quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Graça para perdoar e esquecer

Graça Para Perdoar e Esquecer(Mateus 18:1-35)
Extraído da Mensagem:
A Libertação de Um Espírito Duro, Que Não Perdoa

Mateus 18 é um capítulo que você poderia ler freqüentemente e permanecer com ele por anos. Este capítulo sonda os nossos corações, desvenda a posição e orgulho da nossa natureza; a questão dos tropeços em nosso caminhar com Deus; como devemos aprender a perdoar, para sermos perdoados; e a maneira como devemos tratar com um irmão culpado de erro.
É difícil para nós pensarmos a respeito dos outros da mesma maneira como Deus pensa a nosso respeito. Invariavelmente nós somos mais duros em relação ao que nos lembramos do nosso amigo mais querido, do que Deus é quando se lembra de algo sobre nós. Sempre falhamos em perdoar outras pessoas e em dar-lhes a mesma oportunidade e graça que queremos ter para nós mesmos.
É fácil para nós fecharmos a porta aos outros e lhes negarmos a oportunidade de entrar; no entanto, constantemente oramos a Deus para colocar diante de nós uma porta aberta, a qual nenhum homem possa fechar (Apocalipse 3:8). Mas, não podemos buscar a Deus para nos abrir uma porta que ninguém possa fechar, se ainda está no nosso coração fechar a porta para outro homem. Tem que haver dentro de nós o desejo sem interesse de ajudar outras pessoas a caminhar com Deus.
É fácil avaliar os outros a partir das pequenas características que eles têm, das coisas no seu passado, do tipo de ligação que você teve com eles, ou de injustiças que eles possam ter cometido contra você, e descobrir que você não os perdoou completamente. No entanto, você é capaz de se esquecer tão rapidamente daquelas coisas desprezíveis que estavam na sua própria vida.
Mateus 18:21-35  (Leia este trecho) contém uma pergunta feita por Pedro: “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe?”; e a resposta que Jesus lhe deu, ao contar a “Parábola do Credor Incompassivo”. É muito importante que você observe isso. Você tem que aprender sobre a graça de Deus. “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:18, 19).
Você não deve, ao ver alguém no Corpo tropeçar, começar a formar uma opinião sobre ele. Deixe-me dizer-lhe como você deve aprender a pensar: as ofensas de alguém podem ser muitas, mas se ele vem a você e diz: “Sinto muito, perdoe-me”, você deve ir a seu irmão e dizer: “Isto está errado, corrija”, então ele responde: “Eu vou corrigir”, então no seu pensamento as ofensas são apagadas, como se elas nunca tivessem acontecido. É por isso que a passagem paralela de Lucas 17:3-10, começa ensinando: “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o: se ele se arrepender, perdoa-lhe”.
Não faz nenhuma diferença quantas vezes você tropeça ou quantas vezes o seu irmão tropeça. A coisa principal é que AGORA, no presente, haja UNIDADE (Salmos 133:1). Deixe que o sangue de Jesus Cristo nos purifique de toda a injustiça, para que nossa comunhão e unidade sejam preservadas (1 João 1:7-9). Deixe que haja aquilo que diz: “Tudo passou; acabou. O que somos agora, o somos pela graça de Deus”.
O perdão é essencial. Deus trata com misericórdia aqueles que são misericordiosos: “Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro. Com o puro, puro te mostras; com o perverso, inflexível. Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos tu os abates”. (Salmos 18:25-27). “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. (Mateus 5:7). Nunca devemos manter nas nossas mentes a imagem de um homem ou uma mulher na sua fraqueza.
“Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós, pisará aos pés as nossas iniqüidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:18, 19).
Alguns foram uma vez arrancados das profundezas do pecado, e agora têm andado com Deus por muitos anos. Recentemente uma pessoa veio a mim chorando e disse: “Você nunca se lembrou daquilo, nunca o mencionou”. Eu esqueci, honestamente, esqueci. Treine a si mesmo a pensar como Deus; peça a Ele para abençoá-lo para ser um ESQUECEDOR. Seja como Paulo: Esqueça das coisas que estão para trás e prossiga para as coisas que estão adiante (Filipenses 3:12-14).
Temos que reverter o nosso pensamento completamente. As velhas maneiras de pensar devem desaparecer. Paulo disse: “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne;... E assim, se alguém está em Cristo é nova criatura” (ou nova criação): “as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (2 Coríntios 16, 17). Nosso relacionamento uns com os outros tem que ser no espírito.
Não retenha em seu coração qualquer coisa negativa do passado – sua ou dos seus irmãos em Cristo. Pela graça de Deus toda ofensa pode ser apagada como se nunca tivesse acontecido. Não deve haver dentro de nós um espírito duro e que não perdoa através do qual fechamos a porta do nosso coração uns para os outros. Nós somos o que somos pela graça de Deus, e relacionamo-nos uns com os outros, pela Sua graça que está na nossa experiência mútua.
Quebre seus laços com o passado e com as associações passadas. É difícil para algumas pessoas, porque elas têm profundos laços psíquicos, laços nas suas memórias e nos seus espíritos. Na medida em que esses laços são quebrados, aprofunde-se no seu espírito, e livre-se da mesquinhez e das velhas maneiras de pensar. Deus tem sido bom para com você, agora comece a ministrar a Sua graça e bondade para com os outros. Agora, perdoe os outros, e abra a porta a quantos puder.
Há autoridade no Corpo de Cristo para ligar e desligar: “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra, terá sido ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, terá sido desligado no céu. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, CONCORDAREM a respeito de qualquer coisa que porventura pedirem, ser-lhe-á concedido por meu Pai que está nos céus”. (Mateus 18:18, 19). Jesus ensina esta verdade associando-a ao contexto do perdão. Entenda que o Corpo de Cristo recebeu esta autoridade para perdoar pecados. Com dois ou três concordando juntos, podemos chegar a uma pessoa e dizer: “Nós libertamos você desta opressão demoníaca”, porque, na verdade, Cristo já fez a provisão para a libertação daquela pessoa. Jesus pôde ressuscitar Lázaro, mas ordenou que os discípulos o desamarrassem. Então, peça para o Corpo de Cristo lhe desamarrar de um coração duro, que não perdoa. Peça para os irmãos da igreja impor as mãos sobre você e ministrar-lhe perdão e a capacidade para esquecer. (Leia cuidadosamente estas passagens: Salmos 32; Tiago 5:14-16).
Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: Um justo que morreu ainda jovem, apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa, apesar da sua impiedade. Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio, por que destruir-se a si mesmo?” (Eclesiastes 7:15, 16, versão AVI). Não sejamos mais duros ao julgar o nosso irmão do que somos conosco. Ao invés disso, não julguemos de maneira nenhuma nosso irmão, pois Deus o perdoa assim como a nós. Será fácil lembrar as ofensas dos outros, se convenientemente nos esquecemos das nossas próprias.
Os jovens costumeiramente são muito duros em seus julgamentos para consigo mesmos e com os outros: “Não seja demasiadamente justo ou duro”, porque assim você se tornará preso em seus sentimentos e pensamentos. Aceite a graça e ministre graça. Aceite amor e ministre amor. Aceite compaixão e seja um canal de compaixão. Fazendo assim, muitos pesos sairão de seus ombros e você desenvolverá um espírito livre para caminhar e avançar com o Senhor. Um ministério jovem normalmente manifesta um espírito muito legalista. Quando amadurece, torna-se um canal de graça e misericórdia.
Através da “lição da planta”, Deus queria que o jovem profeta Jonas incorporasse uma grande lição: que ele aprendesse compaixão e ministrasse misericórdia (Jonas 4:1-11). Foi a mensagem de Deus, de compaixão, que alcançou o coração dos ninivitas, que creram em Deus. Pela pregação da graça e da misericórdia naquela cidade, mais de cento e vinte mil se converteram de seus maus caminhos.
Deus trata conosco como nós tratamos com os outros. O misericordioso recebe a Sua misericórdia. Os que perdoam, são perdoados. O seu pecado será esquecido, quando você esquecer o do seu irmão. Seja misericordioso. Lembre-se que você mesmo precisa de misericórdia.
Oração: Pai Celestial, hoje Você sondou os corações de uma maneira nova. Esta Palavra veio para sondar as profundezas dos nossos sentimentos. Pessoas virão a Sião (o Reino) do leste e do oeste, do norte e do sul para aprender os Teus caminhos, Senhor. Elas ouvirão palavras e doutrinas, profecias e salmos, e ainda olharão para nós e descobrirão que não vêem o Senhor Jesus Cristo e a Sua misericórdia e amor? Não, elas Te verão, Senhor. Oramos no Teu Espírito para que haja a manifestação da Tua misericórdia e da Tua graça em tudo o que nós fazemos e em tudo o que nós somos, até mesmo nas nossas formas de pensar, falar e avaliar as coisas.
Ouvir esta Palavra significa que pela fé, andaremos nela; que submetemos nossos corações a um arrependimento que inclui a compreensão da nossa necessidade. Senhor, nós não queremos ser aqueles que são dignos de ter uma grande pedra atada nos seus pescoços e lançados ao mar, por fazer tropeçar a um destes pequeninos. Não queremos ofender um destes pequeninos por quem Cristo morreu.

Provérbios do Reino:
  • O que você não perdoa, permanecerá como uma força destrutiva em atividade no seu coração.
  • Nunca devemos manter nas nossas mentes a imagem de uma pessoa na sua fraqueza.
  • Treine a si mesmo a pensar como Deus; peça a Ele para abençoá-lo para ser um ESQUECEDOR.
  • É fácil lembrar as ofensas dos outros, se convenientemente nos esquecemos das nossas próprias.
  • Seja misericordioso. Lembre-se de que você mesmo precisa de misericórdia.
  • Ame os seus inimigos. Lembre-se do quanto Deus o amou, quando você ainda era Seu inimigo.
  • É tempo de ser compassivo. Lembre-se dos outros e chorem lágrimas tenras de amor.

Extraído do site: www.reinonet.com.br