quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS

Os sonhos são como combustíveis que fazem a máquina da nossa vida funcionar. Uma pessoa que não sonha é alguém que não tem um alvo para alcançar, um propósito para lutar, nem tão pouco um objetivo para entregar a sua vida.

Se certifique se os seus
sonhos são de Deus
Devemos nos certificar se os nossos sonhos são frutos da nossa ambição humana ou são visões que Deus tem colocado em nosso coração.
O sonho de Deus é impresso no nosso interior em forma de visão, não precisamos dormir para sonhar, mesmo acordado podemos vê-lo queimando no nosso coração, em forma de propósito a ser atingido.
Há muitos homens na Bíblia que Deus lhes deu sonhos que se transformaram em verdadeiras visões e estes homens fizerem destas visões alvos pelos quais trabalharam para alcançá-los. Abraão sonhou com uma multidão de pessoas sendo abençoadas por entrar na sua herança. Seu neto Jacó recebeu o governo da terra e a garantia de que o Senhor era com ele através de sonhos (Gn.28:12-18). José, filho de Jacó, recebeu através dos sonhos a visão de que seria governador do Egito e assim garantiria a sobrevivência da descendência de Abraão, seu bisavô (Gn.45:4-8). Deus, neste tempo, deseja implantar no seu coração os Seus sonhos para que você venha participar da implantação do Seu Reino sobre a terra.

Se os seus sonhos são de Deus,
compartilhe-os
 Quanto mais falarmos dos nossos sonhos mais são acesos no nosso interior e, quanto mais acesos estiverem, mais garra teremos para fazê-los acontecer na nossa geração.
José falava dos seus sonhos. Quando o nosso coração está ardendo com os sonhos de Deus, não há como ficar sem falar deles. José falou para as pessoas aparentemente erradas “José teve um sonho, e o contou a seus irmãos” (Gn.37:5ª). Muitas vezes há pessoas da nossa própria família que não vão acreditar nos nossos sonhos e ainda vão nos odiar por causa deles “Por isso o odiaram ainda mais” (Gn.37:5b). Mas o que fazer se os sonhos queimam no nosso coração? Não se cale! Fale deles!! Mesmo que as pessoas não entendam, ou não estejam prontas para ouvir, Deus tem um propósito nisso. “Teve ainda outro sonho, e o contou a seus irmãos, dizendo: Tive outro sonho; e eis que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. Quando o contou a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, dizendo: Que sonho é esse que tiveste? Viremos eu e tua mãe e teus irmãos a inclinar-nos em terra perante ti? (Gn.37:9-10). Por que José precisava contar a seus irmãos os sonhos? Porque estes sonhos eram de Governo e seus irmãos faziam parte deles, mas não estavam prontos para entender naqueles dias “Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém guardava este caso no coração” (Gn.37:11). Não se preocupe, compartilhe os seus sonhos porque muitos que, hoje lhe odeiam e o invejam, mais tarde virão ajudá-lo a concretizar. Fale  e não se cale!!! Os irmãos de José que foram contra os seus sonhos, muitos anos depois, formaram o governo no Egito. José foi apenas o pioneiro.



Esteja disposto a morrer
pelos seus sonhos
 José recebeu de Deus um sonho de governo, mas por causa dele muitas perseguições vieram sobre sua vida: “Seus irmãos o odiaram ainda mais (Gn.37:5), seus irmãos, pois, o invejaram (Gn.37:11), lá vem o sonhador! Vinde agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas” (Gn.37:19-20). Às vezes, para manter um sonho aceso, o preço é muito alto, por isso, muitos preferem não carregar em seu coração esta chama e facilmente desistem dos seus sonhos, mas José sabia que seus irmãos não tinham nada contra a sua pessoa, mas contra o que movia a sua vida, os seus sonhos. Por isso não desistiu e se dispôs a lutar pelos sonhos que Deus havia colocado em seu coração. Não seja covarde! Se for preciso esteja disposto a morrer, mas não desista dos sonhos de Deus, porque essa atitude atrasa o projeto de redenção e implantação do Reino de Deus sobre a terra.

Seja forte nos momentos adversos
aos seus sonhos
 José precisou muito da graça de Deus sobre sua vida para que a chama dos seus sonhos não fossem apagadas, pois muitas foram as lutas que precisou travar para deixar a visão de governo, que Deus o havia dado, permanecer viva em seu coração.
· Seus irmãos o odiavam (Gn.37:5)
·   Queriam matá-lo (Gn.37:20)
·   O desonraram tomando-lhe a túnica (Gn.37:23)
·   Jogaram-no em uma cisterna (Gn.37:24)
·   Venderam-no como escravo aos ismaelitas (Gn.37:28)
·   Os ismalelitas venderam-no ao Egito para Potifar (Gn.37:36)
·   José foi tentado em seu caráter pela mulher de Potifar, o seu dono (Gn.39:7-8)
·   José foi injustiçado pelo seu senhor quando o lançou na prisão (Gn.39:20)
Se deixar consumir pelos sonhos de Deus é o mesmo que se lançar para ser provado em todas as áreas de sua vida. Deus nunca deu Seus sonhos para covardes, mas para os corajosos, aqueles que querem ser líderes de excelência. Não olhe para esses momentos com os olhos da carne, mas com os olhos do espírito. Na verdade, as vezes é por este caminho que o Senhor está lhe conduzindo ao governo “Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito... Porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós” (Gn.45:4-7). Quase sempre os métodos de Deus são diferente dos nossos para nos fazer ver os nossos sonhos realizados. Por isso, ao invés de reclamar por causa das dificuldades, persevere, pois você está no caminho preparado por Deus para a realização dos seus sonhos.

Prepare-se para o tempo da glória
dos seus sonhos
 Antes, Deus sempre refina como o ouro aqueles que recebem os seus sonhos para que no tempo de concretizá-los, a soberba, o orgulho, a presunção e a vaidade não venham derrubá-los. Pois, todo servo, refinado como ouro, tem um caráter justo e reto e ainda está revestido da humildade de Cristo. Se porventura você ainda não está experimentando a glória dos seus sonhos é porque ainda está na refinaria de Deus. Mas não se preocupe, no tempo que Deus sentir que você está preparado para ver os seus sonhos sendo realizados, a unção da frutificação e multiplicação se concretizará em sua vida. Foi exatamente assim com José, somente depois que estava preparado, a bênção de seu pai Jacó foi desatada sobre a sua vida “Frutificai e multiplica-te” (Gn.35:11). Aí então, começou a ver os seus sonhos sendo realizados “Depois disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isso, ninguém há tão entendido e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo. Somente no trono eu serei maior do que tu” (Gn.41:39-40). “Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó, porém sem ti ninguém levantará a mão ou o pé em toda a terra do Egito” (Gn.41:44). José era muito jovem ainda quando começou a governar o Egito (Gn.41:46). Ele estava revestido da sabedoria de Deus, por isso, no seu governo o Egito se tornou a nação mais poderosa da Terra. Será que você já está com o caráter tratado, para Deus colocá-lo como sua autoridade sobre as nações, certo de que não se ensoberbecerá, nem se utilizará da sua posição de governo, para se vingar ou humilhar alguém? “Então se lembrou José dos sonhos que tivera a respeito deles.... Retirando-se deles, chorou...” (Gn.42:23-24). Deus tinha tratado o caráter de José de tal forma que ao reconhecer os seus irmãos o seu coração se encheu de amor e não de ódio por eles. Deus deseja fazer o mesmo conosco, a fim de poder nos abençoar. Por isso, Ele também nos tem dado sonhos de governo.

Gutemberg L. Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário