instrumentos.
   Mas  me deixe lembrar-lhe que, de todas as espadas em Israel, de todas os escudos e capacetes pendurados nas tendas, Deus não usou um sequer. Ele escolheu usar apenas um rapaz cheio de fé, ungido pelo Espírito e que avança desarmado, com os louvores de Deus na boca. E não se deixe enganar por esses que dizem que com mais e maiores edifícios, bancos mais confortáveis, programas de rádio e TV, e o sacrifício do seu dinheiro levarão a Igreja à perfeição. Agora eu percebo que nós usamos estas “coisas mortas”, e eu não poderia enviar estas mensagens se alguém não se sacrificasse para me ajudar. Mas quando se der a vitória completa sobre o inimigo e todas as suas obras, será Deus ungindo Seu Corpo, o seu Homem Perfeito, com a unção poderosa da abundância do Espírito Santo e do poder. “…para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois  do  Senhor  é  a  batalha… (verso 47).

No Nome do Senhor
   Quando Davi correu ao encontro do Filisteu, profetizou: “Certo, inimigo, você entrou nesta batalha com sua espada e sua lança, suas armas do pecado, doença e morte. Você tem seus cânceres, suas pólios, suas artrites, mas eu lhe enfrento no nome do Senhor dos Exércitos!”
   Davi nem mesmo fez menção às suas pedras. Nada para glorificar seus ministérios. Eles certamente serão usados, mas a glória pertence a Deus. “Hoje o Senhor te entregará em minha mão; e eu te golpearei, e cortarei a tua cabeça” (verso 46). Isso é que é uma declaração corajosa para um rapaz tão jovem. Deve ter soado presunçoso àqueles que ouviram tal declaração. Mas ele estava disposto apostar sua vida no fato de que estava falando a palavra do Senhor. Veja o que eles disseram sobre Jesus: “E eles estavam surpresos com a doutrina dele, porque os ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas” (Marcos 1:22).
   Cuide-se, pregador. Porque naquela hora você terá que aprender a falar a palavra do Senhor, EM UNIDADE, e com autoridade. Jesus não prefaciava o que dizia com a expressão “assim diz o Senhor”. Porque quando Ele falava, o Pai testemunhava. Ele e o Pai eram UM. O mesmo era com Davi. E assim é com a companhia Davi. Como Elias, que se pôs diante do Rei Acabe e disse: “nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão de acordo com as minhas palavras” (1 Reis 17:1). Como Elias ousava dizer tal coisa? Porque estava diante do Senhor,  ele conhecia e fazia a vontade de Deus. Então falou, e Deus confirmou as suas palavras.
   Quando você verdadeiramente age no nome do Senhor, e tem a autoridade inerente ao seu glorioso Nome, você não precisa declarar isto diante de toda pessoa por quem você ora, nem usar tal declaração como se fosse alguma fórmula mágica. Você simplesmente agirá e curando o doente, ressuscitando o morto, expulsando demônios, matando seus Golias, e todo mundo saberá que você está agindo no Nome e na Autoridade do Senhor.
“Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está  em  mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo;  mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras”. (João 14:10).

A Batalha é do Senhor
   Que glorioso descanso Davi experimentou, mesmo estando em meio a uma batalha feroz. O resultado desta batalha não depende de mim, depende dEle. Porque não é minha obrigação salvar o gênero humano dos seus apuros, é dEle. Eu não fiz promessa para aperfeiçoar a Igreja, Ele fez. Assim, minha confiança não está em que eu posso fazer, está no que Ele em mim pode fazer. Louvem a Deus, filhinhos, é tempo de se levantar e proclamar a vitória!

_______________________________________________________________Bill Brington

2 comentários:

  1. Esta Mensagem DAVID e GOLIAS, foi ministrada na década de 70 por BILL BRITTON. E, consta em seu livro ÁGUIAS SANTAS VOEM!

    ResponderExcluir
  2. é simplismente, magnifica e profunda

    ResponderExcluir