domingo, 2 de outubro de 2011

O Amor Com Obediência


O Amor Com Obediência
(João 14:23, 24)


Se existe alguém, quem o Pai celestial ama acima de qualquer outra pessoa, é o Seu Filho unigênito. A Palavra diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu único Filho, mas também diz como Deus amou o Filho, e que Ele era o único Filho profundamente amado do Pai, cheio de graça e verdade. Jesus torna essa verdade muito prática: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” João 14:21. Está muito claro que, se você ama a Jesus e O obedece, o Pai lhe ama. O Pai ama o Filho; portanto, quem ama e obedece ao Filho será amado pelo Pai. Não existe maneira mais rápida de alcançar o coração do Pai do que através da obediência e amor ao Seu Filho. Consequentemente, quando Deus pedir algo a você, faça-o!

O entendimento raramente ajuda na hora da obediência. Você nunca chega a um ponto em que diz: “Eu compreendo. É razoável; portanto, obedeço”. O Senhor sempre junta obediência ao amor, pois o amor é maior do que o seu entendimento. Talvez você não entenda certa situação ou não saiba seu significado, pois vai além do nível de raciocínio e do nível da alma (Isaías 55:8, 9). Entretanto, se abre seu coração para caminhar com o Senhor e faz o que Ele pede porque você o ama, então esse amor está no nível mais alto do seu espírito, entre Deus e você; então, você abre seu coração para Deus e O obedece.

Jesus respondeu: se alguém me ama, guardará a minha palavra.” Observe, de novo, a mesma expressão: “se alguém Me ama, guardará a Minha Palavra”. Guardar Suas palavras não significa uma lembrança casual. Significa que você as estará guardando e incorporando-as a toda sua vida. Elas se tornarão parte de sua vida e de todo o seu ser. “Respondeu Jesus: se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.” João 14:23, 24. Porque amamos o Senhor Jesus Cristo, o Pai focaliza Seu amor sobre nós. Este amor que o Pai quer derramar tão abundantemente só pode vir de uma única maneira: quando abrimos nosso coração para obedecer a Cristo, guardar Suas palavras e segui-Lo.

Quando Jesus veio ao mundo, Ele disse: “No rolo do livro está escrito a meu respeito: Eu vim para fazer a Tua vontade, ó Deus”. (Hebreus 10:7). No amor que o Filho tinha pelo Pai, não havia nada maior do que fazer a Sua vontade.

Existem muitos homens que são quase totalmente ignorantes das coisas espirituais, mas, se eles abrirem seus corações para o amor de Deus, e verdadeiramente O amarem, Deus continuará a abençoá-los. Pode ser que haja outros que são superiores em dons e ministérios, na mecânica e no conhecimento de como operar e executar as coisas e, todavia, não são tão abençoados como a pessoa que simplesmente abre seu coração para o verdadeiro amor que flui de Deus. “Quem não me ama, não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai que me enviou.”João 14:24.

Os escritos de Paulo são particularmente ricos a respeito deste amor, especialmente em Efésios, onde ele nos lembra que nosso falar deve ser livre de conversas tolas e gracejos indecentes, mas, em vez disso, devemos dar graças. Ele junta tudo isso à exortação de que devemos andar em amor, como filhos queridos (Efésios 5:1, 2, 4).

O Senhor quer encher nossos corações e nossas mentes até a Palavra de Cristo habitar em nós ricamente e falarmos entre nós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e fazendo melodia em nossos corações ao Senhor (Efésios 5:19 e Colossenses 3:16). Precisamos disso. Precisamos falar a respeito da Palavra, deixar que ela habite em nossos corações. Precisamos viver nela e lê-la até nos tornarmos amantes e guardadores da Palavra de Deus, enquanto andamos nela. Não devemos lê-la só pela inspiração diária ou pela força, para nos levantar como homens e mulheres corajosos, quando sairmos para batalhar no mundo. Devemos lê-la porque amamos a Deus e a Sua Palavra. Amamos o que Ele nos fala. O deleite de nossos corações será encontrar algo que Deus vivifica, quando diz: “Meu filho, Minha filha, Eu quero que vocês caminhem nisto hoje. Esta é a Palavra. Este é o caminho; andem nele.” Quando for assim, o amor de Deus fluirá para você continuamente.

João 13:35 fala mais a respeito desta obediência a Sua Palavra: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”  O amor uns pelos outros vem do fato de sermos Seus discípulos. Observe que Jesus não disse: “Por isto todos saberão que são cristãos”. Ele disse: “Por este amor todos conhecerão que são Meus discípulos”. Um discípulo é um seguidor obediente do ensino que recebe. Ele pratica e segue o ensino de seu Mestre, o Senhor. O amor que vocês têm uns pelos outros se torna visível ao mundo; mas a coisa escondida que carregam dentro de si e que o mundo não vê é o amor que vocês têm pelo Pai e sua obediência para serem Seus discípulos. Seu amor uns pelos outros é a evidência para o mundo de que vocês são Seus discípulos e de que amam a Deus.   
 

Quero que vocês compreendam que este amor uns pelos outros não é de primeira importância; é secundário. O fator mais importante é que somos Seus discípulos, que seguimos ao Senhor e abrimos nossos corações para amá-Lo. A partir de nosso amor a Ele vem a manifestação secundária. Se você magnificar o secundário acima do primário, descobrirá que distorceu a ênfase, e irá magnificar mais a casa e o povo de Deus do que a Deus. Isto é um erro, pois seu amor pelas pessoas parecerá diminuir, em vez de ser sustentado pelo amor de Deus. Quando alguém o contrariar uma vez mais dentre muitas, finalmente você ficará farto e fugirá do amor.

Outro versículo reforça o relacionamento da obediência ao amor. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e no seu amor permaneço.” João 15:10. A única maneira de provarmos nosso amor a Deus é pela obediência inquestionável aos Seus mandamentos. Isto é mostrado em todos os escritos do apóstolo João. Quando afirmamos que amamos ao Senhor, Ele nos diz: “Se vocês me amam, façam o que Eu digo. Por que vocês me chamam de Senhor, e não fazem as coisas que Eu lhes ordeno?” (Lucas 6:46). Como você pode dizer que ama ao Senhor, se não guarda os Seus mandamentos? 

1 João 2:5 nos diz: “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele.” Agora você vê a necessidade de guardar a Sua Palavra? Se você guardar a Palavra que Deus lhe falar, então saberá que o amor de Deus é aperfeiçoado em você. Isto é importante. Esse amor de Deus nunca será aperfeiçoado em você, enquanto duvidar em seu coração a respeito das Palavras que Ele fala. Enquanto há dúvidas, incredulidade e incertezas, você sabe que o amor de Deus não é aperfeiçoado. Finalmente, quando a direção e a Palavra de Deus são guardadas perfeitamente, então o amor de Deus é aperfeiçoado em você. As duas coisas são paralelas. 1 João 5:2, 3 diz: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.” Observe: “Os Seus mandamentos não são penosos.” Quando o Senhor lhe fala algo, e você O ama e guarda essa direção, descobre que ela não é penosa.

Se o Senhor não fizesse da obediência a questão maior do nosso amor, receio que muitos de nós não O obedeceríamos, porque primeiro iríamos querer entender Suas direções. Se você deseja verdadeiramente andar neste amor maduro, deve eliminar a tendência de decidir o que fará ou não, como se fizesse da sua mente ou do seu entendimento o tribunal superior de julgamento. Só porque lhe falta entendimento, você não pode dizer que sairá ou deixará de andar na Palavra. Tem de haver um tempo em que você abdica o trono e não mais decide obedecer somente quando entende a direção, ou quando ela lhe parece correta, ou ainda quando o abençoa. Você tem de chegar ao ponto de dizer: “O Espírito de Deus testifica com meu espírito que esta é uma Palavra de Deus, portanto eu ando nela, eu obedeço. Não é porque sou capaz de ver ou entender, mas porque O amo, eu farei o que meu Pai me diz para fazer; serei obediente e submisso.”

Uma igreja do Novo Testamento nunca será bem sucedida simplesmente porque a ordem é estabelecida e as pessoas são ensinadas com relação aos princípios concernentes a apóstolos, profetas, pastores e presbíteros, e pelo fato de que devem ser obedientes e submissas a estes ministérios. Isso será ensinado, mas não daremos ênfase a esse ensinamento na proporção que você pensa que deveríamos. Sua obediência deve estar baseada em seu amor por Deus, pois a Palavra diz que vocês devem ser submissos uns aos outros como ao Senhor (Efésios 5:21). Vocês devem ser obedientes, porque sentem que Deus está ministrando uma Palavra a partir de seu irmão ou de sua irmã. Isto é entre você e o Senhor. É verdadeiramente baseado em seu amor por Deus. Portanto, você deve abrir seu coração para a Palavra.

Em todo o mundo não existe um caminho mais curto para o coração de Deus do que amar o Seu Filho, obedecer a Ele e guardar as Suas palavras. “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor.” 2 João 6. Isto fala de nosso amor uns para com os outros.

Faremos mais uma ligação neste grande passo de obediência à Palavra do Senhor. Aprendemos, no Novo Testamento, que expressamos o nosso amor a Deus pela obediência inquestionável às suas direções e à Sua Palavra. No Antigo Testamento, o amor e a obediência, muitas vezes, estão ligados um ao outro. No caso de você questionar isto e perguntar a respeito do legalismo do Antigo Testamento, lembre-se de que somente as pessoas que foram capazes de abrir os seus corações para andar na Lei, abriram os seus corações para amar a Deus, com aquele amor se manifestando em suas vidas, por causa da sua obediência. Muitos dos tratamentos de Deus, no Antigo Testamento, nos parecem tão proibitivos e austeros que nós amamos mais o Novo Testamento, nos esquecendo de que não existe muita diferença na mecânica básica que fez a Palavra operar tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Vamos ler algumas destas passagens no Antigo Testamento. “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força.” Deuteronômio. 6:5. Este é o primeiro e grande mandamento.

Em Deuteronômio 7:9 lemos: “saberás, pois, que o Senhor teu Deus é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.” Deus abençoará um homem e sua posteridade por mil gerações. Ele terá misericórdia e fará aliança com o homem que O amar e obedecer aos Seus mandamentos.

Deuteronômio 10:12: “Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma...?” Deuteronômio 11:1: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.” A palavra “Deuteronômio” vem de duas palavras gregas que significam “a segunda lei”. No livro de Deuteronômio, um pequeno segredo parece estar escondido que não descobrimos na primeira vez em que a Lei foi dada. O segredo é o grande amor que Deus tem pelas pessoas e o fato de que o amor e a obediência estão relacionados.

Observe também em Deuteronômio 13:3: “não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus, de todo o vosso coração, e de toda a vossa alma.” Este versículo alcança a intimidade de uma passagem que diz que Deus lhes mostraria como se afastar daqueles que pareciam estar trazendo uma palavra e, todavia, ela não seguia certo curso. Eles deviam abrir seus corações para amar a Deus, pois Ele os estava testando para ver se realmente O amavam.

Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda vossa alma.” Josué 22:5. Se eu tivesse ouvido essas palavras nas planíciesdo Sinai, acho que elas não teriam me emocionado tanto quanto ao lê-las hoje, neste dia. Não existe nada maior para uma pessoa do que abrir seu coração como filho de Deus e dizer: “Senhor, deixa que a Tua Palavra venha até mim e que eu me apegue a Ti. Que eu Te obedeça e Te sirva”.

Quando você abre seu coração para esse tipo de obediência a Deus, então o amor de Deus começa a fluir para a sua vida. É difícil lhe dizer, através de palavras, o quanto isso é criativo e o quão tremendamente poderoso e eficaz será em sua vida. Não estou apresentando isso como algum tipo de caminho para a prosperidade, pois o ensino não é nesta base. Mas estou seguro de que, muitas vezes, quando buscamos bênçãos e não as recebemos, não foi porque não tivemos fé para crer que elas eram para nós; foi porque não amamos a Deus o suficiente para começar um grande ciclo de bênçãos fluindo para nós. Como resultado de guardar Suas Palavras e amar a Ele com profunda obediência e ações de graças, nossa simples apropriação dessas coisas pode se tornar quase uma segunda natureza. Sem uma grande luta por fé e uma tremenda diligência para apropriar, só podemos receber, enquanto pegamos e apropriamos de tudo aquilo que a Sua graça coloca diante de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário