sexta-feira, 16 de março de 2012

POR QUE O HOMEM VALE O PREÇO DO SANGUE DE JESUS?


POR QUE O HOMEM VALE O PREÇO
DO SANGUE DE JESUS?

         Devo dizer que a revelação que o apóstolo Pedro teve da parte de Deus sobre o valor que Ele se dispõe a pagar pelo resgate do homem me levou a uma profunda reflexão“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebestes dos vossos pais,  mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto nestes últimos tempos por amor de vós (IPe.1:18-20). A minha pergunta é por que o homem vale o preço do sangue de Jesus? O que há em sua vida que o torna mais valioso do que o dólar, a libra esterlina, o ouro, a prata ou qualquer outra moeda de grande valor sobre a Terra.
       O homem é tão valioso que Deus decidiu pagar o preço do sangue de seu filho para resgatá-lo, mas em contra partida, o diabo também faz de tudo para tê-lo, afinal o que há em sua vida que tanto Deus quanto o diabo se interessam por ele.
         De uma coisa estou seguro ninguém investe em algo que não tem valor. Se Deus se dispos a investir o preço do sangue de Seu filho para resgatar ao homem é porque realmente ele vale esse valor. Deus se dispõe a pagar esse tão alto preço pela vida do homem, a fim restaurá-lo ao propósito para o qual ele foi criado originalmenteDesta maneira, quero lhe mostrar porque você vale tanto para Deus ao ponto Dele pagar o preço do sangue de seu filho para lhe resgatar.
     
O HOMEM FOI O ÚNICO SER QUE DEUS
CRIOU COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS.

         Existem algumas teorias sobre a criação do homem, uma delas afirma que o homem foi criado de uma evolução, o homem inicialmente era um primata, ou seja, um macaco, ele foi se evoluindo até que se tornou gente. A outra teoria fala que houve um big bang daí surgiu o universo e conseqüentemente o homem. Mas a Bíblia, a palavra de Deus, nos revela como o criador do universo criou todas as coisas que existem, ela não diz que a origem humana veio dos macacos e muito menos de uma explosão nuclear, mas das mãos do Deus criador de tudo quanto há: “do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam; pois ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre as águas” (Sl.24:1-2).  
        Na criação, Deus usou duas palavras básicas para criar tudo o que fez antes de criar o homem: haja e produza. No entanto, quando Ele foi criar o homem não usou nenhuma destas duas palavras, simplesmente disse: Façamos. Isso nos mostra que de tudo quanto Deus criou, o homem foi o único que Ele colocou as Suas mãos para criá-lo: “Então disse Deus: Façamos o homem ...” (Gn.1:26). O valor da vida humana está em que ela foi criada por Deus, não vimos como dizem os estudiosos de uma evolução, muito menos de uma explosão, mas das mãos poderosas do nosso Criador: “Formou o Senhor Deus o homem do pó da Terra...” (Gn.2:7).
         Deus se dispõe a pagar o preço do sangue de Seu filho para resgatar o homem porque ele foi criado por suas próprias mãos e tudo que Deus faz é muito bom: “Viu Deus que tudo o que tinha feito, e que era muito bom” (Gn.1:31). Alguém pode até não lhe valorizar, quem sabe até você mesmo pode não se dar valor, mas Aquele que lhe criou sabe o valor que você tem. Por isso, Deus deseja tê-lo de volta no seu convívio para sempre e, por esta razão, se dispõe a pagar o mais alto preço por sua vida, o sangue de Jesus. Satanás também deseja o homem porque ele jamais seria capaz de criar uma jóia tão preciosa como a vida humana, ele quer usar o melhor da criação de Deus.
O HOMEM FOI O ÚNICO COM QUEM DEUS
COMPARTILHOU  A SUA  NATUREZA
E SEMELHANÇA

        Deus, ao criar o homem, não apenas colocou as Suas mãos, mas soprou o fôlego de vida sobre suas narinas, compartilhando, assim, sua própria natureza com a humanidade: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...” (Gn.1:26). Deus é espírito, por isso, quando Ele criou o homem à sua imagem, estava fazendo segundo à sua natureza, por esta razão, Davi disse: “Contudo, pouco menor do que Deus o fizeste, e de glória o coroaste” (Sl.8:5). Conhecendo a origem do homem, podemos entender porque ele vale o preço do sangue de Jesus. Deus criou o homem um pouco menor do que Ele, segundo à sua natureza, para que a humanidade seja conforme o seu criador.
        Deus também criou o homem conforme à sua semelhança: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança...” (Gn.1:26). Semelhança fala de potencial, isso significa que Deus, ao criar o homem, compartilhou com ele seu potencial. Desta maneira, veja o que Deus colocou na vida do homem ao criá-lo, a sua natureza e o seu potencial. Muito embora saibamos que toda esta capacidade divina que Deus depositou na vida do homem ao criá-lo foi manchada devido o pecado, por isso, para Deus nos resgatar ao plano original, Ele se dispõe a pagar o mais alto preço, o sangue de seu filho: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados” (Cl.1:14).
        De tudo que Deus criou, o único que Ele colocou as suas mãos, natureza e potencial foi o homem, por isso, seu valor é inestimável. Por esta razão, tanto Deus quanto o diabo buscam o homem, Deus porque sabe o que colocou em sua vida quando o criou e o diabo porque sabe que jamais poderia criar alguém com tantas qualificações para realizar o seu propósito sobre a Terra. Deus deseja resgatar o homem para restaurar a sua natureza e potencial que foram danificados pelo pecado, a fim de que o homem possa viver para sempre em seu Reino eterno e ser usado para cumprir o seu propósito sobre a Terra.

O HOMEM FOI CRIADO PARA GOVERNAR
         Tudo o que Deus faz é para cumprir um propósito, por isso, Ele criou o homem por causa do Seu propósito. O homem não foi criado sem finalidade ou tão somente para encher a Terra, de modo algum, ele foi criado com um propósito claro e definido, o homem foi criado para governar a Terra: “Então disse Deus: façamos o homem à nossa imagem e semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a Terra” (Gn.1:26).
         Deus criou o homem à sua imagem e semelhança com propósito, Ele o fez porque necessitava de alguém que tivesse a sua natureza e potencial para governar a Terra. Por isso, o homem, de toda a criação, foi o único a ser criado com uma inteligência racional para se relacionar com Deus e seguir suas instruções, a fim de governar a Terra sob a Sua orientação: “Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves do céu e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra” (Sl. 8:6-9).
         No princípio Deus criou o homem reto e justo para governar a Terra, mas a serpente levou ao pecado, tornando-o pecador: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória da Deus” (Rm.3:23). Foi após o pecado que satanás pode usar o potencial humano para estabelecer sobre a Terra toda sorte de corrupção, desonestidade, maldade, perversidade, sofrimento e, ainda, trouxe para sua vida todo tipo de enfermidade, moléstia e angústia: “Pois se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e o dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm.5:17).
         Por causa do pecado do primeiro homem criado, todos participam do sofrimento que veio sobre a terra, mas pela justiça de um só homem, Jesus Cristo, todos podem ser reconciliados com Deus para dar continuidade ao propósito dos justos governarem a Terra em vida. Essa é uma oportunidade imperdível para toda criatura humana, basta reconhecer Jesus como salvador e Rei da sua vida: “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele seja glória e poder para todo o sempre. Amém” (Ap.1:5-6).
        Deus, no princípio da criação, criou o homem para governar, mas satanás o levou ao pecado e, assim, a Terra foi cheia da maldade. No entanto, Deus enviou Jesus para nos resgatar e nos restaurar à uma posição de governo porque Ele deseja encher a Terra com a sua bondade e isso só acontecerá através do governo dos justos: “...Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele seja glória e poder para todo o sempre. Amém...” Abra o seu coração para essa verdade de Deus e creia em Jesus de todo o coração porque ele vai mudar a sua história e através de você Ele vai mudar a história da Terra.

     
                                                                                                           Deus te abençoe
                                                                                                           Gutemberg Braga

1


Nenhum comentário:

Postar um comentário