sábado, 18 de dezembro de 2010

Quando JESUS nasceu

QUANDO JESUS NASCEU

Quando lemos o evangelho de Lucas, é bom mencionar que Lucas era médico, e portanto, uma pessoa acostumada tratar de minúcias, homem que devido a sua própria profissão se acostumara a ser meticuloso, explícito, detalhista. Ele escreveu dois livros da Bíblia: O evangelho que leva o seu nome, e os Atos dos Apóstolos. Para verificar essa sua qualidade de escritor minucioso, basta comparar os textos constante do seu evangelho, também citados pelos outros evangelhos sinópticos, a saber Mateus e Marcos. Imediatamente se constata que as parábolas e os episódios citados por Lucas contém mais riquezas de detalhes, descrevem com maiores minúcias os fatos ocorridos e os personagens envolvidos e o ambiente que aconteceram.

Quando lemos Lucas 1:5: Nos dias de Herodes, rei da Judéia, ouve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão, e se chamava Isabel. Note essa expressão: “Do turno de Abias”.

Isabel, mulher de Zacarias, era estéril (v.7), idosa, e não tinha esperança de procriar. Ora, a esterilidade, para a mulher judia, era uma espécie de maldição; uma vergonha da qual ela fazia tudo para se livrar. Certamente porque cada mulher judia alimentava a esperança de dar a luz o Messias, todas elas queriam ter esse privilégio, por isso, nenhuma delas se conformava com a possibilidade de não ter essa oportunidade. Continuando a leitura do capítulo primeiro: Ora, acontecendo que, exercendo ele (Zacarias) diante de Deus o sacerdócio na ordem do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar incenso (v.8-9). Perceba a expressão: “DA ORDEM DO SEU TURNO”. Zacarias neste dia foi visitado por um anjo, que lhe disse, Isabel sua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João (v.13). Mas, pelo fato, dele não ter crido, ficou mudo e a sua mudez constituiu-se num sinal de que aquele anjo realmente foi enviado por Deus. Sucedeu que terminados os dias de seu ministério, voltou para casa. Passados estes dias, Isabel, sua mulher concebeu” (v.23-24). Se você está seguindo cuidadosamente o nosso raciocínio, saiba que esta simples menção ao “turno de Abias”, nos levará a revelação da data exata do nascimento de Jesus.

A conclusão que chegamos é que João Batista, o profeta, o precursor de Jesus, foi concebido imediatamente após o período em que ocorria o “turno de Abias”. Quando Zacarias voltou para casa, depois de ministrar no templo, Isabel sua esposa ficou grávida.

Lucas 1:26-38 relata que o anjo visitou Maria e ela achou-se grávida pelo Espírito Santo (Mateus.1:18). No final daquela visita o anjo disse: E Isabel, tua parente, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril” (Lucas.1:36). Agora concluímos que Jesus foi concebido seis meses depois de João Batista, ou seja, seis meses após o período do “turno de Abias”.
O que é o turno de Abias, e em que época do ano ocorria? Para sabermos, precisamos voltar ao Antigo Testamento. I Crônicas 24 apresenta a relação dos turnos em que foram organizados os sacerdotes para ministrarem na casa do Senhor. Eles começaram ministrar no tabernáculo de Davi, posteriormente passaram a ministrar da mesma forma no templo de Salomão, e conforme percebemos em Lucas 1, esses turnos de sacerdotes continuaram a ser obedecidos, até a destruição do templo de Jerusalém por Herodes, no ano 70 A.D.

Em I Crônicas 24:7-18 verificamos a relação dos 24 turnos de sacerdotes, distribuídos entre as 24 famílias sacerdotais descendente de Arão (a família sacerdotal por eleição). Esses 24 turnos ou turmas se sucediam ministrando na casa do Senhor. É também fácil concluir que essa escala devia ser cumprida no decorrer do ano religioso ou litúrgico dos judeus. Assim sendo, obviamente cada turno de sacerdote oficiaria durante 15 dias. É importante lermos os versículos de 7 a 10: Saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías, a terceira a Harim, a quarta Seorim, a quinta Malquias, a sexta Miamim, a sétima a Coz, a oitava a Abias”.  Perceba mais uma vez: “O turno de Abias”. Quando começava a funcionar o primeiro turno? Essa resposta nos levará a data exata do nascimento de Jesus.

É importante notarmos a esta altura que estamos tratando com um Deus sábio e lógico, o autor da matemática celeste e das ciências exatas, que determinou a órbita dos astros e dos elétrons com exatidão inimitável, e que não faz nada por acaso ou coincidência, nem é tomado de surpresa pelo desenrolar dos acontecimentos, pois é Onisciente.

Se tivermos este conceito a respeito do Deus a quem adoramos, Iavé dos exércitos, EL-Shaddai (Todo-Poderoso), não podemos chegar a outra conclusão: o primeiro turno de sacerdotes começava a servir na casa do Senhor no início do primeiro mês do ano religioso ou litúrgico dos judeus. Em Êxodo 12.1-2, encontramos a determinação desse início. Disse o Senhor a Moisés e a Arão na terra do Egito: este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano”. “No mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a páscoa do Senhor (Lv.23.5).

A Páscoa é uma festa móvel, que ocorre em Março ou Abril. Ela é uma festa móvel exatamente porque a sua data não é marcada segundo o nosso calendário, mais segundo o calendário judaico, que se baseia no ano lunar, e não no ano solar, como o calendário gregoriano, que usamos. A conclusão que chegamos é que o primeiro mês do calendário religioso judaico (o mês de Abibe – Êxodo 23:15) coincide mais ou menos com o nosso mês de março. Este mês (o mês de Abibe, o da Páscoa)... será o primeiro mês do ano (Ex.12:1-2). . A palavra de nosso Deus permanece eternamente. Isaías 40:8.

Ora, como já vimos anteriormente, João Batista foi gerado logo depois do período em que os sacerdotes, do turno de Abias, serviam no templo, isto é, no fim de junho ou começo de julho, em nosso calendário. Jesus foi gerado pelo Espírito Santo seis meses depois, isto é, no fim de dezembro ou começo de janeiro. Contando os nove meses normais de gestação, segundo estes cálculos cronológicos, Maria veio dar à luz no fim de setembro ou começo de outubro do ano seguinte.

Calculando segundo o calendário judaico, João Batista foi gerado logo que Zacarias voltou para casa, depois de ter servido no templo de Herodes, durante o turno de Abias, que servia na segunda metade do quarto mês, pois era o oitavo turno. Portanto, no começo do quinto mês. Quando Isabel sua mãe estava no sexto mês de gestação, o anjo do Senhor apareceu a Maria e lhe disse que Isabel, apesar de idosa, estava grávida, e que aquele era o sexto mês da sua gravidez. Portanto, Jesus foi gerado durante o décimo mês judaico. Se acrescentarmos a esses dados os nove meses de uma gestação normal, chegaremos à conclusão que Jesus veio a nascer no sétimo mês do calendário judaico – o mês Etanim, mês em que era celebrada a festa dos Tabernáculos.

O sétimo mês judaico (que cai entre o fim de setembro e o começo de outubro, em nosso calendário) era marcado pela soleníssima Festa dos Tabernáculos.
A conclusão surpreendente a que chegamos é que Jesus não nasceu em dezembro, pois este era o período em que os romanos usavam para celebrar a adoração ao deus sol, portanto uma data de festividade pagã, como a Saturnália romana ou o natalis invicti solis, mas fica claro que Deus usou uma festa judaica, a Festa dos Tabernáculos, para que Jesus pudesse nascer e se manifestar ao mundo. Desta forma, quando os cristãos celebram o nascimento de Jesus fora do contexto da Festa dos Tabernáculos, eles não apenas participam como fortalecem esta festividade pagã, que celebra o deus sol.


Autor: Apóstolo Gutemberg Braga