domingo, 2 de outubro de 2011

O Fruto dos Lábios ou “Eu e Minha Tagarelice!” (Provérbios 18:21)


O Fruto dos Lábios ou “Eu e Minha Tagarelice!”
(Provérbios 18:21)


O que você reivindica para manter ou perder está de acordo com você e com sua maneira de falar. Há todo tipo de guerra no seu interior, mas nenhum destes conflitos é ativado, até que você abra sua boca e dê voz a ele. Quando você abre a sua boca e expressa verbalmente medo, dúvida ou queixas, é isto que acontece; quando fala algo positivo, por fé, é isto que acontece. Ao que você der voz, você terá.

Duas coisas coexistem dentro de você: há fé em seu coração, mas, às vezes, você é assaltado por incredulidade e, se existem dúvida e medo, isso se torna um problema. Apenas seja seletivo, desfocalize e livre-se do que é negativo. Ao falar a respeito de algo, que seja sobre o Senhor. Fale Sua Palavra e você estará reforçando o que Deus colocou em seu coração – assim você será capaz de manter aquela vitória.
Sua maneira de falar pode assoprar cada bênção que tem sido ministrada para você. Se conseguir alcançar um lugar de vitória e começar a falar sobre vitória, você a conservará e, se continuar falando positivamente, você nunca a perderá. Em seu próprio coração, você precisa falar vitória porque não será capaz de desprezar as coisas que o envolvem a não ser que você queira. Fale vitória e você será capaz de se manter cheio do Espírito (esta é a chave dos textos de Efésios 5:18-21 e Colossenses 3:16, 17). Ninguém consegue isso sem declarações positivas da Palavra de Deus.
Você está triste consigo mesmo? Você se condena? Você fala positivamente usando apenas o emocional, até que chega um ponto onde simplesmente começa a desprezar tudo e fugir? Milhares de coisas podem atingi-lo, mas, se permanece falando de fé na Palavra de Deus, é nisso que você vai andar. Você enfrenta o seu próprio temperamento? Esta é uma coisa difícil de assumir. Como você vai derrotá-lo? Simplesmente apropriando e penetrando no amor de Deus, até que Ele mude o seu temperamento; não existe outra maneira.
Ao falar a respeito do fruto dos lábios, o que dizemos, seria bom ler o Salmo cinquenta, que fala das duas maneiras que os lábios podem operar. Primeiro diz respeito àqueles que oferecem sacrifícios de ação de graças e louvor ao Senhor; depois fala daqueles cujas bocas e cujos lábios trazem à luz tanto detrimento quanto impedimento para o Senhor.
Salmo 50:5-13“Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios. E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu protestarei contra ti: Sou Deus, sou o teu Deus. Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, que estão continuamente perante mim. Da tua casa não tirarei bezerro, nem bodes dos teus currais. Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude. Comerei eu carne de touros? ou beberei sangue de bodes?” Tudo isto estava no Antigo Testamento; estes sacrifícios eram comandados. Todavia, Deus disse: “Não preciso do que você tem”. Quando você trouxer seu sacrifício, nunca imagine aquele pobre Deus que precisa de uma mãozinha sua. Deus disse: “Se eu tivesse faminto não diria a vocês, pois eu próprio ajunto o gado em mil colinas. Tudo é meu”.
Então Deus se volta e aponta aquilo pelo que Ele tem fome, aquilo que Ele quer. Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos”. (Salmos 50:14). Isso é mencionado também em Hebreus: o sacrifício de ações de graças, o sacrifício de louvor ao Senhor: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifícios de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis igualmente a prática do bem e a mútua cooperação; pois com tais sacrifícios Deus se compraz.” (Hebreus 3:15, 16).
Ele disse ao justo o que Ele quer: “Eu não preciso dos seus sacrifícios, mas eu quero de você aquele sacrifício de ações de graça”. Mas ao ímpio Deus diz: “Que direito você tem de falar muito, como se estivesse servindo a Deus, quando seu coração não é reto?” (Salmos 50:16-23).
Se oferecermos ao Senhor nosso sacrifício de louvor continuamente, não teremos tempo de murmurar e lamentar – tudo isto é engano que vem da língua. O fruto dos lábios – vida e morte estão no poder da língua – o que falamos, abre as portas para a bênção do Senhor. No versículo 15 Ele diz: “Clama a mim no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”.

Deus está pronto para trazer julgamento ao ímpio, pois da sua boca tem saído algo além. Os frutos dos lábios do ímpio têm sido algo desprezível. Ele diz: Eu os levarei a julgamento. 1 Coríntios 10:10 fala a respeito da murmuração deles. “Não murmureis, como eles murmuraram e morreram pelas serpentes”. Estas coisas aconteceram e foram escritas para servirem de exemplo, para que, hoje, você as receba como admoestação e não seja reprovado como eles foram.
As pessoas ou são dadas a ações de graças e louvor ou se entregam à murmuração e lamentação. Isto determina a maneira como elas caminham e o nível do seu caminhar. O Senhor diz: “A boca fala daquilo que está cheio o coração” (Mateus 12:34). No momento em que as palavras surgem de sua boca, é determinada sua ação correspondente. “A Palavra está próxima de ti de tua boca e do teu coração... se você crê em seu coração e confessar com tua boca será salvo” (Romanos 10:8, 9). O livramento vem através de fé no coração e da confissão da boca. Quando você crê em Deus, agradece e louva a Ele e proclama a sua fé, isto lhe acontece. Mas, porque há dúvida em seu coração, você murmura e lamenta e dá voz a sua incredulidade, isto é o que terá. A partir da sua boca, do que você falar, seu destino será controlado e determinado.
Dar graças não é só um exercício de benevolência de sua parte para elogiar a Deus por tudo que Ele tem feito. Ações de graças é uma maneira de adorar, uma maneira de cultuar louvando continuamente ao Senhor. Não deve haver murmuração em sua boca. Deus disse que tratará com você quando você permitir que sua boca proclame o mal. “Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe” (Salmos 50:19, 20). Algumas pessoas são dadas a isto. Por causa de sua constante murmuração e lamentação, elas se encontram continuamente aflitas e doentes, continuamente atormentadas, emocionalmente perturbadas e desesperadas. Quando ações de graças são dadas como sacrifício ao Senhor, Ele edifica barreiras ao redor daquela pessoa. Mas o homem que escolhe o caminho da murmuração e lamentação perde tudo o que poderia ser uma bênção para ele. Ele é como o homem que comprou o novo bumerangue e tem dificuldade de se livrar do velho. Ele insiste em lançá-lo fora, mas o bumerangue retorna. É assim que as pessoas são hoje. Elas tentam lançar fora sua crítica e sua rebeldia, mas estas sempre retornam.
No livro de Provérbios nós lemos: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói(Provérbios. 13:3); “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.” (Provérbios. 21:23). Tiago também nos diz: “...homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,  e o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos” (Tiago 3:8-11). Você não pode fazer ambas as coisas, você não pode abençoar a Deus e amaldiçoar seu irmão. Você não pode louvar a Deus e, em seguida murmurar, lamentar e rebelar-se por tudo que está acontecendo em sua vida. Ou sua vida está nas mãos de Deus e Ele é seu Deus e você O adora, ou não. Todavia, pela sua murmuração, suas palavras podem se tornar uma afronta a Ele. Veja como os frutos dos nossos lábios é algo tão importante.
Ofereça, continuamente, sacrifício de louvor a Deus, através dos seus lábios. No Antigo Testamento, eles traziam os primeiros frutos a Deus, as primícias da colheita. Isto que era chamado o fruto dos lábios. Que a primeira coisa que você faça, de manhã, seja ministrar louvor ao Senhor. Antes de falar sobre qualquer assunto, dê graças ao Senhor. Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus ao seu respeito. Não seja um murmurador, ou um lamentador. Não seja rápido em julgar seu irmão. Não seja rápido em dar voz a todas as suas perturbações. Deus tem feito muito por você. Ao se referir constantemente aos seus próprios problemas, você se transporta para um lugar onde não tem outra coisa senão problemas. Quando se põe a crer em Deus, falar e comentar sobre a Sua bondade, você se transporta para um nível em que é abençoado do Senhor.
Eu declaro guerra contra tudo que tem sido um instrumento de Satanás para impedir que sua língua seja controlada pelo Espírito Santo. Nós devemos mostrar amor e bondade uns para com os outros e compaixão em todas as instâncias. Devemos nos ver como bons soldados de Jesus Cristo praticando a amizade. Quando um irmão é ferido, nós o socorremos e o envolvemos. Nós o fortalecemos no dia da batalha, não o abandonamos nem o criticamos.
Abram seus corações uns para os outros. Louvem a Deus e fortaleçam uns aos outros no Senhor continuamente. Isto está muito bem colocado, é algo tão simples que nós não podemos deixar de praticar.
Se alguém se levantar contra você, não tenha medo. Embora as montanhas sejam removidas e lançadas ao mar, sua confiança deve estar sempre no Senhor. Alegre-se n’Ele. Quando o inimigo vier como uma enchente, o Espírito do Senhor levantará uma bandeira contra ele. Não desmaie, pois Ele diz: “Eu sou o teu Deus”. Ele tem dito a você: “Essa batalha não é sua. A batalha é do SenhorFique parado e veja a salvação do Senhor”. Confie n’Ele, pois você verá como o nosso Deus, com o Seu braço, irá desafiar todas as nações. Os confins da terra verão a salvação do nosso Deus. 
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário