sábado, 20 de novembro de 2010

A VISÃO ESTRATÉGICA DE DEUS PARA CONQUISTA

A VISÃO ESTRATÉGICA DE DEUS PARA CONQUISTA

TEXTO: Deuteronômio 1

Introdução: 
        Ao ler os dois primeiros capítulos de Deuteronômio podemos ver que o primeiro capítulo nos fala de toda conquista do povo de Israel desde quando saiu do Egito até a sua chegada a Cades-Barnéia, fronteira com as Terras de Canaã, a Terra da promessa. O capítulo dois nos fala da indignação de Deus por causa da incredulidade e rebeldia de Israel e do caminho de volta rumo ao mar Vermelho. 
       Podemos perceber também que a decisão que Deus tomou de mandar  Israel voltar da fronteira de Canaã, foi motivada pela postura que os líderes tiveram em deixar de crer que poderiam vencer os obstáculos e desmotivar o povo com a sua incredulidade, por isso, Deus preferiu matar parte daqueles líderes: “Os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do acampamento, como o Senhor lhes jurara. A mão do Senhor esteve contra eles, para os eliminar do meio do acampamento até a sua completa extinção” (Dt. 2:14-15).    
       Devemos lembrar que o tempo que Israel levaria para atravessar todo o deserto quando saiu do Egito até chegar a Canaã seria de no máximo de doze dias, mas devido a sua rebeldia levou quarenta anos. Quando Israel saiu do Egito levou três meses (Êx.19:1), até chegar ao Monte Sinai, Israel ficou no monte Sinai dois anos (Nm.1:1), neste mesmo ano saiu do monte Sinai (Nm.10:11-12), rumo ao monte Horebe chegando em alguns dias em parã que ficava no monte Horebe, mas do monte Horebe a Cades-Barnéia levaria mais onze dias (Dt.1:2), assim Israel chegou a fronteira da Terra prometida, mas o triste de tudo, foi que Deus mandou Israel voltar ao deserto depois de ter chegado a fronteira de Canaã por causa da dureza do coração dos seus líderes. Desta forma, o povo ficou dando volta no deserto por trinta e oito anos  até morrer aquela geração de líderes e Deus tirá-lo do deserto no quadragésimo ano do cativeiro. Assim, podemos ver que os líderes são os principais responsáveis pelo sucesso ou derrota do povo de Deus no que se refere a possuir ou não a sua herança.        

I  -  Deus Tem Pressa Que os Justos Conquistem a Herança.
      Israel quando saiu do Egito tinha pela frente uma caminhada de doze dias no máximo para entrar na Terra da promessa, mas devido a sua murmuração na caminhada ficou quarenta anos dando volta no deserto. Agora no quadragésimo ano novamente Deus motiva Israel a sair do seu conformismo e comodidade para seguir caminhando rumo ao propósito de conquistar a Terra prometida: “No quadragésimo ano, no primeiro dia do décimo primeiro mês, falou Moisés aos filhos de Israel, conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara a respeito deles... O Senhor nosso Deus nos disse em Horebe: Já permanecestes bastante tempo nesta montanha” (Dt.1:3,6). Observe que Deus disse aos líderes já é tempo de sair da zona de conforto porque permanecer na montanha significava fica numa área protegida e segura, é tempo de avançar

II  - Deus Exige Ação Para Conquistar
       Deus motivou Israel a sair da montanha de Horebe porque senão o povo ficaria nesta esfera de acomodação, o Senhor usou algumas palavras fortes para tirar os líderes da zona do conforto e segurança. Todo ser humano é tendencioso a acomodação e por esta razão, Deus sempre está nos ativando pela palavra a não nos determos pelo caminho: “Voltai-vos, parti, e ide à região montanhosa dos amorreus; ide a todos os povos vizinhos no Arabá, na planície, nas montanhas, no Neguebe e ao longo da costa do mar, para a terra dos cananeus e para o Líbano, até o grande rio Eufrates. Eis a terra que eu vos dei; entrai e possui a terra que o Senhor jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e a sua semente depois deles” (Dt.1: 7-8).
       Veja quantas palavras fortes Deus precisou usar para acordar os lideres e fazê-los caminharem rumo ao propósito de conquistar a Terra que lhes pertenciam por herança: Voltai-vos, parti, e ide; ide a todos os povos, essas palavras me recordam o que Jesus disse aos seus discípulos: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos...” (Mt:28:19).

III -  A Conquista Acontece através de Um Trabalho de Equipe 
       O líder que tem a visão da promessa que Deus fez aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, uma geração de Reino e governo, tem que ter consciência de que não pode trabalhar sozinho porque a promessa é muito grande: “Neste tempo eu vos disse: Sozinho eu não poderei levar-vos. O Senhor vos tem multiplicado, de modo que hoje sois multidão como as estrelas dos céus. Possa o Senhor Deus de nossos país aumentar-vos mil vezes mais e abençoar-vos, como vos prometeu” (Dt.1:9-12). Moisés quando foi constituído por Deus como líder do povo de Israel aquele povo já contava com uma multidão de três milhões de pessoas e ele pediu que o Senhor multiplicasse mil vezes mais. Como uma pessoa sozinha poderia conduzir uma multidão como essa. Isso seria nomino impossível.
       O líder que tem uma visão pequena das coisas pode trabalhar sozinho, mas se a visão dele for realmente grande é necessário montar uma grande equipe, a fim de ajudá-lo a cumprir o propósito de Deus: “Elegei homens sábios, entendidos e respeitados, segundo as vossas tribos, e eu os constituirei vossos cabeças... De modo que tomei os cabeças de vossas tribos, homens sábios e respeitados, e os constitui cabeças sobre vós, por comandantes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez, e por oficiais, segundo as vossas tribos” (Dt.1:13,15). O líder deve ter como características da sua liderança a expressão destas três palavras: Sabedoria, Conhecimento e Testemunho.
       Os líderes que fazem parte de uma equipe têm que ser pessoas capazes de resolver pequenos problemas para ajudar a tirar o peso dos ombros do seu líder: “No mesmo tempo ordenei a vossos juízes: Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai com justiça entre um homem e seu irmão, ou o estrangeiro que está com ele. Não mostrareis parcialidade no julgamento, ouvireis tanto a pequeno como o grande. Não temereis a ninguém, pois o juízo é de Deus. Mas se a causa for muito difícil para vós, fá-la-eis vir a mim, e eu a ouvirei” (Dt.1:15-17). O líder só pode ajudar a sua equipe a ser madura se ele for sábio e imparcial com todos os problemas que surgirem no seu grupo, pois desta forma ele será justo na maneira orientar a resolver os problemas que surgirem.

IV - Ver a Terra é um Fator Motivador na Conquista
      O verdadeiro líder se difere daquele que se fez líder ou está líder quando se confronta com o desafio da sua conquista porque o verdadeiro líder não olha para as dificuldades, mas para as oportunidades que vêm pela conquista, no entanto, o que se fez líder ou está líder sempre focará na dificuldade: “Então partimos de Horebe e caminhamos por todo aquele grande e tremendo deserto que vistes, pelo caminho das montanhas dos amorreus, como o Senhor nosso Deus nos ordena, e chegamos a Cades-Barnéia. Então eu vos disse: Chegastes às montanhas dos amorreus, que o Senhor nosso Deus nos dá. Vê, o Senhor teu Deus te deu esta terra. Sobe e toma posse dela como te falou o Senhor Deus te teus pais. Não temas e não te assustes ...Tomaram do fruto da terra nas suas mãos e no-lo trouxeram, e nos deram informações, dizendo: Boa é a terra que nos dá o Senhor, nosso Deus. (Dt.1:19-21,25).
       Após quarenta dias de espionar a Terra e se certificar que de fato a Terra era boa e seus frutos excelentes, os líderes não ficaram motivados a conquistar a Terra a pesar de tudo que ela lhes oferecia eles viram que o preço da conquista era muito alto, muito embora, fosse menor do que o bem que poderiam desfrutar por toda a vida. O líder que ver a dimensão da sua conquista e recua mediante as dificuldades certamente este individuo nunca foi um líder, mas alguém por alguma razão o fez líder.

V  - A Conquista Não Acontece Com Líderes Medrosos  
       Deus não pode contar com líderes que ficam amedrontados diante dos desafios que a conquista oferece. Esse tipo de líder não pode fazer parte do projeto de expansão do Reino de Deus porque são líderes que afetam o povo, seus liderados de maneira negativa: “Mas vós não quisestes subir; fostes rebeldes ao mandamento do Senhor nosso Deus. Murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: O Senhor nos odeia, pois nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir (Dt.1: 26 -27). Imagine um líder que não deseja entrar na área de sua conquista e fica murmurando em sua casa, pensa que Deus lhe odeia. Este tipo de líder nunca terá êxito em sua liderança. Este tipo de líder gera liderados medrosos e covardes que nunca realizaram nada que fuja a sua área de segurança e conforto, pessoas assim estão fadadas a gerar um grupo de pessoas acomodadas e restritas em tudo que realizam porque não são lideres, mas estão lideres.

VIA Conquista Não Acontece Através de Líderes Negativos
       O líder que transmite relatórios negativos conseqüentemente vai contagiar com desânimo, desmotivação e tristeza o coração dos que estão debaixo da sua liderança. O líder deve procurar ver as dificuldades que surgem na conquista como uma oportunidade para ativar o potencial dos seus liderados para vencer os obstáculos: “Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu, e também vimos ali os descendentes do enaquins” (Dt.1:28). Os doze príncipes, líderes enviados para espiar a Terra da promessa voltaram enfatizando as dificuldades que havia para Israel conquistar a Terra, o povo é maior do que nós, os murros que protegem a cidade chegam ao céu e há muitos gigantes no meio deles, isso é o mesmo que querer nos convencer que as dificuldades são maiores do que a promessa. O sonho de um líder sempre tem que ser maior do que qualquer obstáculo que venha tentar impedi-lo de alcançar a sua conquista.   
         Líderes que só conseguem ver os impedimentos e os obstáculos para alcançar os seus alvos findam se tornando incrédulos e levam seus liderados pelo mesmo caminho: “Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem temais. O Senhor vosso Deus, que vai adiante de vós, combaterá por vós, conforme tudo o que fez convosco, diante dos vossos olhos, no Egito. Também no deserto vistes o que o Senhor vosso Deus vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes até chegardes a este lugar. Mas nem ainda assim crestes no Senhor vosso Deus” (Dt.1:29-32). Com os olhos nos obstáculos os príncipes de Israel se tornaram incrédulos e ainda geraram incredulidade no povo, por isso, nem eles nem o povo entrou na Terra prometida, ou seja, abortaram a conquista.

VII A Conquista de Uma Geração pode Ser abortada por Causa dos seus Líderes   
         Líderes que não fazem da promessa a sua fortaleza certamente farão dos obstáculos a razão das suas derrotas e fracassos: “Quando o Senhor ouviu as vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo: Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais, salvo Calebe, filho de Jefoné. Ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos, porque perseverou em seguir ao Senhor” (Dt.1: 34 – 36). Depois que Moisés tentou motivar os príncipes, líderes enviados, a seguirem crendo que Deus era maior do que qualquer obstáculo que surgisse na caminhada deles para impedir a conquista e eles não creram Deus se injuriou e determinou que eles e todos que estavam debaixo da sua influencia não entrariam na esfera da conquista prometida.
         Quando um líder não consegue crer contra a esperança certamente se deixa abater pelas impossibilidades e jamais persistira no combate rumo a conquista, por isso, nem ele nem seus liderados alcançam o alvo proposto. Desta forma, devemos ter cuidado com lideres que falam mais de problemas do que de estratégias para vencê-los, porque estes líderes podem perfeitamente matar a nossa conquista. Calebe é um exemplo de líder que crer na promessa, por isso, ele abriu caminho para sua geração entrar na Terra.

VIIIA Conquista Ocorre Através de Líderes que Agem Pela Visão e Não Pelo Sentimento 
         O líder deve sempre agir conforme a orientação que recebeu evitando acrescentar ou tirar dados sobre a orientação recebida, se não concorda deve falar imediatamente com o seu superior para não incorrer na rebeldia e sofrer conseqüências desastrosas em sua vida. O líder não deve agir segundo o sentimento que tem pelos liderados sob pena de desobedecer aquele que o enviou e ser profundamente punido: “Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás. Josué, filho de Num, que está em pé diante de ti, ele ali entrará. Encoraja-o, porque é ele quem fará que Israel a receba por herança” (Dt.1:37- 38). Moisés sofreu a punição de não entrar na Terra porque não fez exatamente conforme o seu líder superior, Deus, lhe orientou a fazer: “Disse o Senhor a Moisés: Toma a vara, ajunta o povo, tu e teu irmão Arão. Na presença deles ordenai à rocha que dê as suas águas. Assim lhes tirareis água da rocha, e dareis a beber ao povo e aos seus animais. Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado. Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e lhes disseram: Ouvi, agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara. Água jorrou abundantemente, e a congregação e os seus animais beberam” (Nm.20:7-12).
         Observe que o líder de Moisés, Deus, lhe deu um comando ordene a rocha, esse era o comando, mas ele bateu duas vezes na rocha, a rocha não deixou de dar água para o povo, mas Moisés deixou de entrar na Terra por querer fazer do seu jeito e da sua maneira, isso sem importar se ele estava ou não com raiva do povo, o líder não deve deixar de obedecer um comando por causa do seu sentimento com quem quer que seja. Quem dar um comando espera ser obedecido independente do estado emocional de quem recebeu o comando. 
 
IX  - A Conquista Acontece Quando o Líder Crer que o Propósito     Prevalecerá 
         O líder deve acreditar que a conquista acontecerá ainda que muitos desistam pelo caminho porque a promessa sempre será maior do que qualquer forma de impedimento que surja na caminhada, se alguns desistirem outros chegarão para nos ajudar na conquista. Se a conquista não for alcançada por sua geração, se disponha a preparar o caminho para a geração que está emergindo: “Vossos meninos, de quem dissestes que seriam presas do inimigo, vosso filhos que hoje não sabem discernir entre o bem e o mal, eles ali entrarão, e a darei a eles para que a possuam  (Dt. 1:39). Quando Deus se injuriou com os líderes de Israel lhes disse a descendência que vocês disseram que morreria no deserto por causa dos obstáculos que enfrentariam, será esta geração que hoje não entende quase nada do meu propósito essa geração fará o meu propósito prevalecer.
         Na verdade Deus estava descartando um grupo de líderes que não estava disposto a lutar, por uma geração de líderes jovem, valente e corajosa que não se deteria, mas creria no poder da promessa para vencer qualquer obstáculo.
   
   XA Conquista Não Acontece Por Lideres Incrédulos Porque Eles Voltam Para o Deserto 
         Líderes que não estão dispostos a pagar o preço que for necessário pela conquista findam sentenciando a sua geração a viver no deserto: “Quanto a vós, voltai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do mar Vermelho” (Dt.1:40).
         Líderes que desistem da conquista perdem a bênção de Deus sobre suas vidas, e tudo o que fizerem serão derrotados: “O Senhor então me disse: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós, para que não sejais feridos diante de vossos inimigos...Os amorreus, que habitavam naquela região montanhosa, saíram contra vós e vos perseguiram como abelhas, e vos derrotaram desde Seir até Hormá. Voltastes e chorastes perante o Senhor, mas o Senhor não ouviu a vossa voz nem vos deu atenção” (Dt.1:42,44-45).
   
                                                                                                Gutemberg Braga
                                                                                              Ministério Apostólico

Nenhum comentário:

Postar um comentário