domingo, 2 de outubro de 2011

JÔNATAS E ZADOQUE

Jônatas e Zadoque
Aqui temos uma das mais estranhas e tristes histórias da Bíblia. A história de um homem jovem e bom que viu a chegada de uma nova  ordem, que profetizou o Reino por vir, que conheceu e amou afetuosamente o Rei, porém perdeu simplesmente a chance de estar naquele Reino glorioso porque nunca lhe ocorreu que devia sair da velha ordem!
Com esta história, vem uma advertência solene àqueles que estão vendo a chegada de uma nova ordem para a Igreja, que sabem o que é sentir a Unção deste novo Mover do Espírito, que têm todo direito de fazer parte deste Novo Reino glorioso, porém estão simplesmente correndo um grande risco de perder a ascensão ao Trono porque, como Jônatas, eles não se separam da velha ordem e não ouvem ou não aceitam a ordem que diz: “sai dela, povo meu!”. Eles continuam se agarrando nas extremidades daquilo que Deus está fazendo nestes últimos dias. Estão contentes em manter contato com as pessoas ungidas no deserto, mas não suportam a repreensão de quem os identifica  como um daqueles da “turma dos desvalidos” em Adulão. Agora,  prossiga lendo, se você ousar.

Mais Rápido que a Águia
Jônatas foi um dos melhores e mais admiráveis homens jovens na Bíblia. São registrados muitos atributos maravilhosos dele, e nem um pecado se atribuiu a ele. Ele era um homem de fé, coragem, visão, desinteresse, e profunda espiritualidade. Ele era o filho de um Rei, o próximo na linha de sucessão para o trono do seu pai. Mas ele colocou tudo isso de lado por amor a Davi, o ungido de Deus, porque ele viu que era a vontade de Deus que Davi viesse a ser o próximo Rei.
   A primeira referência a Jônatas está no 13º capítulo de I Samuel. Ele está em Gibeá à frente de mil homens do exército do seu pai Saul. Aqui ele se recusou a assumir compromisso ou coexistir com os diabólicos Filisteus, mas destruiu uma guarnição deles, e assim precipitou uma crise em Israel. A coragem dele não conheceu limite. A Bíblia diz que ele era “mais rápido que a águia, mais forte que o leão”, mas seu exército não era assim. Eles tinham poucas armas, e costumavam ser pisoteados pelos Filisteus e, costumeiramente,  fugiam para as pedras e cavernas. Jônatas habitou no meio de pessoas medrosas e vacilantes, mas ele era tão corajoso quanto um leão, porque confiava no Deus vivente.

Com Muitos ou com Poucos
   Quando chegamos ao 14º capítulo de I Samuel, nós vemos que Jônatas inicia uma grande vitória sobre os Filisteus, com ajuda do Deus do céu. Ele partiu só, apenas com o jovem que carregava sua armadura, e sozinho atacou uma guarnição inteira dos Filisteus. Ele teve que rastejar por uma montanha até chegar a eles. Mas quando chegou, ele causou tamanho impacto que todo o exército Filisteu entrou em total confusão, e seus soldados começaram a atacar uns aos outros. Deus agiu através de um terremoto e um grande tremor, e houve uma grande vitória naquele dia.
   Jônatas foi um dos que souberam o que era comer do mel fresco e ter os olhos iluminados e a alma fortalecida. Como conseqüência, ele também soube o que era enfrentar a ira de Saul, o qual representa um rei de homens governando o Povo de Deus. Mas, mesmo vendo a injustiça deste sistema, ele continua participando dele.

E Ele se despojou
   Depois que o Jovem Davi veio naquele dia memorável e matou Golias, nós vemos que Davi e Jônatas se tornaram amigos muito íntimos. De fato, está escrito: Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como  à sua própria vida. E Jônatas se despojou da capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo sua espada, seu arco e seu cinto.
   O amor entre estes dois jovens valentes, o filho de pastor e o príncipe, era a coisa mais brilhante em Israel naquele momento de trevas da história. Jônatas tinha encontrado alguém que não correu dos Filisteus, alguém cuja coragem assemelhava-se à sua. Ele sentia a Unção divina que estava em Davi. Porque Samuel o tinha Ungido com o chifre de óleo, para ser o rei de Israel no lugar de Saul. E Jônatas veio a saber que Davi era quem ia se sentar no trono, não ele. Porque se ele ascendesse ao trono do seu pai Saul, ele poderia continuar a ordem que seu pai defendia, e ele sabia que ela não era de Deus. Mas havia uma nova ordem, uma nova Unção, um novo Reino que Israel nunca tinha experimentado antes. E Deus o tinha ordenado. Assim Jônatas se despojou dos seus magníficos artigos de vestuário e os deu a Davi. Tudo isto aconteceu enquanto Davi estava na casa de Saul, sob o governo de Saul.

Davi no Deserto
   De repente, uma grande repreensão cai sobre Davi. Não era resultante de nada de mal que ele pudesse ter feito. Nenhum pecado lhe podia ser imputado. Mas Saul fica, repentinamente, com ciúmes da unção que está em Davi, e tenta destruir aquela Unção. Então, Davi foge para viver sua vida no deserto. Jônatas não vai junto. Ele fica na casa de Saul. Ele ainda ama Davi. Ele sabe que Davi tem Unção e a verdadeira mensagem de Deus, mas ele não está pronto para deixar a casa de Saul, nem para quebrar todas as ligações familiares e suportar a repreensão que Davi está suportando.
   Quantos se acham representados aqui! Eles amam a Unção e a verdadeira mensagem do Reino, e estão dispostos a fazer qualquer sacrifício, orar, jejuar, caminhar e doar… só para ter a Unção; menos deixar a velha ordem. Quando chega a hora, eles dizem não ver a necessidade de se fazer isto. Não é coragem que está faltando. Eles têm coragem e um grande amor para Deus. Como Jônatas, eles estão cheios de muitas e boas qualidades, mas não podem ouvir a trombeta dizendo “Sai dela, povo meu”. Eles mal podem entender por que os “Davis” têm que passar seu tempo no “deserto” com aquela pequena turma de descontentes, quando eles poderiam estar fazendo mais: pregando para grandes multidões, ganhando mais almas para Jesus, e se assentando à mesa de Saul. Eles simplesmente não podem ver uma razão para a separação. Se Davi tivesse seguido em frente com a aprovação do sistema e tivesse feito alguma proeza desesperada contra um inimigo poderoso, então Jônatas não teria vacilado nem um minuto.
   Mas o que Davi está fazendo? Nada. Apenas se instalou lá fora, numa caverna localizada em algum lugar, ou se escondeu nos bosques com sua pequena turma de quatrocentos homens. Agora, pensando bem, quatrocentos pode parecer uma grande Igreja para alguns destes pregadores “Movidos por Deus” que mal podem se lembrar quando tiveram mais de cinqüenta para os quais pregar. Mas comparando com as centenas de milhares que Saul podia ajuntar apenas soprando uma trombeta, era uma multidão minúscula.
Depois Davi, retirando-se  desse lugar, escapou  para a caverna  de  Adulão. Quando os seus irmãos e toda a casa de seu pai souberam disso, desceram ali para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os que se achavam em aperto, todos  os  endividados, e todos os amargurados de espírito; e ele  se fez chefe deles; havia com ele cerca de quatrocentos homens. (1 Samuel 22:1-2)
   Onde Jônatas está? Nos fundos da casa de Saul, provavelmente sentado em algum lugar e desejando saber o que está acontecendo com o Ungido de Deus nesta noite, talvez imaginando que ele poderia estar lá  ouvindo Davi cantar alguns dos salmos que Deus lhe inspira através do Espírito. Ele assiste aos banquetes de Saul, mas eles são coisas mortas, secas, cheios de reuniões de negócios, reuniões de comitê, programas, farsas promocionais, manobras políticas, muita discussão e espíritos maus pairando ao redor. Mesmo assim, ele ainda não parece querer se apartar. Talvez você pense que ele pode fazer mais por Davi ficando no palácio de Saul. Amigos, acreditem, Deus cuidará de Davi. Mas ele precisa de Jônatas lá fora no deserto com ele. Ele está treinando um exército, formando os líderes e heróis do futuro. E Jônatas precisa desesperadamente estar naquele Exército. E há um lugar para ele, mas ele não consegue deixar a velha ordem, quebrar as ligações familiares e suportar a reprovação dos seus irmãos.
   Jônatas sabe que Davi tem razão, e que a nova ordem, eventualmente, tomará lugar. E, quando for necessário, ele diz sim. Saul quer que Jônatas mate Davi, mas em I Samuel, capítulos 19 e 20, nós vemos Jônatas se opondo ao seu pai e recusando levantar sua mão contra este novo mover do Espírito. Isto enfurece Saul de tal forma que ele se levanta contra Jônatas e o ameaça com uma lança:
Então a  ira  de  Saul se  acendeu contra Jônatas, e  ele  lhe  disse:  Filho de perversa rebeldia! Não sei eu que tens se associado ao filho de Jessé para tua própria confusão, e para a confusão e  vergonha de tua mãe? (1 Samuel 20:30 – Versão de Rotherham)
   Saul prossegue e diz a Jônatas que, enquanto esta nova ordem viver, Jônatas nunca poderá assumir a velha ordem para estabelecê-la. Mas Jônatas se recusa a opor-se a Davi, e Saul joga uma lança contra ele. Apesar disso, ele ainda não deixará Saul. Jônatas sabe que há um espírito mau que aborrece a casa do seu pai, e que não há nenhuma vitória no campo de batalha, mas há fortes amarras naturais que o seguram.

Eu Estarei perto de Você
   Talvez você pense que Jônatas não está ciente do que vai acontecer ao reino de Saul. Preste atenção nele quando se retira secretamente e visita Davi nos bosques:
E Davi ficou no deserto, em lugares seguros, permanecendo na região  montanhosa no deserto de Zife. Saul o procurava todos os dias, porém Deus não o entregou na mão dele. Vendo, pois, Davi que Saul saíra à busca da sua vida, ele ficou no deserto de Zife, em Hores. Então se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi ter com Davi  em  Hores, e o confortou em Deus;  e disse--lhe: Não temas; porque a mão de  Saul, meu pai, não te achará; PORÉM TU  REINARÁS SOBRE ISRAEL, E EU ESTAREI CONTIGO, PRÓXIMO A TI;  o que também Saul, meu pai, bem sabe. E  ambos fizeram uma aliança perante o  Senhor; Davi ficou em Hores, e Jônatas, voltou para sua casa.
   Davi só tinha alguns poucos com ele, e estavam no deserto. Mas as bênçãos de Deus estavam fluindo lá em Zife. Que tragédia reflete aquelas últimas palavras. Jônatas tem todas as boas intenções. Ele tem uma visão verdadeira. Ele tem uma tremenda revelação do Reino por vir, provavelmente mais esclarecido que a maioria dos homens que seguem Davi. Muitos dos homens estavam no deserto com Davi porque eles não tinham nenhum outro lugar para ir, eles estavam descontentes com o antigo sistema. Alguns estavam lá porque não queriam ir para a prisão por não pagarem suas dívidas, outros porque admiravam o ministério dele e o modo como ele tinha matado Golias. Alguns talvez nem tivessem percebido a visão e a mensagem da nova ordem do Reino. Mas nenhum tinha uma percepção tão clara quanto Jônatas. Ele tinha a revelação. Ela amava a Unção. Mas todo o processo de preparação que acontecia no deserto, ele estava perdendo! Por quê? Porque ele não conseguia sair do meio da Velha Ordem. E quando o Reino novo se instalou e Davi assentou-se no trono, Jônatas não estava lá do lado dele como tinha prometido. Por quê? Porque no dia em que Saul tombou na batalha, Jônatas ainda estava com ele, e também sucumbiu sob a espada dos Filisteus.
   Houve um tempo quando Jônatas podia pôr um exército inteiro de Filisteus para correr. Mas isso acontecia porque Deus estava com ele. Escutem, meus amigos, o que funcionou ontem pode não funcionar hoje, porque a ordem está mudando, e Deus está operando as mudanças. Ou você acompanha as mudanças, ou se verá privado da coisa mais maravilhosa que o homem jamais viu. Babilônia vai cair, e se você não sair dela, você cairá junto com ela, por “compartilhar dos pecados dela, e receber suas pestilências”.
   Há hoje um pequeno Exército no deserto. Pequeno, insignificante, desprezado, injuriado, mas ungido de Deus. Eles parecem não estar fazendo muito coisa, mas não estão inativos. Eles estão em treinamento. Guerreiros poderosos estão sendo levantados, homens que avançarão no poder da Nova Ordem do Reino, fazendo aquilo que Saul e todos os seus exércitos não puderam fazer. Saul começou o reinado dele com uma batalha contra os Filisteus e, durante algum tempo, parecia que ele se daria bem e colheria muitas vitórias contra o inimigo. Mas, após 40 anos no trono, os Filisteus ainda estavam ao seu redor e, de fato, no fim, eles superaram Saul e penduraram o corpo dele nos átrios do falso deus deles. O corpo de Jônatas também foi pendurado lá, uma forma de repreensão para o homem que, de longe, viu a glória, mas nunca recebeu a herança.
E os filisteus lançaram grande ataque contra Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. (1 Samuel 31:2)

Talvez Saul Mude
   Por que Jônatas ficou com Saul? Ele sempre teve a esperança de que talvez Saul pudesse rever sua decisão, que aceitasse Davi e o trouxesse de volta. De fato, no capítulo 19, nós vemos Jônatas falando com Davi sobre isto. E pareceu que isto aconteceria. Jônatas convenceu Saul de que Davi era um bom homem para se ter por perto, e Saul cedeu.
E  Saul deu ouvidos à voz de Jônatas, e jurou: Como vive o Senhor, Davi não morrerá. Jônatas, pois, chamou Davi, contou-lhe todas estas  palavras, e o levou a Saul; e Davi o assistia COMO ANTES O FAZIA. (1 Samuel 19:6-7)
    Amigos, isto não funciona. Vejam que, em três versos adiante, nós encontramos Saul de novo se esforçando desesperadamente para matar Davi. De vez em quando, algum tipo de reavivamento acontece numa Igreja da organização de Saul. Deus opera. O mover da Unção traz novamente sinais e maravilhas, e Saul parece muito satisfeito com isso. “Você vê? Tudo vai ser como era antes, há 40 anos atrás”. É assim mesmo? Espere só um pouquinho até que o antigo espírito da Babilônia comece a agir novamente, eles começam a bajular algum político “bonzinho”, e veremos Saul tentando pendurar Davi na parede da sua casa com uma lança. Sim, ele quer muito Davi, mas ele o quer morto, pendurado na parede da casa dele. Sim, eles o querem ungir, com a condição de que eles o tenham completamente sob seu controle, que ele assuma o nome deles e que o tenham fixado na parede deles. Se Deus permitisse, eles teriam a Unção. Mas ela estaria morta. Não seria aquele poder vivente de Deus. Não por muito tempo. Mas Deus retira Davi para fora da casa de Saul para o bem. Alguns pregadores que tiveram um toque de Revivificação e depois voltaram a uma organização me falaram: “Mas Irmão Bill, eles nos dão muita liberdade. Eles nos deixam até impor as mãos sobre as pessoas e profetizar sobre elas, e não reclamam de nada”. Sim, em meu coração, eu gostaria muito de vê-los aceitar plenamente o Mover de Deus em todas as organizações. Mas eu sei que não é o meu desejo que vale; o que conta é a Palavra do Senhor, e pela Palavra eu lhes digo que ISTO NUNCA ACONTECERÁ! O espírito que está em Saul nunca permitirá o operar da UNÇÃO por muito tempo. Escreva isto, e espere para ver!

Davi Chega ao Reino
   No livro de 2 de Samuel, nós vemos que Davi assume o Reino. Saul está morto. E nos capítulos 5, 6, e 7, nós vemos Davi ascender ao trono, derrotar os Filisteus, devolver a Arca de Deus para o Tabernáculo onde pertencia, e fazer planos para construir um Templo permanente para Deus. A glória chegou para Israel. “O Rei assentou-se na sua casa, e o Senhor concedeu-lhe descanso afastando todos os seus inimigos” - 2 Samuel 7:1.

Onde estão os nossos Jônatas?
   No capítulo 8, nós encontramos uma lista dos que estão governando com Davi. Jônatas não está entre eles. Se alguém tinha que estar fora, porque tinha que ser este homem? Ele entreteve um intenso desejo de ver este dia chegar. Ele desejava ver Davi no trono para que ele pudesse estar ao lado dele  ajudando-o a governar. Mas ele não estava lá. Veja II Samuel 8:15-18.
E Davi reinou sobre todo o Israel, e administrava para todo o seu povo com justiça e eqüidade. Joabe,  filho de Zeruia, comandava o exército; Jeosafá, filho de Ailude, era cronista; Zadoque, filho de Aitube, e Aimeleque, filho de Abiatar, eram sacerdotes; Seraías era escrivão; Benaías, filho de Jeoiada, tinha o cargo dos quereteus e peleteus; e os filhos de Davi eram  ministros de estado.

   Houve apenas uma grande omissão. Entre os da lista que auxiliavam Davi no governo de Israel, o nome de Jônatas estava faltando. Este era um dos jovens mais talentosos de Israel, um dos melhores na Bíblia. Por que Deus não o colocou próximo a Davi, sentado à sua direita? Amigos, por favor, ouçam isto: Deus não vai permitir que alguma coisa pertencente à velha Ordem da Babilônia venha a fazer parte no governo do Reino que ele está estabelecendo. É por isso que Ele está chamando: “Sai dela, Povo Meu!”
   Você pode ver que TODO o Israel estava desfrutando das bênçãos deste novo reino, até mesmo os que tinham servido a Saul. De fato, Davi reserva um lugar especial à sua própria mesa para o neto de Saul. Mas ele não governa o Reino com Davi. O Governo é para aqueles que sofreram com ele em Adulão e no deserto. É triste dizer, mas Jônatas não escolheu sofrer com ele no deserto. Por isso, ele não se senta agora no trono com ele. Isto entristece grandemente Davi. Ele lamenta muito por Jônatas, porque ele o amava sinceramente. Mas a vontade de Deus deve ser feita.
   Eu sei que a maioria de vocês que lêem este texto, provavelmente, já saíram da velha ordem dos sistemas eclesiásticos do homem, e está se movendo com o Cristo no deserto. Mas esta mensagem destina-se, principalmente, aos que têm uma revelação profunda do Reino; que sabem que Deus está se  movendo no Seu Espírito; que percebem que uma nova ordem deve ser estabelecida logo, e que sabem que temos que entrar numa dimensão superior no Espírito para derrotar nossos inimigos “Filisteus”. Porém, eles não conseguiram ver por que teriam que deixar a casa de Saul. Meu coração se entristece por eles, porque eu sei que eles estão em tormento. Eles permanecem ao redor do Reavivamento, perto o bastante para saberem onde achar a Unção, e assim se mantêm em contato com a Mensagem. Alguns dizem que eles podem fazer muito mais permanecendo na sua denominação, encorajando outros a serem mais espirituais. Muito bem, você os encorajará a permanecerem presos às cadeias da denominação, da mesma forma que você está e, eventualmente, não só você, mas todos os filhos de Saul são mortos pelos Filisteus. Saia para fora! Venha para o deserto com Davi e veja a quantos você encorajará a saírem com Deus! Eu gostaria de saber quão rápido o exército de Davi teria crescido se Jônatas tivesse se unido a ele na caverna! Bem, Deus não precisava de Jônatas. Mas Jônatas precisava de Deus e de Davi.

 

Zadoque, o Fiel
   Na lista dos regentes de Davi, em 2 Samuel 8:17, nós encontramos o nome de um Sacerdote jovem, um descendente de Arão. Ele enfrentou a condenação de ser um herege e um traidor, por deixar Saul e se unir ao bando de Davi. E ele se deu bem porque, em 1 Samuel 22, nós vemos Saul ordenando a Doegue o sacrifício dos 85 Sacerdotes do Senhor que tinham permanecido com Saul, juntamente com Nobe, a cidade dos Sacerdotes. Mas Zadoque tinha virado as costas para a velha ordem e para a apostasia de Israel e seu rei, e escolheu ser fiel ao verdadeiro mover do Espírito de Deus. Assim, ele abriu mão da sua posição por este Novo Movimento, largou tudo  do bom e do melhor da velha ordem; deixou esposa, filho e propriedades, e agora ajuda Davi a reger o Reino.
   Em 2 Samuel 8:17, é a primeira vez que encontramos referência a Zadoque na Bíblia, mas não a última. I Crônicas, capítulo 6,  relata que ele é da tribo de Levi, e um descendente direto de Arão (o irmão de Moisés) e de Eleazar, o Sacerdote. Ele tem uma grande herança, mas mais que isto, ele deixa uma herança maior ainda para seus filhos desfrutarem.

A Rebelião de Absalão
   Quando Davi assume o trono, Zadoque e Abiatar são qualificados no Reino como Sacerdotes de Deus. Depois de muitos anos, houve uma subversão no governo. Absalão, o popular filho de Davi, levantou-se para usurpar o trono do seu pai. As coisas se tornam tenebrosas para Davi. O povo apoia Absalão. O grande guerreiro Amasa, comandante dos exércitos, está com Absalão. Mas Zadoque e Abiatar não precisam ter medo. Eles estarão sãos e salvos sob o novo regime, pois que estavam com Davi. Não há nenhuma necessidade de eles deixarem a segurança da cidade e voltarem novamente para o deserto. Eles eram “sócios de carteirinha” do reavivamento anterior, e já muito velhos para abandonarem seu presente ministério e começarem tudo de novo.
   Mas não foi assim. Estes dois fiéis Sacerdotes deixam tudo e partem em fuga com Davi. Eles reconhecem onde a Unção de Deus está. Eles querem aquela Unção, não importa se do ponto de vista  natural, ela pareça estar no fim. Então, em 2 Samuel 15:24-29, nós encontramos a história destes dois Sacerdotes seguindo Davi para fora da Cidade, carregando a Arca da Aliança.

A Espera Fielmente pelo Reavivamento
   Mas Davi os interrompe. Ele recorda a Zadoque que ele é um Vidente, e Davi lhe diz que ele esperará no deserto até que a Palavra do Senhor possa, através de Zadoque, garantir-lhe o retorno ao Reino. Mas ele ordena aos Sacerdotes que levem a Arca de volta para a cidade, e sirvam como espiões para ele. Uma emocionante história de espionagem é contada nos capítulos seguintes, quando o filho de Zadoque se esconde num poço, e uma mulher se assenta em cima a moer milho, enquanto os soldados de Absalão procuram por ele. Davi diz a Zadoque que se Deus está com ele, ele tornará novamente para o trono, mas se não, quanto mais cedo ele morrer, melhor. Amado, eu digo a você que se Deus está presente neste último Reavivamento, conhecido como um Novo Mover, Manifestação dos Filhos, Chuva Serôdia, e outros nomes (nenhum deles o identificando plenamente), então Ele o levará ao Trono apesar da oposição. E ninguém, nenhum sistema humano, poderá destruí-lo. Portanto, se eles puderem destruí-lo, então Deus não está nisto. E se Deus não está nisto, então eu digo que quanto mais rapidamente eles o destruírem, melhor será para todos nós. Aleluia! Nós não temos que perder para ganhar!
   Dessa forma, Zadoque e Abiatar voltaram com a Arca para a cidade e serviram a Davi no meio dos seus inimigos. Duas vezes este homem se mostrou fiel para com o Ungido de Deus, pondo em risco a sua vida e a vida da sua família. Porém, mais testes virão, e “aquele que permanecer até o fim” ganhará o prêmio do chamado superior de Deus, e Zadoque prova ser merecedor.

A Rebelião de Adonias
   Zadoque e Abiatar servem fielmente por muitos anos no sacerdócio. Mas Deus está perscrutando mais profundamente os corações e vidas dos homens como nunca antes. Ele está eliminando toda forma de rebelião. E ele encontra alguma em Abiatar e Joabe. Alguns homens poderosos estão caindo. Deus está reduzindo o número de fieis à medida que perscruta o íntimo das pessoas.
   No 1º capítulo de I Reis, nós vemos Adonias, o filho de Davi, exaltando-se e se rebelando contra a palavra do Rei. Nos versos 7 e 8, lemos:
E  teve  entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, os quais aderiram a ele e o ajudavam. Mas Zadoque, o sacerdote, e Benaías, filho de Jeoiada, e Natã,  o profeta, e Simei, e Rei, e os valentes  que Davi tinha, não acompanharam Adonias.
   Adonias estava determinado a ser rei. Quando alguém se levantava para ser rei naqueles dias, sua escolha e sua estratégia podiam muito bem custar-lhe a vida, seu futuro, e o futuro de sua descendência. Adonias se mostrava um vencedor seguro de si. Ele pediu aos Sacerdotes e aos guerreiros para o ajudarem. Joabe e Abiatar foram com ele. E Joabe era comandante do Exército. As coisas pareciam caminhar bem para Adonias. Mas a Palavra chegara até ao Rei confirmando que outro devia reger em seu lugar, seu filho Salomão. E Zadoque, o Sacerdote, Natã, o profeta, e Benaías, o guerreiro, puseram sua confiança na palavra do Rei, e apoiaram Salomão. Como mostra a história, Salomão assumiu o trono. Adonias e Joabe morreram de mortes violentas, e Abiatar foi banido do seu ofício de Sacerdote. Abiatar quase conseguiu. Ele tinha passado por uma séria crise no passado, fora fiel à Unção e tinha sido recompensado adequadamente no ofício de sacerdote. Mas agora, quando estava para cruzar a linha final, ele abandona a Unção e a verdadeira palavra do Senhor para ir atrás de circunstâncias que parecem boas. Assim, ele é banido do ofício de sacerdote e não entra no reino. Zadoque assume o sacerdócio de Abiatar. E é Zadoque que é chamado para ungir Salomão como Rei de Israel. De novo, ele está dando àqueles um exemplo para seguir.

Os Filhos de Zadoque
   À medida que você segue lendo na Bíblia sobre os descendentes de Zadoque, você encontra algumas coisas interessantes nas vidas daqueles que receberam semelhante herança. Uma das suas descendentes, conhecida como Jerusa “filha de Zadoque”, casou-se com o Rei Uzias e foi mãe de Jotão, Rei de Judá. Na Bíblia, nota-se muito zelo para com o nome da mãe desse rei,  pois Jotão tinha apenas 25 anos de idade quando começou a reinar, e sem dúvida nenhuma, a mãe dele teve muita influência sobre ele. As mães dos reis muitas vezes os influenciavam a seguir ou a contrariar os caminhos do Senhor. Em II Crônicas 22:1-3, encontramos a história do rei mau Acazias. O nome da mãe dele era Atalia a filha de Onri. Ele também andou segundo orientações da casa de Acabe: porque sua mãe o aconselhou a “proceder impiamente”. Mas com a filha de Zadoque a história foi diferente. O filho dela era um rei bom, e “Ele fez o que era certo aos olhos do Senhor… assim Jotão tornou-se poderoso, porque ele preparou seus caminhos diante do Senhor seu Deus. A herança de Zadoque perdura.
   O tataraneto de Zadoque foi o primeiro Sacerdote no Templo de Salomão, onde a glória do Senhor era tão intensa que ele não podia permanecer em pé para ministrar. Outro descendente, Azarias, foi Sacerdote no Templo sob Ezequias, quando eles limparam o Templo e tiveram uma Revivificação que abalou a nação. Ezra, o Sacerdote que voltou do cativeiro babilônico para reconstruir o Templo de Deus, também era um descendente deste fiel Sacerdote do reinado de Davi. O que estou dizendo é que se ele tivesse feito a escolha errada e ficado do lado de Saul, ou Absalão, ou Adonias, ele teria sido eliminado e nunca deixaria aos seus descendentes esta gloriosa herança para seguir.

A Glória da Última Casa
   Mas a maior glória para os Filhos de Zadoque chega nos últimos dias, como é mostrado pela visão de Ezequiel. Ezequiel vê a glória daquele grande Templo não feito por mãos humanas, eterno, nos céus! E nesta grande e final ordem de Deus, a mais alta dimensão de ministério está reservada aos Filhos de Zadoque.
Sim, será para os sacerdotes santificados  dentre  os  filhos  de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, e não se desviaram quando os filhos de  Israel  se  extraviaram, como se extraviaram os outros  levitas. Ezequiel 48:11.
   Agora, em meu coração, eu estou confiante que, lá fora, na caverna de Adulão, vagando pelo deserto com aquela pequena tropa de 400 homens, Zadoque não sabia nada do que o esperava adiante. Tudo que ele sabia naquele momento era que aquilo era a vontade de Deus para ele, ali estava o ungido de Deus, ali estava aquele que um dia subiria ao Trono, e vivo ou morto, faça chuva ou faça sol, ele tinha que seguir o caminho. Escute, amado, Deus tem muito mais planos para você do que eu ouso lhe falar neste momento. Mais do que Ele tem revelado a mim ou qualquer um outro. Seria necessário outro livro para contar com detalhe a glória do ministério de Zadoque durante os últimos dias. Neste volume, eu posso apenas dar-lhe algumas Escrituras, e dizer-lhe que há uma glória mais excelente! Apenas confie nEle e seja fiel à herança gloriosa que nos foi deixada pelo Filho de Deus!

Guardiães da Casa
   No  capítulo 44 de Ezequiel, nós encontramos uma visão da glória de Deus enchendo a Casa do Senhor. Então Deus dá instruções relativas ao ministério naquele novo Templo, um retrato da gloriosa Casa de Deus nos últimos dias. O Senhor é muito complacente com aqueles que se desviaram, e não foram fieis à Unção durante o tempo de prova no deserto e o cativeiro na babilônia. Ele lhes permite ministrar no Reavivamento do fim dos tempos, mas é apenas um ministério “para a casa”. Considerando que eles desviaram as pessoas, agora lhes será permitido ministrar ao povos nas verdadeiras coisas de Deus. Nos versos 13-16, encontramos:
E não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdócio, nem se  chegarão a nenhuma de todas as minhas coisas sagradas, às coisas que são  santíssimas; mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações  que cometeram. Contudo, eu os constituirei guardas da ordenança no  tocante  ao templo, em todo o serviço dele, e em tudo o que nele se fizer. Mas  os  sacerdotes  levíticos, os  filhos   de   Zadoque,   que  guardaram  a ordenança a respeito do meu santuário, quando os  filhos  de Israel  se extraviaram de  mim,  eles  se  chegarão  a   mim,   para   me  servirem;  e estarão diante de mim, para me oferecerem  a  gordura  e  o  sangue, diz o Senhor Deus;  eles entrarão no meu santuário, e se  chegarão  à  minha   mesa,  para me servirem, e guardarão a minha ordenança.
   Acredite-me, amigos, Deus se lembra. Esses que conduziram o povo para a Babilônia, e ajudaram a mantê-lo sob a escravidão dos sistemas do homem, experimentarão uma grande Revivificação. Eles devem, pela graça de Deus, serem capazes de ministrar às pessoas num ministério milagroso, de trazerem-nas para um ministério que satisfaça suas necessidades. Mas eles NUNCA entrarão no Santíssimo lugar, além do véu. Assim diz o Senhor! O ministério deles está numa dimensão inferior, fora do véu, no reino da Igreja, onde está o candelabro: luz artificial.
   Porém, os fiéis Filhos de Zadoque, os que perseveraram em Deus através do deserto, os que permaneceram fiéis à verdadeira Unção, mesmo que isto lhes tivesse custado tudo, a estes Deus reservou “o prêmio do Chamado Superior de Deus”. Paulo viu isto, e o desejou! Eu estou vendo isto, e acho-o MUITO desejável! Ezequiel diz que estes Filhos de Zadoque só usavam linho. Gorros de linho, calções de linho, e nenhuma lã para não transpirarem. Suor é parte da maldição, mas agora a maldição está suspensa! Os trabalhos acabaram; é o descanso de Deus, e a retidão de Deus! O verso 19 diz que eles têm uma relação especial com o Pai que ninguém mais pode conhecer. Eles podem sair do Santíssimo Lugar e habitar entre o povo, mas eles não podem levar as pessoas a ter o mesmo tipo de relação com Deus, nem santificar as pessoas com suas vestes santas. Eles são os Escolhidos do Senhor, seus Eleitos, os Filhos dele.
   Em toda a glória desta última casa, eu não consigo encontrar os filhos de Jônatas. Pobre Jônatas! Ele teve a oportunidade, mas não conseguiu suportar a repreensão nem pôde se afastar da velha ordem. Oh, amados, coisas aparentemente pequenas são TÃO importantes nesta hora! Nós estamos definindo nosso destino em Deus. Trilhe todo o caminho com Ele! Não deixe nada atrapalhar. Valerá a pena, no Novo, Glorioso e Eterno Templo de Deus, à medida que permanecemos diante dEle e ministramos para ELE! FILHOS DE ZADOQUE, LEVANTEM-SE! Avancem adiante no poder do Espírito! A Vitória é sua!
_________________________________________________________________________
Solicite mais materiais: E-mail: www.minist.apostolico@ibest.com.br – Gutemberg L. Braga

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário