sábado, 10 de março de 2012

O Alcance Vertical e Horizontal


O objetivo do Espírito é alcançar o topo das montanhas, e o objetivo da mente carnal é se estabelecer nas baixadas e construir tabernáculos. O espírito busca louvar a Deus pela vitória e procura alcançar montanhas mais altas; e Deus tem um povo chamado para andar no Espírito! Agora vamos ler Efésios 1:9-18 “…fazendo-nos conhecer o mistério do seu querer, conforme a sua própria vontade, através da qual ele propôs em Si mesmo de, na economia[1] da plenitude dos tempos, reunir todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, no qual também fomos escolhidos como herdeiros, tendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade, com o fim de  sermos  para o louvor da sua glória, nós, os que antes esperamos em Cristo; no qual também vós, ouvindo a palavra da verdade, a Boa Nova da vossa salvação, e tendo nela também crido, fostes selados com o Espírito da Santa promessa, o qual é o penhor da nossa herança até à redenção da possessão, para o louvor da Sua Glória. Por isso, também eu, tendo ouvido falar da fé que entre vós há no Senhor Jesus e do vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças  por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso  Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria  e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança do seu chamado, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.”  O Verso 11 nos fala que, no Cristo, nós fomos predestinados a uma herança. 1 Pedro 1:4 diz que esta é “uma herança incorruptível e imaculada, e isso não se revoga, reservada no céu para você… pronto para ser revelada nos últimos tempos”.  Estas escrituras nos falam algo sobre nossa herança, e determina a hora em que ela deverá ser completamente revelada: “Nos últimos tempos”. Amado, este é o dia que está começando a raiar agora. Mas, o que vem a ser esta herança? Você é um herdeiro genuíno e você sabe disso! Por isso você deve conhecer mais sobre sua herança, pois ela é um mistério de Deus para sua vida. Esta herança tem sido um mistério glorioso, escondido das eras e dos santos, aos quais Ele tornará conhecida a glória deste mistério. Agora você quer saber o que é este mistério?

A Herança Gloriosa
Alguns dizem “que é uma mansão de ouro, em algum lugar lá em cima nos céus. Uma grande casa  com muitos quartos, mobília bonita, três ou quatro pavimentos, etc.”. Para que servem todos esses quartos? Você vai ter companhia? Pode ser, mas não eu. Se nós temos direito a uma casa grande, eu terei minha própria. Nem seu marido, ou filhos. Cada um deles terá sua própria casa e mobília para cuidar. Que tipo de mobília você vai querer ter? Um refrigerador? Televisão? Condicionador de ar? O que você vai ter em todos esses quartos? Camas? Quem irá dormir onde não há noite? E a cozinha? O que você vai cozinhar? E o banheiro? Para que banheiro? Amado, será que você não pode ver que esta falsa cidade é uma construção que edificamos com nossas imaginações naturais. Multidões de pessoas solitárias, cada um estabelecido em sua casa de ouro de 40 cômodos, sem ninguém com quem compartilhar tantos benefícios?
Tudo bem! Agora, pela mente do Cristo em nós, vamos ver o que Deus realmente tem para nós. A realidade do Espírito é muito melhor que os sonhos fantásticos que nós construímos em nossas mentes naturais, tão limitadas e finitas.
Há uma herança. Quanto a isto não há nenhuma dúvida. Então deve haver um povo que receberá esta herança. Isto é certo. Ela está reservada “para você que é mantido pelo poder de Deus, pela fé…”. Hebreus 9:15 nos fala que Jesus teve que morrer para que pudéssemos “receber a promessa, a herança eterna”. Aleluia!

Um Antegozo
Deus não nos deixou no escuro com relação a esta herança maravilhosa. Ele nos deu um penhor ou “antegozo” da plenitude. Volte a Efésios 1:13-14 e leia: no qual também vós, ouvindo a palavra da verdade, a Boa Nova da vossa salvação, e tendo nela também crido, fostes selados com o Espírito da promessa, o qual é o penhor da nossa herança até à redenção da possessão, para o louvor da Sua Glória. Agora, permita-me ler o verso 14, novamente, no Novo Testamento Ampliado: “O ESPÍRITO É A GARANTIA DE NOSSA HERANÇA, A PRIMÍCIA, O PENHOR, ANTEGOZO, O SINAL PAGO POR NOSSA HERANÇA EM ANTECIPAÇÃO PELA NOSSA REDENÇÃO COMPLETA, E A CONSECUÇÃO PLENA DA NOSSA POSSESSÃO, PARA O LOUVOR DA SUA GLÓRIA”.  Bem, o que você viu? Está claro que a HERANÇA tem a mesma substância e qualidade do ANTEGOZO, a diferença é que o antegozo é apenas uma prova da totalidade do que teremos. A experiência antecipada desta herança é o Espírito Santo que você recebeu depois de crer em Jesus Cristo, isto é, aceitando a Verdade pregada e personificada por ele no Evangelho do Reino de Deus. Seja franco, poderia haver explicação mais clara?

Queremos Mais!
Quando Paulo impôs as mãos sobre aqueles doze homens em Éfeso e os ouviu falar em línguas e profetizar, estava claro que eles receberam algo real e genuíno. O que foi? Era o pagamento inicial da herança deles. Quando o Espírito Santo manifestou-se na casa de Cornélio, levando-os a falar em línguas e exaltar a Deus, eles estavam dando evidência de ter recebido algo do qual eles queriam muito, mas quem é que tendo recebido um batismo real e genuíno no Espírito Santo, não sente vontade de receber mais e mais? No entanto, o que  recebemos é só o sinal, o penhor da herança resgatada para nós através da morte de nosso Senhor Jesus. Incorruptível, imaculada, separada e eterna. Glória a Deus, eu tenho vontade de gritar. E acho que vou!
Eu amo o Batismo no Espírito Santo. Eu amo os dons e as obras do Espírito. Eu amo a Unção que sinto agora. Porque estas coisas são uma “medida”, ou uma porção daquilo que me manterá e me sustentará eternamente. Você poderia dizer que estas coisas representam um “tijolo de ouro” em minha Mansão Celestial. Tudo bem! Você pode ficar zangado comigo, mas de qualquer forma, isto é verdade!

Espírito de Revelação
Voltemos a Efésios, no verso 17, Paulo disse que Deus nos daria o Espírito de sabedoria e revelação no conhecimento dEle. De forma que podemos ter algum entendimento espiritual das coisas de Deus, e que podemos conhecer “qual seja a esperança do seu chamado, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos,…”. Ó meus queridos, há tanto a saber sobre Ele, sobre esta herança gloriosa, mas nossas mentes são tão limitadas, tão naturais que precisamos que Deus nos ajude a ver.

Há tantas coisas que desejo lhe falar nesta mensagem, que você precisa ter espírito de revelação para entender. O mesmo espírito de revelação que foi dado quando estas coisas foram escritas. Não deixe que dúvidas e uma visão limitada lhe mantenham fora da Terra Prometida, a terra gloriosa da herança. Ela é sua! Ele a adquiriu para você. Ele já comprou e pagou. Agora é hora de cruzar o Jordão e entrar. O Dia é hoje, a hora é agora!
Agora eu tenho que deixar este glorioso Livro de Efésios, ou nunca terminarei esta mensagem. Vamos para Filipenses 3:12-14…

O Chamado Superior
Não que eu já a tenha alcançado, ou que  seja  perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se também consigo alcançar da mesma forma como também fui alcançado pelo Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja  alcançado; mas uma coisa faço, que é:  esquecendo-me  das  coisas que ficam para trás, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo em busca do prêmio do Chamado Superior de Deus no Cristo Jesus.”
Agora Paulo disse que Deus o alcançou para que ele pudesse alcançar algo. O quê? Bem, seja lá o que for, ele ainda não o tinha recebido mesmo depois de muitos anos de um ministério fiel e frutífero. Agora se você pensa que este Chamado Superior pelo qual Paulo buscava era o Céu, eu posso lhe assegurar, não era. Porque Paulo estava fazendo o que podia para seguir o alvo em busca daquele prêmio do Chamado Superior, contudo, ele teve muitas chances na vida para ir para o seio de Abraão. Se ele pelo menos tivesse ficado fora daquela cesta em Damasco, aqueles judeus teriam visto que o seio de Abraão o teria recebido no começo do seu ministério. Alguns judeus de Listra, na verdade, expulsaram Paulo da cidade e o deixaram para morrer, e lá ele ficou até que os santos se acercaram dele e oraram. Você pode imaginar alguém orando por você sem saber nada sobre seu chamado Superior? Ali Paulo teve uma excelente chance de ir para o seio de Abraão, desde Jerusalém, com cerca de 40 judeus sedentos de lhe ajudar. Mas ele teve que continuar e frustrar os seus planos, sem dizer quantos deles passaram fome até morrer. Não, o que Paulo buscava não era o céu. Ele sabia que o céu é habitação de Deus e não dele “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens” (Sl.ll5:16) o Reino de Deus é para “todo aquele que o quiser”. Mas ele buscava algo maior. Ele buscava um prêmio. O seio de Abraão não é um prêmio, é um PRESENTE da graça de Deus. O seio de Abraão ou o paraíso                                                                                                                                                                                                                                                                                           é para “todo aquele que o desejar”, inclusive para o ladrão agonizante, na hora da morte, (Lc. 23:43) e para o Cristão trinta-por-um. Paulo disse: “corro para que eu possa obter”. Ele buscava a maior dádiva de Deus para o homem.

Não são os Dons
Na época que Paulo escreveu a Carta aos Filipenses, desfrutava de um ministério maravilhoso de poder e de abundância dos Dons do Espírito, inúmeros milagres, cheio do Espírito Santo e falando em línguas estranhas mais que qualquer outro. Mas o Chamado Superior não era nada disso. E pensar que alguns dizem hoje que eles já chegaram lá, quando não têm nem uma fração do que este pequeno pregador ambulante, velho e de  pés cansados teve. Paulo tinha muito, mas, mesmo assim, admitiu livremente que não tinha conseguido o que buscava. E nem eu, meu irmão. Aleluia!
Este Chamado Superior não é a construção de muitas igrejas denominacionais, ou a vinculação a um determinado apostolado. Paulo teve tudo isso. E isso não consistia em ter visões, revelações, visitações ou experiências sobrenaturais. É algo além de tudo isso. É a plenitude daquilo do qual recebemos apenas uma amostra, o antegozo ou o sinal. É aquilo do qual nenhum homem alcançou plenamente, exceto Jesus de Nazaré, mas que está reservado para o fim dos tempos. E  o Fim dos tempos É AGORA! E  estamos a ponto de nos mudar.

Está Escrito
Onde Paulo descobriu estas verdades gloriosas? Um anjo desceu à noite e o visitou e lhe revelou estes segredos maravilhosos? Ou ele fez uma viagem ao longínquo Tibet para aprender os segredos dos sábios? Claro que não! Então como ele ficou sabendo a respeito deste Chamado Superior e da Plenitude do Espírito?

NO LIVRO!

 “Para a Lei e para o testemunho: se eles não falam de acordo com esta Palavra, é porque neles não há luz” - Isaías 8:20. E em Atos 24:14 e 26:22, o próprio Paulo disse que ele nunca pregou qualquer coisa que já não estivesse  escrito na Lei e os profetas. Assim deve estar lá. Filiação, Chamado Superior, Vencedor, Corpo do Cristo, Herança. Paulo pregou tudo isto, e pregou com base no Livro!
Se o que eles pregam não está no Livro, então você pode ter certeza, amado, não é o que você e eu buscamos. Não é o que Paulo buscava. Alguns estão se dirigindo para a perdição, mas eu já os ouvi em tempos passados, eu já  os ouvi falar dos pensamentos blasfemos das suas mentes corruptas. “Feche as velhas capas pretas da morte", eles diziam, “nós não precisamos mais do Livro. Ele é só uma muleta para o fraco, uma luz apenas para os que estão na escuridão. Agora, nós falamos a Palavra dele, e nós somos a Palavra vivente, nós não precisamos da letra morta”. Dessa forma, eles descartam o Livro, principalmente porque eles não podem obter as “suas revelações” nele.
Porém, ouçam-me hoje, e ouçam bem. Este tipo de heresia não está no verdadeiro Movimento de Deus para esta hora. Eles não são os eleitos de Deus. O que eles têm não é a Chuva Serôdia; é só o chuvisco do inimigo, um veneno inútil.

E Agora… Vamos para Cima

Voltemos a Efésios 3:18, onde Paulo ora para que você possa estar arraigado e fundamentado no amor, “a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais  compreender, com  todos os santos, qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede  todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus”. Você realmente acredita nisso? Que Deus deseja que você seja cheio de toda a abundância de Deus? Alguém poderia dizer: “Ó não, eu não teria coragem de dizer que…” Bem, você não precisa ter. Ele teve a coragem de dizer isto por você! Este é o desejo dele para o seu povo. Não que eles possam apenas viver e se manter em um plano inferior de existência, alimentando-se de doutrinas, programas, crescimento econômico, construções cada vez maiores e mais elaboradas, frustrações no espírito… Não! Não é nada disso. Deus deseja que você tenha a abundância…DELE! Que seja UM com Ele (João 17). Bem, não foi eu quem disse isto. Volte e leia novamente Efésios 3:18.
Deus quer que você compreenda, que saiba e entenda qual é a EXTENSÃO e a LARGURA, e a PROFUNDIDADE e a ALTURA. A extensão e a largura nos falamb do alcance de Deus. Olhe a barra Horizontal na Cruz do Calvário… com aquelas mãos preciosas estiradas a recolher toda a criação para o seu seio. Deus sempre esteve interessado na salvação do homem perdido. Há graça infinita e eterna para “todo aquele que quiser” de Deus… a extensão e a largura.
Agora olhe a parte vertical da Cruz na qual Jesus foi pendurado. Ela me fala da profundidade e da altura. Amigos, vocês nunca souberam a profundidade total à qual Jesus desceu para redimir os seus. Eu poderia passar o resto de meu tempo falando daquela jornada, do Céu para terra, da terra para o inferno, por causa do amor dele por nós. Aleluia! Mas graças a Deus, Ele retornou da jornada vitorioso. Ele venceu a terra e o inferno, o pecado e a doença, e foi exaltado acima do mais alto céu, louvado seja o seu Nome!
Mas agora, as alturas… Ó amigos, que glorioso alcance vertical em Deus foi disponibilizado pelo nosso Senhor Jesus Cristo aos que ousam crer. Está além da nossa mais ousada imaginação. “Excedendo abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos — verso 20.

Os Santos Alpinistas de Deus

Em todas as eras, enquanto o homem carnal vem tentando ampliar seus lucros, construir celeiros maiores, fazer um nome para si mesmo, Deus vem mantendo um povo que têm escalado as montanhas espirituais de Deus. Deixe outros falarem das suas grandes ações, do seu grande progresso, e do muito lucro conseguido na dimensão natural onde eles moram. Os Montanhistas do Espírito continuam deixando para trás estas coisas terrestres, e seguem para lugares mais altos em Deus. E são estes sinceros seguidores de Deus que tornaram possível cada novo Movimento do Espírito desde que Deus tem se relacionado com o homem.

Abraão: Amigo de Deus

Enquanto Babel estava sendo construída, enquanto os homens estavam dizendo: “Façamo-nos um nome, para que não sejamos dispersados…”,  Deus procurava um homem que pudesse ouvir sua voz. Isto foi quando Babel estava começando, quando Deus desceu e confundiu-lhes a linguagem, de forma que eles não pudessem entender um ao outro. E assim foi, e assim é hoje… os homens se esganam um ao outro, cada um tentando destruir seu vizinho, porque um não pode entender o idioma do outro. Mas nós estamos agora vivendo a hora da destruição da grande torre de Babel, e Deus levará as pessoas de volta a um idioma único e puro. E haverá paz.
Mas Deus encontrou um homem que podia ouvir sua voz. E a mensagem não era muito fácil. O homem devia deixar sua família, seus amigos, tudo aquilo pelo que ele tinha trabalhado, tudo aquilo que ele tinha acumulado neste mundo. Devia deixar para trás a oportunidade de expansão e maiores lucros no ambiente confortável da Babilônia. E aonde este chamado o estava conduzindo? Ele não sabia. Deus não lhe falara.
Mas seguiram com ele alguns que não foram convocados para este Chamado Superior. Ló amava a prosperidade de estar com o Tio Abraão. Há aqueles “companheiros de viagem” que viajam pelo simples prazer de viajar. Contanto que seja uma jornada tranquila. Eles gostam da mensagem, gostam de sentir a Unção do Espírito, como da liberdade de adoração. Mas não são chamados. Eles devem ser separados. Eu posso lhe falar por experiência que Abraão não gostava da idéia de perder Ló. Naquela terra estranha com tantos inimigos, e com poucos companheiros do seu próprio grupo, todo amigo contava. Mas Deus disse que Ló tinha que ir, não que ele fora chamado. Agora, eu estou certo de que Ló ficaria muito indignado só de pensar que alguém pudesse dizer que ele não fora chamado. Afinal de contas, veja quão fundo ele entrou nesta história. Ele tinha deixado Ur e Babilônia, não tinha? Ele não ficou em Harã, com Tera, ficou? Porém, ele não tinha o espírito de Alpinista que busca estender seu alcance Vertical. Ele estava interessado nas planícies irrigadas de Sodoma, ele estava ansioso por obter lucros na terra, se expandir e estender seu alcance horizontal.
Mas os olhos de Abraão estavam nas montanhas. E foi aqui, depois que ele foi separado daqueles que não estavam no Chamado Superior, que Deus permitiu-lhe ver sua herança. “Olhe, Abrão, norte e sul, leste e oeste. Tudo que você pode vir é seu. Hei de lhe dar isto”. Mas você tem certeza de que pode fazer isto, Senhor? Isto não vai abalar as economias de céu, ou levar-lhe a passar necessidades? Não seja tolo, e não tenha medo de pegar o que Deus lhe oferece. Você não sabe como Deus é grande, o que ele pode fazer ou o que ele pode dar.
Abraão acreditou. Assim está registrado. E há muito para os que vierem a crer. Quem era o “manda-chuva” no tempo de Abraão? Quem eram os príncipes tribais, os governadores, os senadores, os reis? Ninguém sabe. Mas nós temos um registro eterno daquele que ousou caminhar com Deus, e acreditar no que Deus lhe dizia!

Enquanto Ló tentava ampliar suas possessões, finalmente perdendo tudo aquilo que obtivera, Abraão, a seu tempo, estava a caminho do topo da montanha de Deus, irrompendo-se a um lugar novo em Deus, ao qual homem nenhum havia chegado antes. Ele se tornou o pai de uma nação de escolhidos e eleitos.

Uma Voz que Clama no Deserto

Nas margens barrentas do  Jordão, descalço e vestido com roupas estranhas, estava o filho de um Sacerdote do Templo. Seguir seu pai, Zacarias, significava que João podia ter alcançado o “círculo interno” daqueles que atingiram o alto ofício de Sacerdote do Templo.
Mas Jerusalém tinha se tornado um lugar de pecado e deslealdade. E a glória do Templo era uma coisa artificialmente idealizada pelo homem. Enquanto Jerusalém se gloriava nas suas conquistas e ostentava sua beleza e força baseadas no intelecto humano, Deus chamava alguém para vir para fora dos muros e buscar um novo lugar no Espírito. Deus não comungava  com a velha ordem, mas eles não sabiam disto, porque, em verdade, eles nunca O tinham conhecido.

Ninguém é Maior que João, o Batista

            Não havia ninguém a seguir, ninguém para mostrar-lhe o caminho. Era uma liderança genuína do Espírito. Ele não pôde seguir o pai dele, mesmo o amando muito, porque Zacarias estava enredado pela velha ordem. Mas, “suportando a repreensão”, João foi para fora dos portões, sem se importar com o que os outros poderiam pensar dele. Ele ouvia apenas a voz daquele que lhe falava do Céu.
   E João alcançou em Deus uma estatura que ninguém jamais havia alcançado. Certo, você não gostaria de registrar o que Jesus disse de VOCÊ, que “não há ninguém maior”? Ele foi a voz que apresentou o Filho de Deus, na Ação mais significativa de Deus, que jamais havia se passado antes na terra. E ele era aquela voz, porque ele tinha ouvido o chamado e ousara acreditar, e com isso,  escalou a mais alta montanha de Deus nos seus dias. Glória para Deus!

não Evangeliza?

Sem dúvida que isto poderia ter sido dito aos discípulos no local onde eles estavam reunidos enquanto se aproximava o dia do grande banquete de Pentecostes. Lá estavam eles, com a maior mensagem jamais entregue ao homem, sem fazer nada a respeito. Mas, só aparentemente. Eles tinham visto o Senhor vivo. Eles tiveram a prova da sua ressurreição. Eles tinham uma história para contar, uma mensagem para pregar. Então por que eles não saiam a falar às multidões de judeus sobre ela? A cidade estava repleta de homens de muitas nações. Esta era a oportunidade deles. O momento estava divinamente designado, parecia.
Mas onde estavam eles? Num encontro secreto de oração decidido por eles. Nenhum pesar pelas almas perdidas, alguns poderiam dizer. Nenhum zelo pela mensagem. Oh! A repreensão que vem sobre um pioneiro espiritual. Ninguém entende, ninguém parece ouvir. Mas eles tinham ouvido a voz do Senhor, e estavam obedecendo. Parecia que o dia oportuno passaria, e que Deus perderia a chance de alcançar as multidões. Mas Deus não se atrasou. Ele nunca se atrasa. Nós podemos ficar nervosos e excitados, mas Deus sabe o que está fazendo.
Dessa forma, enquanto outros festejavam e jogavam, eles jejuavam e oravam, até que se irromperam numa nova dimensão em Deus, a qual era antes totalmente desconhecida pela Igreja. Eles entraram em uma nova dimensão no Espírito. Eles caminharam por onde os homens nunca haviam caminhado antes. E eles abriram uma porta do Espírito para todos os homens de todos os lugares em todas as gerações. Tudo porque eles tinham ouvido a voz do Senhor, tinham-na obedecido, e ousaram acreditar nela.

O Justo Viverá pela Fé

A porta de bênção espiritual aberta em Pentecostes nunca foi fechada, entretanto a Igreja aparentemente entrou em um período de grande escuridão. Homens lutaram para ampliar a parte natural da Igreja. Grande esforço foi feito para mais expansão Horizontal, mas nenhum esforço para o crescimento Vertical. Como resultado, a escuridão que se abateu foi densa. Coisas indizíveis, nas quais não há nada edificante em referi-las, aconteceram na Sede da organização terrestre, em Roma.
Então, certo dia, Deus estendeu sua mão no meio desta bagunça e escolheu um Sacerdote e falou ao coração dele. O Sacerdote ouviu, acreditou, e em 31 de outubro de 1517, ele inscreveu seu nome para sempre na história quando pregou suas 95 teses na porta da sua Igreja, em Wittemburgo, abrindo assim uma porta para que os homens pudessem sair do meio da podridão da Religião de Roma, e entrassem num Novo Dia no Espírito.
Martinho Lutero teve um bom começo e fez grandes progressos no meio em que vivia. Ele poderia ter passado seu tempo ocupado com a expansão horizontal. Mas ele tinha ouvido um chamado divino, e quando ele começou uma escalada vertical voltada para Deus, ele incitou todos os demônios do inferno contra ele. Os líderes religiosos da sua época quiseram matá-lo, destruí-lo, por quê? Simplesmente porque está neles odiar aqueles que decidem seguir para o alto em direção a Deus, buscando maiores altitudes no Espírito.
De uma coisa você pode ter certeza. Organizações terrenas sempre encorajam o crescimento horizontal, enquanto desencorajam e lutam bravamente contra qualquer esforço de crescimento vertical. Olhe para a história e você verá que é verdade. É próprio da natureza dos sistemas religiosos, e eles não podem mudar. E você pode estar certo de que eles não mudarão. Deus finalmente destruirá o sistema religioso com o brilho da sua glória. Às vezes, eles podem se mostrar amorosos, e podem até parecer experimentar uma revivificação ocasional. Mas eles não podem mudar. Por isso, aqueles que se interessam em buscar por novas dimensões no Espírito, sempre tiveram que abandonar o sistema e, eventualmente, continuarão a fazê-lo.

Pentecostes Restaurada

Agora nós chegamos ao início de um novo século. Aqui nós vemos as Igrejas atuais, um pouco reavivadas de vez em quando, mas ainda tentando se expandir no reino da salvação pela fé. Mas aqui e acolá, difundidos pela face da terra, há agrupamentos de santos, ou mesmo indivíduos, buscando seriamente por um mover mais intenso do Espírito.
Em Topeka, no Kansas, EUA, no ano de 1900, um pregador metodista chamado Charles Parham retirou-se do campo evangelístico para buscar a Deus. Os outros não conseguiram entender as ações dele. Onde está seu compromisso para com as almas, Irmão Parham? Com um ministério evangelístico poderoso, e um discurso eloqüente, ele poderia ter ganho almas para Jesus. Mas onde ele estava? Em uma casa grande em Topeka, com um grupo de santos que estavam convencidos de que eles não tinham tudo aquilo que Deus reservara para eles, e também convencidos de que era hora da Igreja introduzir-se numa dimensão mais abrangente do Espírito.
Assim eles começaram uma escalada vertical para Deus, mas eles se depararam com tremendos poderes das trevas que se opunham obstinadamente a cada passo deles. Não obstante, eles buscassem a Deus.
Então, em 31 de dezembro de 1900, em um encontro na virada para o ano novo, uma mulher foi cheia com o Espírito e começou a falar em outras línguas. E daí? Daí que as pessoas próximas não entenderam nada sobre aquela ocasião momentosa, e muito menos se importaram. Mas uma porta para o Batismo glorioso com o Espírito Santo e com fogo estava sendo aberta para a Igreja do Fim dos Tempos.
A partir deste começo humilde, coisas começaram a acontecer ao redor do mundo. O Reavivamento brotou num movimento soberano do Espírito em Gales. Evan Roberts, e outros, foram alçados em um furacão glorioso de força espiritual, num dilúvio de chuva espiritual. No ano de 1904, Frank Bartleman e outros em Los Angeles, estavam se esforçando em espírito para que houvesse um Mover poderoso naquela cidade. Eles foram desprezados e rejeitados por aqueles que só tinham olhos para a expansão horizontal dentro do reino da salvação pela fé. Eles andaram de Igreja em Igreja buscando companheirismo no Espírito, mas parecia que tudo o que eles podiam fazer era clamar e gemer no espírito por uma escalada vertical em Deus. Eles foram expulsos.

Uma Inovação Poderosa

Deus estava ouvindo aqueles que clamavam por ele. E sua mão alcançou os pequenos grupos do Irmão Charles Parham, agora pregando em Houston, no Texas, e de lá chamou um pregador Nazareno Negro para ir para Los Angeles. E ele foi e pregou uma nova dimensão no Espírito, uma experiência nova em Deus. Ele foi rejeitado pelas formas existentes de religião. Mas Deus abriu-lhe uma porta, um edifício velho na Rua Azuza. Foi de lá que rios poderosos de poder e bênção começaram a fluir para os quatro cantos da terra. Alguém tinha ousado ouvir, acreditar, obedecer e trabalhar com ardor por coisas maiores. Os pioneiros de Deus estavam se  movimentando!
Dali em diante houve uma disseminação poderosa do Evangelho. Igrejas, cidades, e nações eram abaladas pela poderosa força de Deus expressada através de seus humildes criados. Nesta grande colheita, foram levadas milhares e milhares de almas ao reino. Igrejas brotaram por todo o país,  apesar da oposição violenta e ferrenha do sistema religioso. Este é o padrão. Uma nova escalada vertical no Espírito produziu uma maior expansão horizontal que jamais foi vista ou pensada antes na velha ordem do homem. Olhe para a Igreja Primitiva.
Depois de alguns anos de reavivamento glorioso nos primeiros anos deste século, o homem começou a assumir a direção. Organizações começaram a se formar. Comunidades, denominações, pastores credenciados começaram a invadir Pentecostes. “Isto é para que possamos expandir mais”, diziam eles. Para manter os lucros: um serviço milionário, quer dizer, missionário mais eficiente. Se era para expandir, eles faziam. Porém, a escalada vertical parou. O Reavivamento Pentecostal foi dividido em muitas facções. Igrejas e pregadores lutavam uns contra os outros, enquanto o mundo e o inimigo olhavam e riam.

Um Novo Dia está Raiando

Agora é chegada a hora de outra inovação. Homens e mulheres estão gemendo no Espírito pelo último grande Movimento do Espírito, o qual foi  profetizado para o fim dos tempos. Uma grande batalha está acontecendo, porém, imperceptível, para a maioria que fica admirando seu lindo sistema religioso e deleitando-se na grande expansão e nos lucros conseguidos.
Mas os eleitos estão clamando a Deus para introduzi-los na plenitude da herança. O que aconteceu na Rua de Azuza era uma restauração das “primícias” ou o “Penhor”. Mas, eis que é chegada a hora. É tempo de ser revelada toda a herança que Deus prometeu. A restauração do penhor aconteceu para preparar nossos corações para aquilo que está para acontecer. O derramamento do Espírito sobre o povo denominacional nos nossos dias não é o ponto final, isto é apenas a preparação deles para este último grande reavivamento.
Quando Deus se moveu de modo soberano em uma comunidade Menonita e derramou seu Espírito sobre eles, uma profecia poderosa foi dada. Uma parte daquela profecia disse que o que tinha acontecido recentemente em reavivamento espiritual era como uma gota e meia de água em um balde de nove litros em comparação com o que estava por vir. Eu creio nisto! O Reavivamento mais poderoso que este mundo jamais viu está a caminho. Eu declaro isto com antecedência. Eu não terei que lhe falar sobre isto quando acontecer, você será alcançado pelo Mover mais poderoso de Deus na história! Mas eu lhe estimulo a estar pronto. Prepare seu coração para ter fé. Acontecerão coisas tremendas que abalarão a mente natural. Você terá que ter fé divina para poder acreditar no que está para acontecer.

Uma Separação bate à Porta

Como nos dias de Abraão, de Paulo, de Lutero, e de todos os outros pioneiros espirituais, há hoje uma separação tomando forma. As paredes da ordem velha estão desmoronando para aqueles que estão se movendo em Deus. Eles descobrem que não podem ficar nos sistemas do homem e que podem entrar, neste último grande movimento, na abundância de nossa herança gloriosa. Muitas vezes, isto provoca o rasgar da nossa carne e nos leva a abrir mão das nossas preferências naturais e nossos desejos, pois que somos forçados a dizer adeus àqueles que não ouviram a voz daquele que fala do Céu.
Mas, toda a criação suspira por este dia de libertação, e eu agradeço a Deus por ele estar à mão. Romanos, capítulo 5, fala do sofrimento pelos quais os chamados de Deus têm que passar e da glória que será revelada em nós. A criação espera pela manifestação desta glória. Ela ainda não tinha sido revelada nos dias de Paulo, mesmo com todos os benefícios do Pentecostes.
O verso 23 diz que até mesmo nós, que temos todas razões para sermos as pessoas mais felizes na terra — e nós somos — ainda gememos dentro de nós mesmos, esperando por este glorioso evento do fim dos tempos, o qual nos conduzira à plena salvação, ou libertação de todos os inimigos da humanidade.

Você Será um Pioneiro?

Preparem seus corações. É um grande dia. Mas você se deparará com muitos adversários, se você se propuser a caminhar com Deus. Isto é para o destemido no espírito, para os que ousam acreditar no melhor e mais alto de Deus. Mas, para os que tiveram a visão da herança e provaram das primícias, não há escolha. Ou vive ou morre, ou nada ou afunda, neste último dia eles devem seguir seu caminho para uma dimensão nova no Espírito.
E agradeça a Deus, porque há vitória, uma vitória gloriosa. Eu não posso lhe prometer um caminho tranqüilo, sem dificuldades. Mas posso lhe prometer a Presença dele ao longo do caminho. Isto virá por um ato soberano de Deus. Mas virá apenas para aqueles cujos corações estão prontos, preparados, e fiéis. Portanto, permaneçam firmes na fé, neguem a si mesmos como homens, porque a última vitória sobre todo inimigo está à mão!

____________________________________________________________________________
Solicite mais materiais: E-mail: www.minist.apostolico@ibest.com.br – Gutemberg L. Braga


[1]  Nota do Tradutor:
A Palavra grega  “oikonomian” usada por Paulo e que aqui traduzimos como “economia”, não pode ser entendida como dispensação, ou “período de tempo no qual o indivíduo experimentará julgamento ou provação da sua obediência em relação à vontade de Deus”. “oikonomian”, ou, economia,  significa “a organização dos diversos elementos de um todo”, por isso preferimos, ao traduzir este livro, buscar no N.T. em Grego, com transliteração para o Inglês, o significado mais adequado à mensagem passada por Paulo em sua Carta aos Efésios. A palavra “dispensação” usada na versão de João Ferreira de Almeida tem outros significados e não traduz o verdadeiro significado da mensagem de Paulo. O que Paulo nos diz é que “quando chegar a plenitude dos tempos, todas as coisas serão reorganizadas, harmonizadas e reunidas em UM só: no Cristo”, nada mais. Tudo veio a ser por Ele, nEle subsiste, e a Ele se destina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário