quinta-feira, 1 de novembro de 2012


A Ardente Expectativa da Criação


 
Em Romanos 8:19, lemos: “A ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus”. É importante que o povo de Deus saiba que a criação esta esperando, em ardente expectativa, que os filhos surjam porque eles são a chave para a libertação dela. Esta será a primeira vez em todas as eras quando haverá uma ascensão de uma fonte caída. Na queda de Adão, a própria criação foi sujeita à futilidade, não voluntariamente, mas com uma esperança e expectativa que a libertação da corrupção venha. Esta é a hora de futuro, e todos os aspectos da criação estão esperando com intensidade a revelação dos filhos de Deus.
Pois a expectativa ansiosa da criação está esperando a revelação dos filhos de Deus. Porque a criação (tudo que foi feito) estava sujeita à futilidade (quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, Deus não submeteu apenas Adão e Eva à futilidade deixando toda uma criação perfeita; a criação também foi sujeita à futilidade – Gênesis 3), não da sua própria vontade, mas por intermédio daquele que sujeitou, à base da esperança.... (Romanos 8:19, 20). A esperança que há na criação torna-se uma expectativa ansiosa, uma ardente expectativa. Se pudéssemos ouvi-la, perceberíamos que as árvores, os animais e tudo na criação estão clamando: “Liberte-nos, liberte-nos”!
Isto acontece não somente com a criação natural, como também com tudo que o homem fez. Acontece no mundo político. Se ouvir com cuidado, você não ouvirá toda a oratória política, você ouvirá a futilidade das nações clamando: “Liberte-nos, livre-nos dessa futilidade”. Você ouvirá no seu coração. Os cristãos guiados pelo Espírito de Deus não são intrusos na criação, eles são as únicas pessoas com ouvidos para ouvir o que o Espírito está dizendo, com ouvidos para ouvir o gemido profundo, a intercessão e o clamor de toda a criação, essa ardente expectativa, a ansiosa expectativa que aguarda avidamente que toda a criação seja libertada da corrupção.
A criação está sentindo a sua futilidade mais do que nunca. A petulância tem se esvaído pelo mundo. Há uma ansiedade nas pessoas e uma expectativa temerosa quanto aos acontecimentos que estão ocorrendo. Isto acontece no mundo financeiro. Os economistas que têm percepção estão na expectativa que a próxima recessão vá ser devastadora, eles sabem que não há nada que possam fazer para conte-la. Eles não sabem que rumo tomar.
“...haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.” Lucas 21:26. É uma experiência atemorizante ver toda uma era morrer, mas é preciso que termine uma era e nasça uma nova. Os filhos de Deus têm que trazer essa nova era do Reino de Deus à existência. Para o povo de Deus isto não deve ser atemorizador, mas cheio de esperança. Eles não verão o colapso do sistema antes do domínio deles no Reino. 
Se pudéssemos predizer com exatidão o colapso econômico, então seria possível predizer com exatidão quando o Reino irá dominar tais áreas. As pessoas vão ficar muito nervosas quando virem os sistemas velhos começando a cair, mas o povo de Deus vai estar preparadas para isso, Deus os está preparando, e os filhos de Deus estão em expectativa. Não espere ver o caos intenso, em vez disso, tenha expectativa que os filhos de Deus dominem rapidamente. Eles vão tirar os velhos inquilinos antes de eles próprios invadirem (Salmos 37:1, 29; Mateus 5:5). O povo de Deus não será vítima de um sistema desmoronado. Por um pequeno período será muito difícil. Os do povo de Deus terão que aprender a sobreviver, a cuidar uns dos outros, e a ser uma comunidade profética.
Quando orar por sua cidade, estado e nação, espere que alguma coisa específica aconteça, senão suas orações serão muito vagas. Mire em áreas específicas que têm que cair, por não estarem dentro da vontade do Senhor, para que o povo de Deus possa entrar na sua herança (1 Timóteo 2:1-4).
O mundo não está preparado para se acabar. O mundo está apenas começando. Os novos céus e nova terra precisam vir. “Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” (2 Pedro 3:13). São as nossas orações que trarão estes novos céus e nova terra, que descem dos céus, à medida que clamamos: “Venha o Teu Reino e a Tua Justiça, seja feita, Senhor, a Tua vontade nesta Terra. Reina Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (Mateus 6:10 e Apocalipse 21:2).
Nada nesta criação é o que Deus queria. Há futilidade nela. Os animais selvagens atacam e comem uns aos outros. Alguns atacam os homens. A natureza deles é feroz e cruel, mas Deus pode mudar essa natureza. Deus pode mudar a natureza das pessoas também. Isaías 11:6descreve como será a criação liberta da futilidade: “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará”. Muitos da humanidade também serão salvos e chegaremos ao dia quando haverá libertação no Monte Sião espiritual e no remanescente que o Senhor Deus chamou. Devido à eficácia do Seu remanescente, quem quer que invoque o nome do Senhor, será salvo (Joel 2:32).
Toda a criação está gemendo. Não somente isso, mas também nós mesmos, os que temos as primícias do Espírito, sim, nós mesmos gememos em nosso íntimo, ao passo que esperamos seriamente a adoção como filhos, sermos livrados dos nossos corpos por meio de resgate” (a redenção de nosso corpo – segundo a Edição Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida - Romanos 8:23). Repare novamente nessa ansiedade. A expectativa ansiosa, a ardente expectativa precisa ser o impulso das nossas orações e proclamações proféticas. Nós não podemos permanecer mais na velha paisagem religiosa, precisamos entrar na expressão que é parte do surgimento dos filhos maduros de Deus. Não podemos esperar que seja de forma diferente. Precisa ser uma ardente expectativa, um gemido no nosso íntimo, dores de parto impacientes para que os filhos de Deus entrem na maturidade de Cristo (Efésios 4:13-16). Não podemos mais ter uma esperança passiva, em vez disso precisamos entrar para ver os filhos de Deus surgirem. Pela vitória de Cristo precisamos possuir Sua vitória até que ela se torne real, até que os impasses dentro de nós sejam rompidos para que possamos avançar na maturidade de Cristo. Toda a criação tem que esperar pela revelação dos filhos maduros de Deus, para poder ser libertada.
O que esperamos ansiosamente é o rompimento na redenção dos nossos corpos, nossa adoção de filhos. É bem no nosso ser, no nosso próprio corpo, que a futilidade está operando. Como o inimigo gostaria de deitar as garras em nós e nos fisgar com inúmeras enfermidades que, caso aceitássemos, iriam aleijar-nos ou até destruir-nos! No entanto, o Senhor irá nos abençoar e aumentar nossa capacidade de fazer a Sua vontade. Nós nos tornaremos cada vez mais conscientizados da saúde divina e da força. Não percebemos quanta imunidade Deus já tem dado a Seu povo nestes dias.
Satanás está à procura de sangue. Ele saiu para destruir os filhos de Deus que nascem. Ele é o dragão devorador de Apocalipse 12 que espera junto ao ventre da mulher (a Igreja) enquanto ela dá à luz o filho varão (filhos maduros), à companhia de filhos que vai governar e reinar. Ele tenta apanhar o filho varão desde o dia que ele vem à luz. O povo de Deus não entra em dores de parto sem ter o velho dragão tentando abocanhar os filhos. Ele está pronto a destruí-los, mas imediatamente após o nascimento, os filhos serão levados a uma posição de imunidade e governo. É isto que Satanás teme. Pela primeira vez, os filhos de Deus virão com autoridade para libertar toda a criação e remover Satanás do lugar que ele usurpou. Os poderes demoníacos vão ser subjugados e destruídos (Romanos 16:20; Efésios 3:10).
Estamos esperando essa redenção dos nossos corpos. “Pois, fomos salvos nesta esperança, mas a esperança que se vê não é esperança, porque quando um homem vê uma coisa, acaso está esperando por ela? Mas, se esperamos por aquilo que não vemos, persistimos em esperar com perseverança.” (Romanos 8:24, 25). Três vezes neste capítulo expressou-se esta atitude de antecipação: “a expectativa da criação espera avidamente“ – segundo original inglês - ”esperamos seriamente” (ou “avidamente”); “persistimos em esperar com perseverança”. Não podemos ser passivos. Qualquer coisa que seja passividade será destrutiva. Nós não podemos ser daqueles que recuam para a perdição; precisamos ser daqueles que crêem para a conservação da alma (Hebreus 10:39). Precisamos avançar o mais rápido que pudermos perseguindo ávida e implacavelmente o que irá libertar toda a criação. Precisamos ser libertos primeiro.
Em toda a criação vemos uma situação de “mata e come”. Toda a criação, seja ela humana ou animal, precisa atacar alguma coisa. Os animais selvagens da floresta atacam uns aos outros, nações vão à guerra e se matam umas às outras. Isso tem sido chamado de “Lei da Selva”, mas na verdade não é nem um pouco uma lei – é a futilidade da criação.
Como filho de Deus, Adão foi sujeito à futilidade, seguindo de toda a criação. No Jardim do Éden, Adão era o responsável pela criação. Deus não podia permitir que a criação ficasse livre quando o homem responsável por ela tinha sido abatido na futilidade. Assim sendo, Ele sujeitou a criação inteira à futilidade. “Mas na esperança de que a própria criação será também liberta da corrupção e terá a liberdade gloriosa dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação junta persiste em gemer e junta está em dores até agora.” (Romanos 8:21, 22). Você pode ouvir o clamor da criação (dos homens e todo o universo) que está em agonia, com dores de parto? A criação quer sair da futilidade e está clamando aos filhos de Deus: “Seja a parteira; seja o agente libertador. Liberte-nos. Coloque-nos em liberdade”. O que você está fazendo? Se preocupando com o pão de cada dia, mendigando e apenas lutando para sobreviver? Esqueça disso, busque a Deus intensamente para entrar na varonilidade de Cristo e na autoridade dos filhos de Deus (Efésios 4:13). Esta é a hora!
 “Também o Espírito, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis”; Romanos 8:26. É hora de dores de parto, de entramos nas orações com gemidos inexprimíveis, de ardente expectativa, de esperar avidamente com ansiosa expectativa que os filhos de Deus se manifestem, de que entremos na filiação. Toda a criação está com dores de parto, e não há ajuda para ela até que os filhos de Deus rompam primeiro. A criação está esperando que eles entrem na liberdade da glória dos filhos de Deus. Você quer ser livre? Você quer essa imunidade? Já há certo nível de imunidade. Ao mesmo tempo em que é verdade que as batalhas estão piores, também é verdade que a imunidade está crescendo. Cristo está surgindo em vasos dedicados que abandonaram a vida do ego. Eles não estão buscando nada para si mesmos, estão buscando que a vontade de Deus manifeste-se na terra.
Creia para que o Reino de Deus domine. Creia para que o Reino domine dentro de você. O Reino de Deus é o senhorio de Cristo sobre a sua vida. Ele precisa ser o Senhor. Ore: “Venha o Teu Reino nesta terra”, mas ore primeiro para que o Reino de Deus venha dentro do seu terreno, seu coração, assim como é no céu. Ele nunca virá na terra antes de surgir primeiro dentro de você: “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós”. (Lucas 17:20, 21).
Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai
se agradou em dar-vos o Seu Reino. (Lucas 12:32).

Um comentário:

  1. D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

    ResponderExcluir