sábado, 10 de março de 2012

O RADICALISMO DO PROFETA



Um profeta é inevitavelmente uma figura que ameaça a situação atual. O institucionalismo pode produzir seus profetas, mas estes serão homens de sua própria espécie, falando somente o que o sistema quer ouvir e dando uma aparência divina ao que é essencialmente estéril ou perverso. Em contraste, homens enviados por Deus permanecerão fora deste contexto e suas palavras não apoiarão, mas desafiarão os conceitos formados e os rituais estabelecidos.
Jeremias entrou em controvérsia com os profetas institucionalizados que falavam ao povo o que este queria ouvir: que não seriam conquistados pela Babilônia. Estes homens sustentavam a ordem existente e apoiavam o que Deus havia rejeitado. Viam somente o reino material e profetizavam em correspondência a homens, não a Deus. Preocupados com o reconhecimento e sua posição, prostituíam o seu potencial de autoridade em favor de benefícios próprios. Enquanto isso, Jeremias declarava a palavra de julgamento de Deus, à custa de sacrifício pessoal.
O propósito da profecia não é agradar os ouvidos dos homens. Ela é a auto-expressão de Deus: declara sua vontade e desejos; dá sua avaliação da situação. Ao fazer isto, a profecia é diametralmente contrária a expressão da vontade e desejos do homem, pois estes entram em choque com a vontade e desejos de Deus. Portanto, muitas vezes o profeta de Deus terá que denunciar os profetas dos homens. Miquéiais fez isso, ao declarar que os falsos profetas faziam errar o povo de Deus, não tinham nada dele e estavam na verdade em guerra contra o Senhor (Mq.3:5-12)!
DEPENDÊNCIA DE DEUS
O próprio profeta encarna o princípio de que o homem está designado para viver e funcionar na dependência de Deus. Desta forma, sua vida e suas palavras irão contra qualquer tipo ou forma de independência, quer seja por desejo e ambição; por pensamentos e conceitos; de propósito e alvo. Devem dar lugar ao reconhecimento da supremacia e da glória de Deus, submetendo-se a Ele de todo o coração e vontade. Somente desta maneira o homem pode achar segurança e realização.
Há, portanto, muita coisa para a qual o profeta é enviado a destruir. Arrancar e derrubar, destruir e demolir, precedem o construir e o planejar (Jr.1:10). O coração do profeta é criativo, não destrutivo, pois reflete o coração do seu Deus. Mas o mal deve ser destruído para que o bem possa florescer; e o chão deve ser limpo dos entulhos para que um novo edifício possa crescer no lugar, com firmeza.
Séculos de conceitos e idéias falsas têm paralisado a Cristandade ao ponto de total inatividade ou a têm desviado para atividades erradas. Séculos de estruturas religiosas humanas têm levado o espírito do homem a tal servidão, que ele está dentro de uma masmorra de formas e rituais sem nenhum conhecimento verdadeiro do Deus vivo. O profeta permanece em oposição frontal a toda essa escravidão e declara liberdade aos homens.
Facilmente aqueles que querem servir a Deus aceitam conceitos e idéias tradicionais! Quão facilmente o inimigo tem conseguido semear conceitos falsos no solo fértil desta receptividade! Seja onde for que o homem confie em alguma outra coisa além de Deus, para sua segurança, há perigo. Quando ele confia num credo ou sistema tradicional ao invés de confiar naquilo que Deus está falando às igrejas, ele está exposto ao engano. Também não é seguro abraçar o evangelicalismo como a ala da igreja que se recusou a ser escravizada pela tradição; embora tenha rejeitado as formas exteriores e os rituais religiosos do catolicismo, substituiu-os por um sistema de ortodoxia e prática religiosa igualmente escravizadores. São aquelas mesmas idéias gnósticas que começaram a envenenar a corrente sangüínea da igreja nos seus primeiros dias e que estão encontrando uma pronta aceitação no meio evangélico hoje.
DESTRUINDO FALSOS CONCEITOS
O profeta se oporá a todas essas idéias falsas, pois seu desejo é uma igreja sã e unida, livre de interesses sectaristas. Ele atacará a consciência pecaminosa e impotente daquilo que hoje leva o nome de Cristandade, tão vigorosamente quanto seus colegas no passado atacavam as religiões falsas que contaminavam a vida espiritual de Israel. A mentira escraviza ao passo que a verdade liberta. Ouvindo a verdade, o povo de Deus é despertado para ver a prisão em que se encontra, ao mesmo tempo em que vê a porta de escape que permanece aberta. Os profetas de hoje, como nos dias de Moisés, conduzem o povo para fora desta escravidão, destruindo todos os obstáculos em nome do Senhor e trazendo julgamento àquilo que tem escravizado o povo de Deus.
A tendência do ser humano é organizar e solidificar tudo o que ele toca. Sua insegurança exige que ele tente estabelecer firmes pontos de referência para si mesmo. Por isso ele constrói instituições que outrora eram uma expressão flexível de vida. O Deus que declara que “é o que é” recusa-se a ser preso ou limitado. Uma igreja que está designada a encarnar e expressar Deus não pode ficar presa a uma forma ou padrão fixos.
De fato, se Deus “é o que é” devemos dizer da igreja que ela também “é o que é”. Por perceber que o propósito e atividade de Deus são de suprema importância, o profeta se oporá ao institucionalismo estático que o homem erigiu para substituir a dependência viva em Deus e trabalhará pela visão do corpo.
A experiência do profeta é de um caminhar contínuo com Deus, uma experiência viva com ele. Sua vida e palavras convidam e inspiram o povo de Deus a uma experiência semelhante. Não lhes é permitido continuar na estrutura confortável e segura do formalismo, previsível em todo o seu curso. Antes, devem ser chamados para sair desta segurança aparente a fim de seguir o Deus que está falando, muitas vezes sem saber para onde vão. Foi tal obediência de fé que justificou Abraão. É tal fé que ainda agradará a Deus hoje. O propósito da igreja é ser auto-expressão de Deus e ela deve mover-se para onde quer que ele a dirija, seguindo-o para onde quer que ele vá. O profeta vive desta maneira e comunica isto à igreja.
Assim como ele ataca e destrói idéias erradas acerca do relacionamento com  Deus, da justiça, da natureza e do propósito da igreja, o profeta buscará da mesma forma minar e substituir concepções errôneas de profecia e escatologia. Por não ter uma experiência viva com a voz de Deus, a igreja se tornou a base reprodutora de uma superabundância de idéias humanas e demoníacas. Muitas dessas idéias efetivamente minam o propósito de Deus e relegam seu procedimento com o homem à categoria de uma seqüência rígida de acontecimentos futuros.
Porém, Deus é vivo e real! Está ativo e responsivo aos acontecimentos! Ele não é uma máquina e nem um computador programado de um curso preestabelecido e fixo. Portanto, ao destruir falsas idéias escatológicas, o profeta libertará o povo de Deus de vários becos sem saída, ao mesmo tempo em que o levará ao indispensável conhecimento do Deus vivo e à experiência viva com ele.
Temos falado muito do efeito destrutivo do ministério do profeta sobre tudo o que assume o lugar de Deus ou se lhe opõe. Temos também procurado expressar porque ele tem este papel, além de alguns dos resultados positivos que ele espera, ao assentar um bom fundamento e construir sobre o mesmo num local bem preparado, mas devemos também ter cautela contra a aspereza humana no papel destrutivo do profeta. Alguns têm usado o disfarce de profeta para justificar as expressões de amargura e ressentimento humanos, de vingança e provocação.
EXPRESSANDO A VONTADE DE DEUS
Não importa neste caso se o que eles atacam é realmente contrário ao coração e  vontade de  Deus. Nunca é demais enfatizar o fato essencial de que o profeta é um meio para expressar a Palavra de Deus, e  somente ela. Jesus exemplificou a voz destrutiva de Deus um muitas ocasiões, mas nunca com algum motivo de interesse humano. Sempre falava a Palavra de Deus, e somente ela, e muitas vezes expressava-se com tristeza por causa daqueles de quem ele falava.
Neste assunto todo, um princípio que o autor deste estudo aprendeu de Deus há uns treze anos, e que desde então tem procurado praticar, é corresponder ao Espírito de Deus ao atacar e minar idéias e conceitos falsos que mantém a igreja em escravidão, mas normalmente abster-se de atacar as pessoas que propõem tais idéias. Estas permanecem ou caem diante de seus próprios ensinos.
Tem-se falado que Moisés entendeu os caminhos de Deus, enquanto que Israel como um todo somente viu os atos de Deus. É parte principal da consciência profética apreciar não somente o que Deus está fazendo, mas entender porque ele está fazendo aquilo, e ter um senso de estratégia.
O profeta sempre dirigirá a atenção para a raiz do problema, removendo os entulhos e esforçando-se para estabelecer uma raiz através da qual possa desenvolver-se aquilo que Deus tenciona realizar. Nisto ele é realmente radical, pois um radical é aquele que vai à raiz do problema para atingi-lo. Inevitavelmente neste ponto ele entra em conflito com as instituições religiosas que por séculos têm acumulado tradições e perdido de vista as raízes das quais a Cristandade surgiu.
Mas não é somente renovando os conceitos da igreja que o profeta estará ativo. Ele também expressará a vontade de Deus para o seu povo em qualquer ponto determinado de sua história. Ele trará direção, dando a perspectiva de Deus e exortando a igreja para corresponder às circunstâncias e acontecimentos como o seu Senhor deseja. Ele explicará o significado da situação atual e delineará os passos imediatos e necessários para, a partir daí, adentrar mais na vontade de Deus e expressá-la. Esta expressão da vontade e palavra atuais de Deus será colocada no contexto de uma declaração contínua do seu propósito geral. O profeta esclarece a profecia e a escatologia ao povo de Deus pois não está interessado em sistemas e interpretações literalistas, baseados em lógica e dedução humanas. Ele vê na profecia a revelação do coração do Pai (sua vontade e desejo) e de seus princípios (a base pela qual ele ordena e age). Estas coisas o profeta vê por revelação e as expõe ao povo de Deus.
É necessário que haja um profeta para interpretar um profeta, pois nenhuma profecia bíblica pode ter interpretação particular. Assim como as profecias registradas não se originaram da vontade humana mas sim da inspiração do Espírito, através de homens específicos, assim também hoje a interpretação destas profecias depende de um dom: o ministério profético (2 Pe.1:20-21). Assim como as declarações dos profetas devem ser julgadas por outros profetas (1 Co.14:29) as palavras dos profetas devem ser interpretadas por outros profetas.
DANDO UMA VISÃO DE DEUS
Neste contexto uma nova escatologia emerge. Não um sistema, nem uma estrutura minuciosa do alvo e desígnio de Deus que atrai seu povo à consumação destes propósitos. Como escatologia bíblica, muitas vezes ela será em visão parábola, muitas vezes “codificada”, mas sempre inspirando visão e coragem. É uma escatologia viva, não acadêmica. É espiritual e não literal. É substancial por  ter a realidade de Deus, não rígida como a assim chamada ortodoxa nem restrita pelas limitações da lógica humana. É uma  visão de Deus.
Tal escatologia é imediatamente incompatível com qualquer sistema formal e estático. Inevitavelmente torna-se uma ameaça aos fornecedores de pacotes proféticos bem elaborados cuja segurança depende da predição de um curso estabelecido de acontecimentos futuros. No entanto, esta escatologia participa da essência do que é verdadeiramente profético: comunica Deus, não planos e acontecimentos. Enfatiza a realização de seu propósito, a manifestação do seu reino e dá espaço para aquele que “é o que é” desenvolvê-lo como achar melhor. Portanto, o profeta liberta os homens da dependência de auxílios e apoios exteriores e os amarra em Deus. Ao fazer isto, sua natureza essencialmente radical é mais plenamente expressada, pois nisto se acha a raiz da sua existência.
O homem se tornou independente e Deus o chama de volta à rendição e à dependência. Ele o chama através de seus profetas, equipando-os para fazer emaranhados de indiferença e engano. Ele toca seus corações e os inspira com a visão de si mesmo e de sua glória,  mostrando-lhes sua vontade e propósito.
John Maclauchlan

Um comentário:

  1. Glória a Deus irmão por essa obra marvilhosa e por ter postado aqui, estava lendo na casa de um irmão e não deu tempo de terminar lá, mas meu espírito ardia para terminar e consegui temrinar de ler aqui, gloria a Deus, Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir