sábado, 20 de agosto de 2016

QUEM SERÁ DESTRUÍDO PELO FOGO: A TERRA OU OS ÍMPIOS?

QUEM SERÁ DESTRUÍDO PELO FOGO:
A TERRA OU OS ÍMPIOS?

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”
Há uma convicção de fé muito forte no meio da igreja cristã de que a terra será queimada com fogo e assim será destruída, não havendo outra alternativa para os cristãos a não ser morar no céu. Mas de onde surgiu este ensino no seio da igreja? Houve um período da nossa história chamado de idade média ou período das trevas e escuridão. Neste tempo, os cleros da igreja romana começaram a vender as indulgências, ou seja, uma morada no céu e, para justificar a sua oferta, afirmavam que a terra seria destruída pelo fogo. Esta visão foi bem recebida pela igreja depois da reforma e continua sendo a verdade para os milhares de líderes que conduzem a igreja denominacional. A maioria absoluta dos cristãos em toda a terra crê que este ensino é verdadeiro. Muitas mensagens já foram pregadas defendendo essa crença, há até quadros pintados fortalecendo este ponto de vista.
Sabemos que a testemunha de Jesus é o Espírito da Profecia (Ap.19:10b), ou seja, quem conhece com profundidade os ensinos de Jesus é o ministério profético, por isso o próprio Senhor disse: “Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas” (Mt.17:12). Elias é a figura do ministério profético que o Senhor enviará neste último dia para restaurar a verdade na vida da Igreja de Cristo, a fim de que o Seu povo possa firmar a sua fé em fundamentos sólidos e não em fábulas “Não vos fizemos saber o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas, mas nós mesmos vimos a Sua majestade” (IIPe.1:16).
Agora que você já sabe de onde surgiu este ensino que faz parte da doutrina da maioria das denominações e igrejas neopentecostais, vamos ver à luz da revelação bíblica, quem de fato será destruído pelo fogo.

De certo o fogo virá
Quanto ao juízo com fogo que o Senhor disse que virá neste tempo do fim nenhum cristão deve ter dúvida, pois certamente ocorrerá. O primeiro juízo que Deus trouxe sobre quase toda a humanidade e todos os demais seres vivos foi com água no tempo de Noé. Neste mesmo tempo o Senhor fez uma aliança com a humanidade de que não traria jamais outro juízo com água sobre a terra para destruir tudo. Ele selou sua aliança colocando o arco-celeste no céu “Estabeleço convosco a minha aliança: Não mais será destruído tudo o que tem vida pelas águas do dilúvio; não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, por gerações perpétuas o meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver uma aliança entre mim e a terra” (Gn.9:11-13). Sabemos que o arco-celeste é formado da luz do sol sobre as águas. Perceba que o primeiro grande juízo sobre a humanidade veio através da água, mas o segundo grande juízo virá através do fogo. O arco-celeste já anunciava isso profeticamente, pois o sol é fogo. O profeta Malaquias se referindo ao dia do juízo disse: “Certamente aquele dia vem: ardendo como fornalha” (Ml.4:1).

A quem o fogo consumirá
O juízo com fogo é uma realidade, mas será destinado com o objetivo específico, assim nos falaram os profetas, Jesus e os seus apóstolos.
O profeta Isaías disse: “A terra está contaminada por causa dos seus moradores; desobedeceram as leis, mudaram os estatutos, e quebraram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra, os que nela habitam se tornam culpados. Portanto serão queimados os moradores da terra e poucos homens restarão” (Is.24:5-6). Isaías viu que os homens se corromperam e por isso uma grande parte deles será destruída pelo fogo, mas veja que há outros que o fogo não consome.
Malaquias foi outro profeta que viu o tempo do fim e disse: “Certamente aquele dia vem: arderá como fornalha. Todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como o restolho, e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo... Pisareis os ímpios, por que se farão cinza debaixo das plantas dos vossos pés naquele dia que preparei, diz o Senhor dos exércitos” (Ml.4:1,3).
Tanto o profeta Isaías quanto Malaquias nos mostram de maneira clara que a terra não será queimada, mas os ímpios que habitam sobre a terra.
Jesus também falou sobre o tempo do fim através das parábolas do Reino. Ele contou uma parábola dizendo que o Reino de Deus é semelhante a um homem que semeia boa semente no campo. Mas enquanto os homens dormiam, veio o seu inimigo, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se (Mt.13:24-25). Na interpretação desta parábola Jesus disse: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa. Por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio, atai-o em molhos para o queimar...” (Mt.13:30). Jesus agora vai explicar quem é o joio e seu fim “O joio são os filhos do maligno, e lança-lo-ão na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes” (Mt.13:38b,42). Podemos notar que o ensino de Jesus não diverge em nada dos profetas anteriores, e mais uma vez os ímpios são quem serão queimados e não a terra.
O apóstolo Pedro também viu o dia do Senhor e acerca dele disse: “Mas o dia do Senhor virá como um ladrão (para os que estão em trevas – ITs.5:4). Os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão (quem serão estes elementos que serão queimados e se desfarão?), e a terra e as obras que nela há, serão descobertas” (IIPe.3:10). Neste texto a terra ficará intacta; mas há elementos que vão ser queimados, veja o que Pedro disse no versículo anterior “Mas os céus e a terra que existem agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo (Pedro aqui está falando do sistema do mal que atingiu os céus e a terra), sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios” (IIPe.3:7). Pedro também viu que o fogo só vai queimar os ímpios.
O apóstolo João foi outro que viu o juízo do Senhor vindo neste último dia: “Iraram-se as nações, então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra” (Ap.11:19). Associe este texto com o de Isaías.24:5-6, e você verá claramente que quem destrói a terra são os ímpios e por isso o fogo os queimará.

A sua herança não será destruída
Não deseje que a sua herança seja queimada, pois a terra foi o que Deus deu ao homem “Os mais altos céus são do Senhor, mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens” (Sl.115:16), Jesus ensinando as bem-aventuranças disse: “Bem-aventurado os justos porque eles herdarão a terra” (Mt.5:5). Davi, de quem Jesus herdou o trono, foi contundente em afirmar que os justos herdarão a terra “Pois os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra (Sl.37:9), os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz (Sl.37:11), espera no Senhor, e guarda o seu caminho. Ele te exaltará para herdares a terra” (Sl.37:34). Nenhum cristão que ama o Senhor deve desprezar a sua herança, pois esta é a bênção de Abraão confirmada na vida dos justos que viverão no Reino de Deus “A promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão ou a sua posteridade, mas pela justiça da fé (Rm.4:13) e, se sois de Cristo, então sois descendentes de Abraão, e herdeiros conforme a promessa” (Gl.3:29).

Não creia em fábulas
A história que a terra será queimada é uma grande mentira de Satanás para enganar os legítimos filhos de Deus a não lutar pela sua restauração e deixá-la como está nas mãos do maligno sob o pretexto de que será destruída. Este ensino mentiroso não encontra fundamento nas escrituras, por isso, devemos nos levantar no Senhor para sermos instrumentos em suas mãos para trabalharmos em prol da redenção dos perdidos e devemos avançar conquistando territórios, fazendo com que satanás vá recuando. Assim, seremos cheios da mesma esperança que Pedro tinha “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (IIPe.3:13).

Alimente-se da verdade e viva nela, para que você não ande como muitos crendo em uma falsa mentira que, por milhares de anos, está alojada nos corações de muitos dos filhos de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário